Parque Estadual das Araucárias é aberto ao público

[flgallery id=68 /]

Com apoio do Sicredi, área contribui para a preservação do pinheiro brasileiro

O Parque Estadual das Araucárias foi aberto à visitação pública na última quinta-feira (7), com uma cerimônia de inauguração realizada no Centro de Visitantes do local. O evento reuniu mais de 300 pessoas e, no mesmo dia, foi oficializada a parceria do parque com a cooperativa Sicredi Parque das Araucárias PR/SP.
Criado em maio de 2003, no oeste de Santa Catarina, entre as cidades de Galvão e São Domingos, o local possui mais de duas mil araucárias em uma extensão com mais de 600 hectares. Com o objetivo de preservar o ecossistema, servir de suporte para a realização de pesquisas científicas e desenvolver atividades ecológicas na região, o parque agora também oferecerá lazer a população; para isso, o ambiente recebeu uma preparação durante os anos para se adequar aos visitantes, aperfeiçoando sua infraestrutura. Agora, será possível realizar trilhas ecológicas, participar de oficinas e receber educação ambiental, além das informações disponíveis nos centros de visitantes sobre a fauna e a flora do local.
O apoio do Sicredi é importante para o parque, pois a instituição auxilia na operação e manutenção das atividades destinadas ao uso e interesse do público. “Cooperar com o meio ambiente também é um dos focos principais do Sicredi. Conservar a natureza é uma forma de beneficiar e conservar a vida no planeta”, afirma o presidente da Sicredi Parque das Araucárias PR/SC, Clemente Renosto.
Apesar de ter perdido cerca de 75% das florestas com araucárias, Santa Catarina destaca-se por ter conservado a maior extensão de pinheiros entre os estados do Sul do Brasil, com cerca de 24% da cobertura original. Isso tem repercutido positivamente sobre toda a biodiversidade que habita esse ecossistema, fator que auxilia a maior população do papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) no país, o que fez atrair também, desde o Rio Grande do Sul, praticamente toda a população remanescente do papagaio-charão (Amazona pretrei) no período de produção dos pinhões.
O Parque Estadual das Araucárias está sob a responsabilidade da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e a cogestão é feita pelo Grupo de Apoio a Gestão do Parque Estadual das Araucárias (Grimpeiros).
 
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3.2 milhões de associados e 1.400 agências, em 11 estados do País*. Organizado em um sistema com padrão operacional único, conta com 95 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais, acionistas da Sicredi Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.

Share:

Latest posts

DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >
mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >