Pesquisa revela o perfil dos jovens empreendedores no País

Com apoio da Sicredi, Conaje e Lean Survey analisaram respostas de mais de 5 mil jovens empreendedores de diferentes perfis; resultados serão conhecidos na terça-feira (17/07)

Os tempos mudaram e, com isso, o comportamento do jovem que entra em fase adulta. Como alternativa na busca de oportunidades de trabalho e retorno financeiro, notou-se que muitos jovens optam pelo caminho de empreender e trabalhar com algo que gostam e acreditam. Este jovens, ao sair das universidades se deparam com a dificuldade de entrada no mercado de trabalho e leva consigo, ao mesmo tempo, o sonho do seu lugar ao sol no âmbito profissional. Por isso, talvez, hoje um dos maiores desejos de muitos pessoas, entre 18 e 39 anos, seja ter seu próprio negócio.
Atentos à essa tendência e com a missão de representar, integrar e inspirar os jovens empresários e suas organizações, com o intuito de fortalecer o ambiente empreendedor brasileiro, a Conaje (Confederação Nacional de Jovens Empreendedores) em parceria com o Sicredi, irá lançar a 3ª edição da Pesquisa Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro.
O lançamento da edição 2018 do Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro será no dia 17/07, durante evento exclusivo em São Paulo.
Jaime Basso, presidente do Sicredi, comentou que a pesquisa mostra sua importância por conseguir analisar diferentes perfis e regiões do Brasil. Além de abranger os aspectos do ambiente empreendedor e político-econômico do País e seus efeitos nas empresas. “Esse estudo encabeçado pelo Conaje funciona como um termômetro para a constatação da realidade vivida pelo jovem empreendedor. E nós do Sicredi, com base nas informações geradas pela pesquisa, firmamos também uma parceria para ir além e oferecer soluções financeiras para estes jovens empreendedores, que apoiam o desenvolvimento do País e das regiões onde atuam alavancando a economia e gerando mais empregos. Isso está totalmente alinhado ao nosso modelo de fazer negócios, ao propósito de marca e ao Cooperativismo”.
Para o Presidente do Conaje, Guilherme Gonçalves, a pesquisa e a parceria com outras organizações é fundamental para apoiar estes empreendedores. “A pesquisa do perfil do jovem empreendedor brasileiro é um termômetro que nos mostra caminhos e aponta soluções para ações e projetos que a Conaje precisa se dedicar para impactar ainda mais o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil. O nossos associados e potenciais associados estão refletidos nos dados da pesquisa e, portanto, trata-se de instrumento de imensa relevância pra nossa organização. Agora temos que, com apoio de parceiros e organizações que acreditam no jovem empreendedor, usar esses dados para continuar transformando o cenário do empreendedor jovem no Brasil.”
A Pesquisa
A pesquisa Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro é um estudo da Conaje que apresenta o raio X deste segmento no Brasil a cada dois anos, considerando seu perfil socioeconômico: idade, gênero, renda, escolaridade e, também, o perfil de suas empresas em relação à segmento, porte, faturamento, número de funcionários, investimento e maturação. Além disso, abrange os aspectos do ambiente empreendedor e político-econômico do País e seus efeitos nas empresas dos jovens, que também apontam seus principais desafios quanto à gestão e o cenário econômico. Em 2015, 5.060 jovens dos 27 estados brasileiros responderam às perguntas através de uma plataforma web e o estudo mostrou que, à época, o perfil do jovem empreendedor compreendia em sua maioria homens entre 26 e 30 anos, ensino superior completo, microempresário, com apenas uma empresa no nome e faturamento anual de R$ 60 mil a R$ 360 mil.
Serviço:
Lançamento da pesquisa Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro 2018
Local: Agência Sicredi Av. Paulista
Av. Paulista, 923 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-100
Data e horário: 17 de julho de 2018 a partir das 17h30.
 
Sobre a Conaje
Com atuação e representação em 26 estados brasileiros, a Conaje é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde o ano 2000 no fomento ao empreendedorismo, fortalecimento, criação e manutenção de novas empresas – principalmente geridas por jovens -, na articulação e divulgação de práticas capazes de fortalecer a disseminação de novos e sólidos negócios no Brasil. Por meio de parcerias, trabalha também para o estabelecimento de políticas públicas e práticas institucionais que incluam os micros e pequenos empreendedores nas primeiras categorias de estratégias de desenvolvimento do País. Com foco ainda no jovem empreendedor, a Confederação realiza projetos, eventos e ações para desenvolver empreendedores e jovens líderes por meio de capacitação técnica e experiências diferenciadas, e facilitar a troca de informações e gerar conexões com o objetivo de promover oportunidades de negócios.
 
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br .

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba,

Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São

Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

Share:

Latest posts

nac2
Projeto educacional de Tarumã é finalista de concurso nacional
52791182324-cb23b9b145-k
Comédia, música, gastronomia: Festival de Curitiba tem programação para todos os públicos
Imagem-1---Loja-Puma (1)
Paraná ganha primeira loja da PUMA

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

nac2
Projeto educacional de Tarumã é finalista de concurso nacional
Desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental, projeto trabalha culturas de povos que fazem parte da...
Saiba mais >
52791182324-cb23b9b145-k
Comédia, música, gastronomia: Festival de Curitiba tem programação para todos os públicos
Espetáculos e eventos serão realizados entre 26 de março e 7 de abril Da festa de abertura ao espetáculo...
Saiba mais >
Imagem-1---Loja-Puma (1)
Paraná ganha primeira loja da PUMA
Uma das principais marcas esportivas do mundo, a PUMA inaugura a primeira loja outlet no Paraná neste...
Saiba mais >
dia-do-consumidor-palladium
Shopping de Curitiba realiza miniconcerto nesta sexta-feira (15)
Orquestras comemoram Dia do Consumidor no Palladium Para comemorar o Dia do Consumidor, nesta sexta-feira...
Saiba mais >