Primeiro dia de Enem 2022 traz poucas questões sobre pandemia e muitos textos atuais

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 não trouxe muitas novidades, na comparação com anos anteriores. Embora o banco de questões deste ano seja novo, temas como a pandemia de covid-19 não estiveram fortemente presentes nos conteúdos cobrados.

De acordo com a assessora de Arte do Sistema Positivo de Ensino, Karoline Barreto, a prova deste ano não trouxe grandes novidades em termos dos conteúdos cobrados. “O banco de questões é novo, então esperávamos várias questões relacionadas à pandemia de covid-19, por exemplo, mas isso não se confirmou. Havia apenas três questões sobre isso, duas delas nas provas de línguas estrangeiras e uma na de Ciências Humanas”, detalha. Outros temas que ficaram de fora foram a Semana de 1922, que completou cem anos, e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Por meio das redes sociais, o ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou o tema da redação deste ano: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. A assessora de Geografia do Sistema Positivo de Ensino, Rafaela Pacheco Dalbem, avalia que o tema escolhido segue uma lógica, na comparação a temas de anos anteriores. “Historicamente, a redação do Enem costuma trazer temas das Ciências Humanas. E, considerando as importantes contribuições de povos e comunidades tradicionais para a cultura do país, o tema deste ano cumpre um importante papel de chamar os estudantes à reflexão”, destaca.

Textos e temas atuais

Assim como aconteceu na redação, as questões de todas as áreas foram fortemente marcadas por assuntos atuais. Discussão sobre o papel da mulher na sociedade apareceu, por exemplo, em uma questão falando sobre Rayssa Leal, conhecida como “fadinha do skate”, que fez história ao ganhar a medalha de prata nas Olimpíadas de 2021, na categoria street. O uso excessivo de celulares e da internet e o feminicídio também estiveram entre os assuntos trazidos ao longo da prova.

Para Karoline, “o que marca o Enem 2022 é a constante menção a textos e temas muito contemporâneos, como o feminicídio. É uma oportunidade para que os candidatos possam pensar sobre fatos e desafios que eles encontram todos os dias, seja em suas rotinas, seja nos noticiários”. Embora os temas e os textos escolhidos sejam atuais, ela avalia que não houve grandes mudanças entre o Enem 2021 e o Enem 2022. Nomes como Hanna Arendt voltaram a aparecer nos enunciados e textos de apoio, principalmente na prova de Filosofia. Em Geografia, por sua vez, muitas perguntas sobre Geografia Física e sobre o esgotamento da Geografia Urbana. Quase 3,4 milhões de pessoas estão inscritas para o Enem 2022. Além da prova deste domingo (13), os candidatos têm ainda a prova de Matemática e Ciências da Natureza, agendada para o próximo domingo (20).

________________________

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

 

Share:

Latest posts

_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
diadecampo-2024 (1)
Ford Slaviero participa da 19.ª edição do Dia de Campo 2024 da Cooperativa Bom Jesus
Programa de estágio do Grupo Marista contempla áreas como medicina, enfermagem, farmácia, administração, gestão de pessoas, marketing, entre outras Créditos: Divulgação
Estágio dentro de hospitais-escola transforma olhar de estudantes de várias áreas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
Até 1.º de março, Instituto A.Yoshii destaca mais de 40 obras únicas criados nos projetos Obra&Arte...
Saiba mais >
diadecampo-2024 (1)
Ford Slaviero participa da 19.ª edição do Dia de Campo 2024 da Cooperativa Bom Jesus
Realizado na Lapa (PR), evento destaca inovações em tecnologia para produção agrícola e pecuária Marcada...
Saiba mais >
Programa de estágio do Grupo Marista contempla áreas como medicina, enfermagem, farmácia, administração, gestão de pessoas, marketing, entre outras Créditos: Divulgação
Estágio dentro de hospitais-escola transforma olhar de estudantes de várias áreas
Experiência aproxima academia e assistência, unindo formação, atendimento à população e pesquisa Com...
Saiba mais >
Inscrições abertas para programa de estágio em hospitais
Até o dia 8 de março, os hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru estão com inscrições...
Saiba mais >