O município é um dos cem selecionados para participar da obra “Cultura viva: histórias e saberes na escola”
Para Liz Wood, essa é uma forma de reconhecer e divulgar a dedicação de professores e equipes pedagógicas no processo de formação cidadã. “Só quem vive a escola pública sabe do potencial que esses espaços reservam, em termos de futuro para o nosso país. Sabemos dos muitos desafios envolvidos no ensinar e, por isso mesmo, queremos dar visibilidade ao trabalho fantástico desenvolvido por tantos profissionais da Educação Brasil afora”, ressalta.
A obra vai passear pelos rincões brasileiros para mostrar ao grande público a grandeza do ensino público, suas potencialidades, sua beleza e a forma como ele ajuda a construir um projeto de nação com mais equidade e diversidade. “Queremos capturar imagens visuais e narrativas de como funcionam as nossas escolas e tudo o que elas trazem como contribuição para o futuro que queremos neste país. O trabalho desenvolvido nesses espaços possibilita que muitas crianças vislumbrem uma realidade melhor”, lembra Liz.
Na impossibilidade de ir a cada um dos cem municípios selecionados, o olhar da fotógrafa vai retratar 20 deles. Os demais estarão no livro por meio de uma colaboração com as prefeituras parceiras. Todos eles terão, além das imagens, suas histórias devidamente contadas pelas palavras delicadas da jornalista Clarissa Rocha. O resultado desse trabalho deve ser lançado em julho de 2025.