Pesquisa revela que 68% dos alunos fazem aulas on-line pelo celular

[flgallery id=3109 /]

O uso do celular em sala de aula tem sido debatido com frequência e ainda não chega a ser um consenso entre educadores. Porém, com o avanço de tecnologias e o aumento repentino das aulas remotas, o uso de equipamentos digitais só tem aumentado para fins didáticos. Em 2017, o Comitê Gestor da Internet no Brasil já apontava que 74% dos alunos do Ensino Médio utilizavam, de alguma maneira, o celular nos estudos. A porcentagem era de 56% entre os alunos do Ensino Fundamental II. 

“Isso faz sentido à medida que se aumenta a oferta de conteúdos didáticos on-line. Hoje, é muito comum que um aluno que tenha acesso à internet busque conteúdos gratuitos no YouTube, no portal de sua instituição de ensino, ou até mesmo em plataformas voltadas para a distribuição de conteúdo para os alunos”, explica o gerente de Conteúdo Digital e Avaliações da Positivo Soluções Didáticas, Fabricio Cortezi Moura.

Diante dessa realidade, as instituições de ensino têm se adaptado constantemente – e agora, em ritmo acelerado – para disponibilizar conteúdos e proporcionar o processo de aprendizagem em todos os tipos de plataformas de acesso, incluindo o maior número possível de estudantes. “Para isso, é importante analisar a distribuição do acesso à internet via smartphones no Brasil, que já ultrapassa o acesso via computadores pessoais – e isso também contribui para esse impacto na Educação”, expõe Moura.

Com o intuito de alcançar os mais de 180 mil alunos distribuídos no Brasil, a Conquista Solução Educacional disponibilizou um Guia de Estudos on-line para manter o aprendizado durante o isolamento social. Após um mês, a plataforma registrou números que surpreenderam os educadores: 68,8% dos alunos acessaram os roteiros de estudos pelo celular, incluindo anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil (crianças entre 1 e 5 anos de idade). No período, foram 3.190.872 visualizações no site www.conquistaguia.com.br.

Para a consultora pedagógica da Conquista, Ana Paula Menezes de Santana, o número alto de acessos via smartphone se dá, principalmente, pela falta de disponibilidade de aparelhos maiores na maioria dos lares. “Nós não esperávamos que o maior acesso fosse pelo celular, principalmente pelo tamanho da tela, mas quando começamos a receber os relatórios, vimos que tinha mais a ver com o público, que muitas vezes não tem computador ou notebook em casa,– e quando tem, os pais estão utilizando para o trabalho, que agora se intensificou via home office”, interpreta a pedagoga. 


Uso conjunto do celular e do papel

Uma vantagem mencionada pelos especialistas é a praticidade que o celular proporciona para as crianças. “Nós indicamos atividades para que os alunos façam as atividades no caderno, folhas, qualquer coisa que eles tenham em casa e o celular facilita isso, porque os estudantes podem abrir o arquivo ali no celular e ver na tela o que é pra ser feito e fazer na casa deles”, comenta a pedagoga. “Foi proposto para as crianças um diário de bordo em que elas recebem as atividades via guia e fazemos os desafios no diário físico que elas estão construindo desde o início da quarentena e personalizando do jeito que querem”. 

Quezia Carvalho Cristal Paes, mãe da aluna Maria Clara, de 5 anos, que estuda na Escola Crescimento, em Salvador, conta que, apesar de estar sendo uma nova experiência, a filha tem aprendido muito utilizando os materiais pelo celular. “A Maria Clara tem gostado bastante de estudar através do celular utilizando aplicativos e o portal Conquista. Ela não usava aparelhos eletrônicos, apenas  esporadicamente para assistir desenhos ou algum joguinho educativo, e agora passou a usar com frequência para estudar. Acredito que têm sido de grande valia e ajuda para as crianças e pais neste momento de pandemia”. 

Sobre a Conquista Solução Educacional

A Conquista é uma solução educacional que oferece aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma proposta de educação e futuro que integra a família, a escola e a comunidade. Com diversos recursos, material didático completo e livros de Empreendedorismo e Educação Financeira, o objetivo da solução é ajudar, de forma consistente, os alunos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de suas capacidades. Atualmente, mais de 1800 escolas de todo o Brasil utilizam a solução. 

Share:

Latest posts

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >
FOTO-HARROCK-JE-2 (1)
Hard Rock Cafe Curitiba anuncia novidades no cardápio de almoço
Lunch menu tem novos preços e opções para quem busca pratos executivos com um toque de Rock’n Roll Conhecido...
Saiba mais >