Primeiro lugar geral da UFPR foi aprovada em 7 vestibulares

Gabriela Duarte Correa foi aprovada duas vezes na UFPR e aguarda resultado da USP

Dentre os 8.576 candidatos que realizaram as provas da segunda fase da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gabriela Duarte Correa, 19 anos, conquistou a primeira colocação geral no vestibular mais concorrido do estado, alcançando a nota 928.261. Competindo por uma vaga em Engenharia Mecânica, Gabriela agora integra o grupo de 4.372 calouros que ingressam em 2024. 

Nascida em Joinville (SC), a jovem é aluna do Curso e Colégio Positivo desde a 1.ª série do Ensino Médio. “Eu estava bastante confiante no resultado e, com base na minha preparação e feedback dos professores, havia a possibilidade de conquistar a primeira posição geral, mas não esperava que isso realmente acontecesse”, afirma. Não é a primeira vez que Gabriela vê seu nome na lista de aprovados da UFPR. Ainda no segundo ano do Ensino Médio, ela foi aprovada também em Engenharia Mecânica. 

A jovem acumula aprovações em diversos vestibulares pelo país. Em 2022, quando estava no terceiro ano do Ensino Médio (Terceirão Positivo), Gabriela conquistou o 3.° lugar em Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o 2.° lugar na Universidade de Brasília (UNB) e o 2.° lugar pelo SISU – Sistema de Seleção Unificada – na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – da Universidade de São Paulo (USP), Gabriela também obteve a 2.ª posição em Oceanografia. Ainda no segundo ano do Ensino Médio. No último ano, com a preparação no Curso Positivo, a jovem alcançou o 9° lugar geral em Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Sobre as aprovações, Gabriela conta que o sentimento é de dever cumprido. “É muita felicidade e alegria, e também gratidão aos meus professores, família e amigos, que fazem parte dessa conquista”, expressa. Gabriela aguarda confiante o resultado do vestibular da USP, que será divulgado na próxima segunda-feira (22), e sonha com a vaga para Engenharia Aeronáutica. “Apesar de ter muita admiração pela UFPR, minha escolha é pela USP, que tem o curso que sempre sonhei em fazer”, completa. 

Números do vestibular

O vestibular da UFPR recebeu 35.096 inscrições em 2023, um aumento de 6,2% em relação ao processo seletivo de 2022, quando teve 33.037 candidatos disputando uma vaga. Ao todo, são 122 cursos de graduação, distribuídos em seis cidades: Curitiba, Matinhos, Pontal do Paraná, Toledo, Palotina e Jandaia do Sul.

De acordo com informações divulgadas pela UFPR, a maioria dos aprovados – 55,54% – fez o ensino médio integral ou parcialmente em escola pública, e 55,95% concluíram o ensino médio em 2023. Entre os aprovados, a maioria é composta por pessoas do sexo feminino (51,60%), e 48,40%, do sexo masculino. Além disso, 88,98% moram no Paraná; 21,09% em municípios da Região Metropolitana de Curitiba; 19,05% moram no interior do Paraná; e, por fim, 11,02% moram fora do Paraná.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende sete unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo – Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo – Hauer, o Positivo International School, o Colégio Positivo – Água Verde e o Colégio Positivo – Boa Vista atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina – onde hoje fica o Colégio Positivo – Joinville e o Colégio Positivo – Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Londrina. Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo – Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Em 2020, o Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), passou a fazer parte do Grupo. Em 2021, a St. James’ International School, em Londrina (PR), integrou-se ao grupo. Em 2023, o Positivo chega a São Paulo, com a aquisição do Colégio Santo Ivo, e passa a contar com 17 unidades de ensino, em oito cidades, no Sul e Sudeste do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 18,5 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Sobre o Curso Positivo

Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular – algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70. Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com três sedes em Curitiba (PR), uma em Joinville (SC) e uma em Ponta Grossa (PR), e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos. O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino.

Share:

Latest posts

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul
Confira programação completa do final do mês no restaurante Durante a segunda quinzena de fevereiro,...
Saiba mais >
Biopark
Biopark ultrapassa R$ 3 milhões em negócios durante Show Rural
Comercialização de terrenos, apresentação de queijos finos e batalha de robôs foram alguns dos atrativos...
Saiba mais >