Poluição causa envelhecimento precoce

[flgallery id=1620 /]

Segundo especialistas, qualidade do ar interfere diretamente no aspecto da pele e do cabelo

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo, nove em cada dez pessoas respiram ar poluído e contaminado. Além de causar danos aos pulmões, ao sistema cardiorrespiratório e outros problemas de saúde, a poluição também afeta a área estética, influenciando, inclusive, no fator de envelhecimento. “A poluição do ar pode acontecer pela presença de várias substâncias, como gases e partículas tóxicas que, por serem extremamente pequenas, podem ser absorvidas pela pele e pelo cabelo”, explica Andreia Bonjorno, especialista em Fisioterapia Dermato Funcional e professora do curso de Estética e Cosmética da Universidade Positivo (UP). Essa absorção, segundo ela, é o que acelera o envelhecimento, uma vez que a pele é a primeira barreira de proteção do corpo e acaba sendo a mais afetada.
Andreia esclarece que isso acontece porque essas partículas ou gases “induzem ao estresse oxidativo celular, aumentando a formação de radicais livres que, consequentemente, altera o processo de regeneração celular, afetando as estruturas e aparência da pele e dos cabelos”. O envelhecimento precoce causado pela poluição pode ser prevenido – ou amenizado – cuidando melhor de nós mesmos e do meio em que vivemos. Além de tentar cuidar o melhor possível do meio-ambiente e se preocupar com causas que lutem contra a poluição, cada pessoa pode prevenir os impactos na própria estética por meio de alguns cuidados especiais. Entre eles, a utilização de alguns cosméticos com princípios ativos antioxidantes que, segundo a professora de Estética, reduzem os efeitos dos radicais livres. “Além disso, também já existem cosméticos antipoluição, que formam uma película superficial na pele, atuando como uma barreira e reduzindo a absorção desses componentes poluentes”, conta.
Quanto aos cabelos, Andreia explica que a preocupação deve ser maior com o couro cabeludo, pois ele influenciará na má formação dos fios. “O ideal é protegê-lo usando barreiras como bonés e chapéus”, orienta. Para proteger os fios, a profissional sugere evitar fazer tratamentos químicos que causem a abertura das cutículas, como descoloração, que deixa o fio enfraquecido e poroso, aumentando a absorção de substância indesejadas. “Esses cabelos [danificados] devem ter um cuidado maior, passar por hidratação constantemente e evitar água muito quente. A cauterização (processo de selagem dos fios) também ajuda a manter as cutículas mais alinhadas, protegendo os fios”, ensina.
 
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 57 cursos de Graduação presenciais (35 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 22 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), além de polos de Educação à Distância (EAD) em mais de 30 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a melhor universidade privada do Paraná, pelo sexto ano consecutivo.

Share:

Latest posts

mice
Revista MICE Curitiba chega à terceira edição
Real estate agent Sales manager holding filing keys to customer
Redução da Selic e reforço na confiança do comprador: construtora paranaense atinge mais de R$ 4,8 bilhões de VGV em lançamentos
3713C-20220225-0157
Jardim compacto: dicas para trazer mais vida aos apartamentos com plantas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mice
Revista MICE Curitiba chega à terceira edição
Publicação bilíngue destaca conquistas da cidade mais inteligente do mundo e o crescimento do turismo...
Saiba mais >
Real estate agent Sales manager holding filing keys to customer
Redução da Selic e reforço na confiança do comprador: construtora paranaense atinge mais de R$ 4,8 bilhões de VGV em lançamentos
A.Yoshii registrou crescimento superior a 70% nas vendas de imóveis residenciais de alto padrão no período...
Saiba mais >
3713C-20220225-0157
Jardim compacto: dicas para trazer mais vida aos apartamentos com plantas
Em vasos no chão, estantes e prateleiras ou suspensas, elas deixam o ambiente mais “vivo”...
Saiba mais >
FK1435-1025--1---1-
Wine & cocktail bar do NH Hotel renova programação com novidades em vinhos, cervejas e cardápio
Five Lounge se consolida como destino enogastronômico com novos sabores de tapas e pratos quentes do...
Saiba mais >