Peritiba conquista 7ª posição no estado, segundo Ideb

Nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ultrapassa metas de 2019 e 2021 nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Peritiba (SC) no Ideb

*Ideb 2019 Anos Iniciais: 7.4 (Meta: 5.7)
*Mantém pontuação acima da média nacional desde 2007 
*Alcançou 130% da meta deste anoJá ultrapassou a meta de 2021 
*Obteve pontuação 17% maior que a média estadual 

O ensino público municipal de Peritiba tem muito o que comemorar depois da divulgação do resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. Divulgado no dia 15 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o Ideb da cidade catarinense apontou para uma média de 7.4 (a escala do índice vai de 0 a 10) entre as escolas municipais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que vão do 1º ao 5º ano.

Isso significa que Peritiba teve uma nota 17% maior que a média estadual de 6.3, o que garantiu a 7ª melhor nota entre os municípios de Santa Catarina. O resultado também é significativamente maior que a média nacional, que ficou em 5.7. A nota é 30% mais alta que a meta estipulada para o ano de 2019 (5.1) e já ultrapassou inclusive a meta projetada para 2021 (6.4). O município alcança bons resultados desde 2007 e vem apresentando crescimento mais amplo desde 2013, quando marcou 6.5, nota 16% maior que a registrada em 2007, primeiro ano em que atingiu a meta estabelecida.

De acordo com Luana Carolina Schardong, secretária de Educação de Peritiba, a melhora é resultado de um esforço do município para garantir uma Educação Básica de qualidade. “Os bons resultados no Ideb são fruto de anos de dedicação de todos os profissionais envolvidos na Educação. Nós conseguimos dar uma continuidade ao trabalho e, ano a ano, ir complementando os conteúdos. O Sistema Aprende Brasil tem nos ajudado muito porque nos permite manter uma unidade de trabalho ao longo dos anos e ir preparando os alunos pouco a pouco”. 

O Ideb foi criado em 2007 e está entre os principais indicadores de qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar. O Ideb é obtido por meio da nota do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e da taxa de aprovação escolar, sendo divulgado a cada dois anos.

Para Damila Bonato, gerente de marketing e produto da Editora Aprende Brasil, esses números são resultado de um bom investimento e gestão educacional apropriada em conjunto com os docentes. “A partir do momento que a escola tem amparo pedagógico e bons materiais didáticos, o estudante começa a sentir a diferença – e isso reflete nos resultados”, afirma Damila, que destaca também a média acima da nacional dos municípios que utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil, que alcançaram a avaliação média de 6.0, considerando as duas etapas do Ensino Fundamental, frente à 5.1 dos municípios brasileiros.

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente, o Aprende Brasil atende 275.000 alunos em mais de 200 municípios brasileiros. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

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