Pesquisa sobre Unidades de Conservação no Brasil vira livro

[flgallery id=503 /]
Após três anos de pesquisa, a doutora em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo (UP), Dayane May, lança o livro “Potencial para a gestão compartilhada de Unidades de Conservação” – em parceria com sua orientadora, a doutora Leila Maranho. O livro aborda o histórico das Unidades de Conservação (UC) no Brasil, a necessidade de aperfeiçoar a conservação ambiental e o incentivo à educação ambiental por meio de parcerias entre as esferas pública – do Parque Estadual (PE) do Monge – e privada – da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Uru -, localizadas no município da Lapa, no Paraná.
A metodologia da pesquisa consistiu na proposição de diretrizes para a gestão compartilhada nas unidades de conservação, em três etapas: diagnóstico, planejamento e monitoramento. A obra sugere ações por meio das linhas do conhecimento (pesquisa e educação ambiental), controle (fiscalização e proteção), operacionalização (administração, comunicação e sustentabilidade econômica), bem como o monitoramento, com a finalidade de fazer as adequações necessárias, e ainda, propor ações futuras.
O estudo concluiu que firmar parcerias público-privadas é fundamental para efetivar ações nas Unidades de Conservação, visto que elas oportunizam iniciativas locais e fomentam a responsabilidade social nessas áreas protegidas. “Essa integração pode aprimorar a gestão das Unidades de Conservação, mediante a execução de projetos que se destinam ao incentivo e execução da proteção ambiental e promoção do desenvolvimento sustentável, bem como à realização de estudos, pesquisas científicas, práticas de educação ambiental, monitoramento, manutenção e outras atividades correlatas”, explica a professora Leila Maranho.
A pesquisa foi realizada com apoio do Instituto Positivo, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS e a família Campanholo, proprietária da RPPN Mata do Uru, utilizada como uma das áreas de estudo. A obra está disponível nas lojas Amazon, More Books e Novas Edições Acadêmicas (NEA).
 
Ficha Técnica
Livro “Potencial para a gestão compartilhada de Unidades de Conservação”
Autoras: Dayane May e Leila Maranho
Editora: Novas Edições Acadêmicas (NEA)
Idioma: Português
Número de páginas: 104
 
Sobre o Instituto Positivo
Alinhado à estratégia de sustentabilidade e em consonância com a principal vocação do Grupo Positivo, o Instituto Positivo tem a Educação como foco prioritário. Ele articula e promove iniciativas que contribuam para o aumento da qualidade da educação básica do país, direcionando os seus investimentos para ações sustentáveis e estruturantes. O IP atua por meio de três frentes: Fortalecimento da Gestão Municipal para a Educação, Produção e Disseminação de Conhecimento e Mobilização Social Estruturada.

Share:

Latest posts

DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >
mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >