Playlist melhora concentração e relaxamento para Enem

Sentada em uma cadeira de rodas e com fones de ouvido, uma senhora de cabelos brancos e olhar curioso movimenta os braços com agilidade, repetindo os movimentos da coreografia d’O Lago dos Cisnes. A ex-bailarina Marta Gonzalez, que vivia em uma casa de repouso na Espanha, faleceu em 2019, mas a imagem de seus braços se movendo ao som da música do compositor russo Tchaikóvski chamou a atenção de todo o mundo porque, além da idade avançada, Marta tinha Alzheimer.

Não é de hoje que a ciência estuda os benefícios que a música parece oferecer ao cérebro humano. Um estudo realizado no Canadá, por exemplo, provou que ouvir a mesma música várias vezes seguidas contribui para que o cérebro de pacientes com princípio de Alzheimer forme novas redes neurais. E ouvir música também é benéfico para quem procura melhores resultados nos estudos. A Universidade de Caen, na França, dividiu estudantes em dois grupos. Ambos tiveram que assistir a uma palestra e, em seguida, fazer uma prova sobre o conteúdo ensinado. O grupo que assistiu à palestra ouvindo música apresentou um rendimento melhor que o outro.

Para a assessora do Sistema Positivo de Ensino Juliana Landolfi Maia, “a música tem um papel importante. Diferentes tipos de música afloram emoções diferentes, evocam memórias e desencadeiam uma série de respostas no corpo. Consequentemente, ouvir música não é apenas um hobby, pode ter efeitos terapêuticos e fazer parte de estratégias para estimular áreas do cérebro que despertam potencialidades de aprendizagem”. Ela é uma das responsáveis pela playlist “Zen Enem”, lançada pelo Sistema Positivo de Ensino para ajudar estudantes a relaxar e se concentrar antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cada uma das faixas da playlist foi escolhida com cuidado para trazer momentos de tranquilidade nessa fase tão complexa.

Saúde mental é parte importante dos resultados

Não é de hoje que a saúde mental é uma preocupação quando o assunto são os vestibulares e o Enem. Em 2019, um estudo feito pelo Programa de Avaliação Internacional de Estudantes com alunos de 72 países apontou que, no Brasil, 56% dos jovens relatam algum tipo de estresse durante os estudos. Com a pandemia de covid-19, esse cenário se tornou ainda mais grave. “O contexto da pandemia, com o distanciamento social necessário, trouxe consigo uma série de desafios de ordem emocional para os estudantes. A incerteza sobre o futuro, o medo e a falta de interação social tiveram consequências graves sobre todas as pessoas, inclusive os jovens”, ressalta Juliana.

Estar tranquilo na hora de resolver uma prova é um dos passos mais importantes para garantir bons resultados. A especialista lembra que “Nessa reta final de preparação, é comum sentir a pressão da proximidade das provas e isso acaba se transformando em tensões no corpo. Cuidar dessas questões, com pausas programadas, pode ajudar muito na concentração e rendimento para os dias de prova que virão pela frente”.

A playlist “Zen Enem”, do Sistema Positivo de Ensino, está disponível gratuitamente no Spotify clicando aqui.

________________________ 

Sobre o Sistema Positivo de Ensino 

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.

Share:

Latest posts

_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
diadecampo-2024 (1)
Ford Slaviero participa da 19.ª edição do Dia de Campo 2024 da Cooperativa Bom Jesus
Programa de estágio do Grupo Marista contempla áreas como medicina, enfermagem, farmácia, administração, gestão de pessoas, marketing, entre outras Créditos: Divulgação
Estágio dentro de hospitais-escola transforma olhar de estudantes de várias áreas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
Até 1.º de março, Instituto A.Yoshii destaca mais de 40 obras únicas criados nos projetos Obra&Arte...
Saiba mais >
diadecampo-2024 (1)
Ford Slaviero participa da 19.ª edição do Dia de Campo 2024 da Cooperativa Bom Jesus
Realizado na Lapa (PR), evento destaca inovações em tecnologia para produção agrícola e pecuária Marcada...
Saiba mais >
Programa de estágio do Grupo Marista contempla áreas como medicina, enfermagem, farmácia, administração, gestão de pessoas, marketing, entre outras Créditos: Divulgação
Estágio dentro de hospitais-escola transforma olhar de estudantes de várias áreas
Experiência aproxima academia e assistência, unindo formação, atendimento à população e pesquisa Com...
Saiba mais >
Inscrições abertas para programa de estágio em hospitais
Até o dia 8 de março, os hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru estão com inscrições...
Saiba mais >