Planta da ARAUCO em Valdívia celebra um ano de produção de celulose têxtil após implementação de nova linha da Valmet

Em 2017, a ARAUCO surpreendeu o mercado ao aprovar um ambicioso projeto para sua fábrica em Valdívia, no Chile. O objetivo era desenvolver um plano sustentável que permitisse à companhia avançar nos conceitos da bioeconomia. A ARAUCO optou por uma linha de produção diferente das existentes até então no país, que se tornou um marco em termos de inovação para o setor florestal chileno: a produção de celulose solúvel e têxtil. Esse tipo de polpa, de origem natural e renovável, caracteriza-se por sua alta capacidade de absorção de água e manutenção de cores e, devido às suas propriedades, incorpora na própria fibra agentes tecnológicos antibacterianos e à prova de fogo. Além disso, o material também serve como matéria-prima na fabricação de tecidos para a indústria têxtil, assim como papel celofane e filtros.

A Valmet forneceu as soluções que incluem o recondicionamento da planta de cozimento em batelada, com dois novos digestores, e a linha de secagem de celulose, que incorporou novos componentes na parte úmida e novos equipamentos para embalar os fardos de celulose.

Devido à delicada situação enfrentada pelo Chile com a Covid-19, equipes da Valmet tiveram de realizar os processos de forma remota. Especialistas da Finlândia, Suécia, Canadá e Brasil, por meio do suporte remoto, juntaram-se aos profissionais em campo, realizando atendimentos em diversas áreas e especialidades.  

Apesar do cenário complexo, graças à tecnologia aplicada no processo e ao trabalho em equipe das partes envolvidas, a partida foi realizada com ótimos resultados, atingindo rapidamente as metas de produção e qualidade. “Agregar valor aos processos de produção de nossos clientes é uma meta constante na Valmet. Continuaremos apoiando a ARAUCO com a combinação certa de serviços para cada etapa da linha de produção de celulose têxtil, agregando digitalização e automação”, afirma o gerente técnico de Operações da Valmet na Região dos Andes, Carl Mikael Stäl.

ARAUCO Valdívia

Atualmente, a fábrica de Valdívia possui capacidade para fabricar polpa de papel comercial e polpa têxtil, mas, no último ano, tem focado nesse último setor, em que a ARAUCO registrou um recorde de produção, com o produto denominado CREATE.

O gerente comercial de Negócios de Celulose da ARAUCO, Ricardo Strauszer, afirma que, graças à elevada qualidade do CREATE, a recepção do produto tem sido positiva junto aos clientes. “O comprometimento, tanto da equipe de Valdívia quanto das áreas florestal e comercial, foi fundamental para o sucesso do projeto. Os bons resultados significaram que todos fizeram um grande esforço para que tudo saísse da melhor forma possível, pois o processo é um todo: desde a forma diferenciada de manuseio da matéria-prima até o produto fina ”, analisa.

“Com a produção de celulose têxtil, todos nós crescemos. Hoje temos uma equipe com grande capacidade de aprender e com muita disposição para mudar”, finaliza o gerente da Fábrica ARAUCO de Valdívia, Manuel González.

Sobre a Valmet

A Valmet é líder global no fornecimento e desenvolvimento de tecnologias de processo, automação e serviços para os segmentos de celulose, papel e energia. A visão da Valmet é se tornar líder global no atendimento aos clientes. O escopo completo de fornecimento inclui fábricas de celulose, linhas de fabricação de papel, cartão e tissue, além de plantas para geração de bioenergia. Os serviços abrangem desde manutenção e peças de reposição até melhorias nas fábricas. Já as avançadas soluções em automação da Valmet englobam desde simples medições até projetos de automação completos em toda a planta fabril, otimizando o uso de matérias-primas e energia. A Valmet possui mais de 14 mil colaboradores em todo o mundo e, na América do Sul, opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >