Paraná registra mais de 6 mil jovens aprendizes contratados 

Programa de Aprendizagem desenvolvido pelo CIEE/PR alcança recorde histórico de participantes no estado, com mais de 1,1, jovens contratados somente em Curitiba

O Programa de Aprendizagem tem se mostrado uma porta de entrada importante para o mundo do trabalho no Paraná. Mais de 6 mil jovens, com idades entre 14 e 24 anos, foram contratados em todo o estado alcançando recorde histórico de participantes do programa desenvolvido pelo Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná – CIEE/PR.

“Com essa iniciativa, oferecemos aos estudantes uma formação abrangente, aliando capacitação teórica e prática nas empresas. Esse contrato especial com vínculo empregatício promove geração de renda para os jovens e suas famílias, ao mesmo tempo que garante sua permanência na escola, uma vez que a frequência às aulas é um requisito essencial. A dinâmica do Programa de Aprendizagem auxilia na qualificação para o futuro do mercado, especialmente para os jovens em situação de vulnerabilidade social que ainda enfrentam falta de oportunidades”, explica o gerente do Programa de Aprendizagem do CIEE/PR, Carlos Roberto Oliveira de Almeida Santos.

A dificuldade dos jovens em encontrar emprego foi demonstrada pelos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No primeiro trimestre de 2023, a taxa de desocupação entre os jovens de 18 a 24 anos foi de 18%. Já na faixa etária de 25 a 39 anos, a taxa cai para 8,2%, chegando a 5,6% entre os 40 e 59 anos. “Enfrentamos um desafio com as novas gerações, por isso uma formação qualificada, multidisciplinar e conectada com as necessidades das empresas é tão importante para o futuro do emprego e do mundo do trabalho”, afirma Santos.

Nos últimos 15 anos, o Programa de Aprendizagem do CIEE/PR beneficiou mais de 25 mil jovens de todo o Paraná. A iniciativa atende aos objetivos da Lei n.º 10.097/2000 e auxilia as empresas no cumprimento das cotas obrigatórias para contratação de aprendizes, estabelecidas entre 5% e 15% em relação ao total de funcionários do estabelecimento.

O programa é destinado a adolescentes e jovens estudantes com idades entre 14 e 24 anos, além de pessoas com deficiência (PCD) de qualquer faixa etária. Prioritariamente, atende adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, mas não exclusivamente. Os participantes devem estar cursando os últimos anos do Ensino Fundamental, Médio ou Superior em instituição pública ou bolsistas de instituição privada. 

Sobre o CIEE/PR

Há 55 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR atende todo o Estado do Paraná, com uma média mensal de 25 mil estagiários e 5,5 mil aprendizes. Já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública Municipal. Possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de cinco décadas de atuação, o CIEE/PR contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,5 milhão de estagiários, bem como a iniciação profissional de milhares de aprendizes junto com entidades e empresas parceiras.

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >