Peixe-boi-da-amazônia é protagonista em nova websérie

[flgallery id=1807 /]

A produção “Peixe-boi – Guardião das Águas Amazônicas” apresenta o trabalho dos cientistas do Instituto Mamirauá para a conservação do mamífero aquático

A websérie “Peixe-boi – Guardião das Águas Amazônicas” retrata como as comunidades ribeirinhas e os pesquisadores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá convivem e trabalham com o peixe-boi amazônico (Trichechus inunguis). O projeto realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, apresenta como a espécie ameaçada de extinção é estudada e monitorada na Amazônia e mostra como a população local tem sido conscientizada para conservar a espécie, presente apenas na América do Sul. A série busca expandir essa conscientização, visando a redução da caça.
Composta por três episódios, a websérie terá o último vídeo disponibilizado na quarta-feira (19), às 16 horas, nas páginas do Instituto Mamirauá e da Fundação Grupo Boticário no Facebook e no Youtube. As imagens produzidas com drones e câmeras subaquáticas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (AM) permitem conhecer melhor o habitat e as características da espécie.
Os estudos do peixe-boi-da-amazônia são feitos pelo Grupo de Pesquisas em Mamíferos Aquáticos (Mamaq) dentro do Instituto Mamirauá. A pesquisa engloba a observação dos animais para conhecer a dinâmica populacional – dados referentes à idade, à distribuição e à quantidade de animais da espécie – e acompanhar a ocorrência e os efeitos da caça de subsistência do mamífero. Segundo a oceanógrafa Miriam Marmontel, pesquisadora líder do grupo, a caça ao peixe-boi ainda existe por toda a Amazônia. “A gente trabalha muito junto com as comunidades, em termos de educação ambiental, para que isso diminua”, afirma.
Conscientizar para conservar
Além de Miriam, a série traz entrevistas com as pesquisadoras Hilda Chávez-Pérez e Camila de Carvalho, que relatam como são feitas as iniciativas de conscientização das populações ribeirinhas quanto à importância de conservar o peixe-boi. As ações de pesquisa, reabilitação, conservação e educação, que acontecem desde a década de 1990, já mostram resultados bem significativos, tendo praticamente erradicado a caça em algumas regiões, como o lago Amanã. “Eu me sinto bem feliz de escutar pescadores que chegaram a caçar mais de 60 peixes-boi na vida dizendo que estão fazendo a sua parte, não caçando porque acham bonito ver o peixe-boi vivo”, relata Hilda.
Instituto Mamirauá – facebook.com/institutomamiraua e youtube.com/institutomamiraua
Fundação Grupo Boticário – facebook.com/fundacaogrupoboticario e youtube.com/fundacaoboticario
 
Sobre a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

Share:

Latest posts

Jogador (2)
Com nova fórmula, Campeonato Paranaense 2026 terá patrocínio do Sicredi
CASA-LITERARIA-PAROLIN-2
Comunidade em Curitiba ganha espaço de leitura para crianças
Captura-de-tela-2025-12-22-171810
Papelaria afetiva é tendência para 2026

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Jogador (2)
Com nova fórmula, Campeonato Paranaense 2026 terá patrocínio do Sicredi
Competição vai reunir os principais clubes de futebol do estado O Sicredi – instituição financeira...
Saiba mais >
CASA-LITERARIA-PAROLIN-2
Comunidade em Curitiba ganha espaço de leitura para crianças
A comunidade do Parolin, em Curitiba, passou a contar com um novo espaço dedicado à leitura, resultado...
Saiba mais >
Captura-de-tela-2025-12-22-171810
Papelaria afetiva é tendência para 2026
Conexão emocional, autoexpressão e experiências offline colocam a papelaria no centro do cotidiano de...
Saiba mais >
RJS-NH-crillon-169
Quatro passos para garantir a hospedagem perfeita
Evite ciladas e maximize sua experiência com escolhas conscientes Na hora de planejar uma viagem, seja...
Saiba mais >