Plataforma brasileira de conhecimento em adaptação à mudança do clima será lançada em 7 de dezembro

Instituições e pesquisadores de todo o Brasil poderão acessar materiais diversos sobre adaptação à mudança do clima, como estudos, ferramentas e métodos, além de compartilhar conteúdo. A proposta é disseminar informação de qualidade a atores dos vários segmentos da economia e da sociedade que lidam com um dos temas mandatórios da atualidade

AdaptaClima é o nome da plataforma que disponibilizará, de forma colaborativa e interativa, informações e material sobre adaptação à mudança do clima, incentivando, ao mesmo tempo, a conexão entre provedores e usuários de conhecimento em torno dessa agenda.

O desenvolvimento da plataforma AdaptaClima, que será lançada em 7 de dezembro, em Brasília, foi coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), implementada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) e pelo Instituto Internacional pelo Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED), com o apoio do Conselho Britânico por meio do Fundo Newton. Além dessas entidades que desenvolveram a plataforma, mais de 30 atores chave – entre eles a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza – participaram colaborando cada um com a sua expertise no tema, compartilhando informações e dados em adaptação e construindo em conjunto uma rede de conhecimento no assunto.

“A AdaptaClima é mais que uma ferramenta, é uma rede de apoio à implantação de ações de adaptação no Brasil. E nós da Fundação Grupo Boticário contribuímos ao longo de quase dois anos para o desenvolvimento dessa plataforma compartilhando nossa experiência de atuação junto a tomadores de decisão, visando sempre demonstrar a importância da conservação dos ambientes naturais como parte da estratégia de aumento da resiliência da sociedade em relação aos impactos da mudança do clima. A partir de agora continuaremos dando apoio à gestão da plataforma, junto com os outros membros, por meio da participação em seu Comitê Consultivo. É hora de nos prevenirmos contra os impactos da mudança do clima, e a natureza faz parte da solução deste grande desafio que a sociedade está enfrentando”, afirma a analista de projetos ambientais da Fundação Grupo Boticário, Juliana Ribeiro.

A AdaptaClima foi criada com o objetivo de preencher essa lacuna de conhecimento e em contribuição direta para o 1º objetivo do Plano Nacional de Adaptação que prevê, entre suas metas, uma plataforma online de gestão do conhecimento em adaptação criada e disponível à sociedade.

A plataforma trará informações em diferentes formatos, sobre temas específicos; publicações e ferramentas por região e por setor indicados pelos próprios usuários; interface interativa de dados climáticos para apoiar tomada de decisão em adaptação; materiais para apoiar no passo a passo para a elaboração de estratégias de adaptação; e rede de profissionais.

O desenvolvimento da plataforma AdaptaClima passou por vários estágios no decorrer do biênio 2016-2017. Foram realizados oito workshops, seis webinars, consultas remotas, testes online, reuniões e entrevistas com aproximadamente 60 organizações no Brasil e 15 no Reino Unido.

“A construção conjunta da plataforma, junto a 35 organizações parceiras, foi um processo rico em aprendizado e fundamental para que a AdaptaClima atenda às necessidades e aos interesses dos diferentes atores que vêm trabalhando para reduzir vulnerabilidades e fortalecer resiliência no País”, diz Mariana Nicolletti, que coordena o projeto no GVces. Ela explica que um dos desafios para os investimentos e ações de adaptação no Brasil é o acesso a informações assertivas, aplicáveis e confiáveis. O conhecimento é um recurso necessário para que pessoas e organizações, em estágios distintos, possam levar a cabo suas estratégias e tomar decisões embasadas para a construção de capacidade adaptativa no grupo, organização ou território.

A coordenadora-geral de Ações em Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Celina Xavier, explica que o processo de tomada de decisão, por parte dos gestores públicos e privados, necessita de base confiável de conhecimento. “A AdaptaClima pretende ser essa base, permanentemente atualizada, no tema de adaptação à mudança do clima. Com ela, o Ministério do Meio Ambiente, com a inestimável parceria da FGV e IISD, cumpre seu papel de democratizar informações confiáveis para toda a sociedade.”

No Brasil, 65 organizações com atuação relevante na agenda contribuíram ao longo do processo; destes, 35 atores-chave participaram ativamente da construção da plataforma. Já no Reino Unido, 15 organizações foram envolvidas como atores-referência por sua atuação na criação de plataformas de adaptação já existentes.

SERVIÇO

Lançamento da plataforma AdaptaClima
Quando: 07/12/2017, das 10h às 12h
Onde: Ministério do Meio Ambiente, Auditório Ipê Amarelo – Brasília, DF
Acesse a plataforma:www.adaptaclima.com.br (disponível a partir de 7/12)

Para participar do lançamento, inscreva-se neste link.

Share:

Latest posts

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
A exposição gratuita “Diversas leituras, múltiplas vozes” chega à Biblioteca Central da Universidade...
Saiba mais >
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
Intervenção não medicamentosa pode ser saída para mulheres grávidas lidarem melhor com episódios de dor “Grávida...
Saiba mais >
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental
A prática da corrida vai muito além do simples exercício físico. Considerando os inúmeros benefícios...
Saiba mais >
1708725294-4501-IMG-FOTOMONTAGEM-R01 (1)
Com estrutura de lazer sofisticada, Maringá ganha novo empreendimento de alto padrão na Avenida Guedner
Seen, novo lançamento da A.Yoshii, apresenta arquitetura contemporânea em localização privilegiada Com...
Saiba mais >