Prêmio Faz Diferença: biólogo capixaba é eleito personalidade do ano

[flgallery id=1376 /]

Com projetos sobre a febre amarela silvestre, Sérgio Lucena atua em prol da conservação de primatas

 

No dia 17 de fevereiro, o jornal O Globo anunciou os 16 ganhadores do Prêmio “Faz Diferença”. A 15ª edição contou com a indicação de jornalistas e com a votação popular para selecionar as personalidades que mais se destacaram em cada segmento da sociedade.

Na categoria ‘Sociedade/Ciência e Saúde’ o destaque foi o biólogo Sérgio Lucena, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Entre seus projetos está a luta pela conservação ambiental, em especial dos primatas, que ganhou notoriedade por defender os primatas vítimas da febre amarela no País. A doença, que mata tanto humanos quanto macacos, é considerada uma epidemia, tem assustado a população. Lucena, com apoio de diversos pesquisadores, criou a iniciativa “Sentinelas da Mata”, para monitorar as mortes de macacos e mapear a rota do vírus da febre amarela.

O biólogo também coordena um projeto sobre o muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), que conta com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e tem como objetivo a conservação de uma das espécies de primatas mais ameaçadas do mundo. A iniciativa pretende estabelecer uma política regional de conservação do muriqui-do-norte e ampliar o conhecimento sobre a espécie na região serrana do Espírito Santo, além de diversas ações de conscientização e engajamento da comunidade.

Na opinião de Sergio Lucena, o reconhecimento recebido por ele se estende a todos os que compartilham de seus ideais. “Agradeço a todos que me ajudaram até aqui, seja nos projetos ou na votação. O mais importante é dar visibilidade às iniciativas que podem salvar vidas, tanto de humanos como de primatas, e seguir na busca pela conscientização da população e da importância da conservação da natureza”, conclui.

Sobre a Rede de Especialistas

A Rede de Especialistas de Conservação da Natureza é uma reunião de profissionais, de referência nacional e internacional, que atuam em áreas relacionadas à proteção da biodiversidade e assuntos correlatos, com o objetivo de estimular a divulgação de posicionamentos em defesa da conservação da natureza brasileira. A Rede foi constituída em 2014, por iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

Share:

Latest posts

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Artistas se apresentam no dia 17 de maio com show comemorativo Dois ícones do rock mundial, Eric Martin...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Incorporadoras inovam ao associar empreendimentos a nomes consagrados: GT Building anuncia projetos em...
Saiba mais >
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas
Atividades ocorrem de 8 a 10 de maio e incluem música ao vivo e oficinas para toda a família Para comemorar...
Saiba mais >
FEIRA-1
Soluções para futuro das cidades serão discutidas no 40° Congresso Mineiro de Municípios
Helper Tecnologia será uma das empresas participantes, demonstrando inovação com seus totens de segurança Nos...
Saiba mais >