Por que professores precisam se apropriar da tecnologia

Recursos digitais são aliados no processo de ensino; profissionais da educação devem estar atentos às oportunidades

As ferramentas digitais disponíveis atualmente podem ser aliadas importantes para promover o ensino de crianças e adolescentes por todo o Brasil. Por outro lado, se mal utilizadas ou subaproveitadas, a tendência é que se tornem vilãs dentro da sala de aula. Para evitar esse cenário, professores e equipes pedagógicas precisam estar constantemente atualizados sobre as possibilidades e oportunidades oferecidas por esses recursos.

Historicamente, as novas tecnologias são, em geral, dominadas primeiro pelas gerações mais jovens. Quando se observa o fenômeno das novas redes sociais, por exemplo, é notável o interesse de crianças e adolescentes por conteúdos no formato oferecido pelo TikTok, por exemplo. Para a diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Milena Fiuza, essa característica faz com que seja necessário que os adultos – inclusive os professores – se apropriem dos recursos digitais para que sejam capazes de engajar os jovens nos conteúdos escolares. “Usar linguagens pelas quais os estudantes se interessam é uma maneira importante de garantir que eles se envolvam no processo de aprendizagem”, destaca.

Formação continuada

Além das ferramentas extra-classe, como redes sociais e jogos on-line, também é preciso saber como utilizar redes sociais, jogos on line em sala de aula,  de forma a conversar com os conteúdos escolares. Isso exige que os materiais didáticos sejam constantemente atualizados e prevejam esse tipo de interação como extensão do que está sendo trabalhado. Elementos como QR codes que levam a conteúdos digitais ou a aplicação de realidade aumentada podem ser interessantes, nesse sentido.

Milena explica que também é necessário assegurar uma boa formação continuada aos professores, para que saibam utilizar as ferramentas disponíveis. “Não se trata apenas de liberar o uso do celular ou do tablet, é claro. Um trabalho pedagógico válido depende de profissionais da educação que estejam conscientes do potencial que essas ferramentas possuem, mas que também saibam direcionar os conteúdos para irem ao encontro dos componentes curriculares”, afirma.

Educação inovadora

A internet está repleta de exemplos de professores que, usando recursos tecnológicos, transformaram sua forma de ensinar. Seja alimentando canais sobre conhecimentos em plataformas como o YouTube e o TikTok, aplicando projetos de podcasts ou simplesmente trazendo para dentro da sala de aula experiências com realidade virtual, todas essas iniciativas permitem uma troca de experiências importante entre gerações e enriquecem o aprendizado. “É maravilhoso ver o que a tecnologia é capaz de proporcionar na construção e desenvolvimento da aprendizagem. Desde que seja bem utilizada, ela será fundamental para o sucesso da escola do presente”, finaliza a especialista.

________________________

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.

Share:

Latest posts

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul
Confira programação completa do final do mês no restaurante Durante a segunda quinzena de fevereiro,...
Saiba mais >
Biopark
Biopark ultrapassa R$ 3 milhões em negócios durante Show Rural
Comercialização de terrenos, apresentação de queijos finos e batalha de robôs foram alguns dos atrativos...
Saiba mais >