Positivo abre calendário 2019 de música clássica

Projeto Clássicos Positivo traz oito espetáculos a Curitiba até o fim do ano

[flgallery id=2149 /]

O Teatro Positivo recebe, no dia 27 de abril, às 10h30, a peça A Sagração da Primavera, do compositor russo Igor Stravinsky. O espetáculo abre o calendário 2019 do projeto Clássicos Positivo, que reforça o posicionamento do Positivo enquanto incentivador da cultura e da arte no Paraná, tendo como principal viés o incentivo à música clássica. O ingresso tem preço simbólico de R$ 30,00 e a arrecadação é  revertida para o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná. São oito atrações até o final do ano, sempre no Teatro Positivo.
No dia 27 de junho é a vez da estreia do novo corpo da Boston Philharmonic Orchestra, uma das mais importantes formações sinfônicas dos Estados Unidos, descrita como “espetacular em todos os aspetos” pelo Boston Globe. A formação, sob a direção musical do maestro Benjamin Zander, destaca-se pela técnica de seus integrantes e pela rica sonoridade.
Dia 11 de julho, o curitibano Estefan Latcekiw, prodígio do piano brasileiro da atualidade, faz apresentação única, às 20h. O jovem de apenas 15 anos é uma das grandes revelações do cenário musical clássico do Brasil. No ano passado, obteve o 1º lugar no lV Concurso Internacional de Piano Rachmaninov para Jovens Pianistas, realizado na Alemanha, pela melhor interpretação da obra do compositor russo.
Em agosto, o Teatro Positivo recebe novamente o filme-concerto Chaplin – Tempos Modernos, que arrancou aplausos de 2.500 espectadores na temporada 2018 do Clássicos Positivo. A apresentação, com regência do maestro Stefan Geiger e a Orquestra Sinfônica do Paraná, acontece no dia 22, às 20h. O maestro alemão volta ao palco do Teatro Positivo no dia 21 de setembro, às 10h30, para o Genius Concert on Saturday, com a 5a Sinfonia de Beethoven e a abertura da ópera “La Forza del Destino”, de Giuseppe Verdi.
Em homenagem ao Dia das Crianças, no dia 10 de outubro, a Camerata Antiqua, sob regência de Marta Campos, faz duas apresentações de Villa-Lobos para crianças – O Concerto Mágico e Tuhu. As composições de Villa-Lobos, que quando criança era chamado de Tuhu, fazem parte do cancioneiro popular “O Cravo Brigou com a Rosa”, “Cai-Cai Balão”, “Sapo Jururu”, entre outros.
No dia 19 de novembro, o Clássicos Positivo traz, como destaque internacional, o conjunto English Baroque Soloists, sob o comando do regente Sir John Eliot Gardiner, que se apresenta com o Monteverdi Choir – referências mundiais na interpretação do Barroco e exímios intérpretes das óperas e oratórios do período. O calendário 2019 se encerra no dia 13 de dezembro com o tradicional “Grande Concerto de Natal”, da Universidade Positivo.
Integralmente patrocinados pelo Grupo Positivo, além de incentivarem a cultura local, todos os espetáculos possuem fundo social. O projeto Clássicos Positivo surgiu em 2018, como parte das comemorações dos 10 anos do Teatro Positivo, e promoveu quatro espetáculos: Luzes da Cidade, de Charlie Chaplin com a Orquestra Sinfônica do Paraná; Concerto de piano com Yuja Wang; Orquestra de Câmara de Viena com Stefan Vladar; e Grande Concerto de Natal.
 
A Sagração da Primavera – Igor Stravinsky
Considerada uma das peças mais influentes da história da música ocidental, a “Sagração da Primavera” abriu caminho para a consolidação de uma forma totalmente nova de se pensar a música. Sua estreia, junto ao ballet homônimo do coreógrafo russo Vaslav Nijinsky (Ballets Russes de Diaghilev), aconteceu em 1913, no teatro Champs-Élysées, em Paris, e provocou grande polêmica. O enredo narra um ritual de sacrifício à primavera em uma Rússia primitiva, que consiste na escolha de uma virgem eleita para dançar até a morte.
O debute da obra revoltou o público da época, provocando vaias ensurdecedoras, contidas apenas com a ação da polícia. Por outro lado, a polêmica de estreia levou Stravinsky ao imediato reconhecimento internacional. Musicalmente, o compositor recolocou o ritmo como elemento central, sobrepondo padrões em uma espécie de colagem musical complexa e intensa. Em oposição ao lirismo melódico, à intensa fluidez temporal e à beleza imediata das correntes composicionais anteriores – como as do Romantismo e do Impressionismo – a “Sagração” inaugurou uma nova estética, brutal e impactante, reconfigurando os moldes da música de concerto europeia.
O compositor russo segue, ainda hoje, sendo um dos nomes de maior prestígio no mundo da música erudita. A execução da estreia da peça, patrocinada pelo Grupo Positivo e realizada a partir da parceria entre a Orquestra Sinfônica do Paraná e o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná – IAOSP no dia 27 de abril, segue fielmente a orquestração prevista por Stravisky. Além dos quase 100 músicos previstos, foram atendidas as especificidades de instrumentação que tornam a obra tão emblemática, como a presença da tuba wagneriana. É uma oportunidade imperdível de que o público presencie um dos grandes clássicos da música de concerto mundial em uma performance do mais alto nível de excelência.
 
Serviço
Clássicos Positivo: A Sagração da Primavera – Igor Stravinsky
Quando: 27 de abril, sábado, às 10h30
Local: Teatro Positivo  (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Ecoville).
Ingressos a R$ 30,00 * (inteira), à venda no Disk Ingressos
Renda revertida para o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná
 
Sobre o Grupo Positivo – O Positivo nasceu em 1972 a partir da ideia uma equipe de professores que criaram um curso pré-vestibular inovador. Hoje, a marca Positivo consolidou a sua liderança em todas as suas áreas de atuação: Ensino, Soluções Educacionais, Cultura, Tecnologia e Gráfica. Por meio da sua Divisão de Ensino, o Grupo atua desde a Educação Infantil até o Ensino Superior com aproximadamente 52 mil alunos. De acordo com a Revista Amanhã, o Positivo é a maior empresa do setor de educação do Sul do país. Mais de 1 milhão de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão. Mais de 40 países utilizam soluções desenvolvidas pela divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia. A Posigraf, uma das maiores gráficas da América Latina, imprime e distribui mais de 50 milhões de livros por ano. Na área cultural, tem sete espaços em atividade. O Grupo conta ainda com o Instituto Positivo, que desenvolve ações voltadas para a melhoria da Educação Pública.

Share:

Latest posts

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Paulistao-Sicredi-2024-Mauro-Horita-Ag-Paulistao-
Paulistão Sicredi bate recordes de audiência em todas as plataformas na temporada 2024 
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Trabalho sobre diferentes culturas foi feito com turma da Educação Infantil O projeto “Vamos dar a...
Saiba mais >
Paulistao-Sicredi-2024-Mauro-Horita-Ag-Paulistao-
Paulistão Sicredi bate recordes de audiência em todas as plataformas na temporada 2024 
Campeonato que tem instituição financeira cooperativa como naming rights atraiu mais de 1,3 milhão pessoas...
Saiba mais >
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Hospitais registram crescimento superior a 40% em procedimentos para pacientes acima de 70 anos; avanços...
Saiba mais >
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte
Estudos indicam que chance é até oito vezes maior entre as jogadoras e o futebol é campeão nesse tipo...
Saiba mais >