Pesquisa sobre Unidades de Conservação no Brasil vira livro

[flgallery id=503 /]
Após três anos de pesquisa, a doutora em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo (UP), Dayane May, lança o livro “Potencial para a gestão compartilhada de Unidades de Conservação” – em parceria com sua orientadora, a doutora Leila Maranho. O livro aborda o histórico das Unidades de Conservação (UC) no Brasil, a necessidade de aperfeiçoar a conservação ambiental e o incentivo à educação ambiental por meio de parcerias entre as esferas pública – do Parque Estadual (PE) do Monge – e privada – da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Uru -, localizadas no município da Lapa, no Paraná.
A metodologia da pesquisa consistiu na proposição de diretrizes para a gestão compartilhada nas unidades de conservação, em três etapas: diagnóstico, planejamento e monitoramento. A obra sugere ações por meio das linhas do conhecimento (pesquisa e educação ambiental), controle (fiscalização e proteção), operacionalização (administração, comunicação e sustentabilidade econômica), bem como o monitoramento, com a finalidade de fazer as adequações necessárias, e ainda, propor ações futuras.
O estudo concluiu que firmar parcerias público-privadas é fundamental para efetivar ações nas Unidades de Conservação, visto que elas oportunizam iniciativas locais e fomentam a responsabilidade social nessas áreas protegidas. “Essa integração pode aprimorar a gestão das Unidades de Conservação, mediante a execução de projetos que se destinam ao incentivo e execução da proteção ambiental e promoção do desenvolvimento sustentável, bem como à realização de estudos, pesquisas científicas, práticas de educação ambiental, monitoramento, manutenção e outras atividades correlatas”, explica a professora Leila Maranho.
A pesquisa foi realizada com apoio do Instituto Positivo, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS e a família Campanholo, proprietária da RPPN Mata do Uru, utilizada como uma das áreas de estudo. A obra está disponível nas lojas Amazon, More Books e Novas Edições Acadêmicas (NEA).
 
Ficha Técnica
Livro “Potencial para a gestão compartilhada de Unidades de Conservação”
Autoras: Dayane May e Leila Maranho
Editora: Novas Edições Acadêmicas (NEA)
Idioma: Português
Número de páginas: 104
 
Sobre o Instituto Positivo
Alinhado à estratégia de sustentabilidade e em consonância com a principal vocação do Grupo Positivo, o Instituto Positivo tem a Educação como foco prioritário. Ele articula e promove iniciativas que contribuam para o aumento da qualidade da educação básica do país, direcionando os seus investimentos para ações sustentáveis e estruturantes. O IP atua por meio de três frentes: Fortalecimento da Gestão Municipal para a Educação, Produção e Disseminação de Conhecimento e Mobilização Social Estruturada.

Share:

Latest posts

louise
Estudante curitibana conquista primeiro lugar em feira científica e carimba passaporte para a Itália
Gemini_Generated_Image_o6qhkno6qhkno6qh (4)
Sicredi é reconhecido com Selo Clima Paraná 2025 e reforça compromisso com desenvolvimento sustentável
Michelle Caroline Silva
NH Collection Curitiba inaugura Árvore de Natal artística com obra conceitual

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

louise
Estudante curitibana conquista primeiro lugar em feira científica e carimba passaporte para a Itália
A curitibana Louise Fátima Silva da Paixão, 14 anos, conquistou o 1º lugar na área de Linguística, Letras...
Saiba mais >
Gemini_Generated_Image_o6qhkno6qhkno6qh (4)
Sicredi é reconhecido com Selo Clima Paraná 2025 e reforça compromisso com desenvolvimento sustentável
Práticas ambientais, sociais e de governança da instituição recebem destaque na 11ª edição da certificação...
Saiba mais >
Michelle Caroline Silva
NH Collection Curitiba inaugura Árvore de Natal artística com obra conceitual
O trabalho é um painel composto de diversas peças, idealizado para ser montado de diferentes formas,...
Saiba mais >
CIGAM
Senior Sistemas adquire CIGAM Software Corporativo S.A.
Transação reforça o movimento de M&A no mercado de tecnologia e amplia consolidação da multinacional...
Saiba mais >