Professor inspiração: iniciativa valoriza docentes para impulsionar educação

Quando perguntados sobre a importância do seu papel na sociedade, 97% dos professores responderam que acreditam exercer papel fundamental para a transformação social do país, entretanto, na visão desses mestres, a remuneração recebida não é compatível com o nível de complexidade da profissão. Os dados são da pesquisa realizada pelo Instituto Península.

Apesar disso, a remuneração não foi o fator mais comentado entre eles quando perguntado “O que é necessário para a valorização docente?”. A resposta mais citada foi “melhorar as condições de trabalho (96%)”, seguida por “aprimorar a carreira do professor (95%)”, reconhecimento da sociedade sobre a importância da profissão (92%), reconhecimento da sociedade sobre a complexidade da profissão (90%) e, então, “melhorar a remuneração” (88%), o que demonstra: apesar de todas as alternativas apresentarem um grau elevado de importância para os professores, o mais importante para que eles se sintam valorizados é aprimorar a carreira docente e melhorar as condições de trabalho. 

Diante dessa realidade, o Rotary Club Satélite de Curitiba Norte Inspiração criou o projeto-piloto Educação Inspiração, que tem como objetivo central o reconhecimento e a valorização dos educadores. “A educação quase sempre é a resposta quando questionamos sobre o ponto mais importante para melhorar nossa sociedade. Todavia, quando olhamos para o sentimento dos educadores, vemos que o discurso e a prática estão muito distantes”, explica a associada ao Rotary e co-idealizadora do projeto, Raphaella Caçapava.

A rotariana conta que os voluntários não dão conta das demandas da educação formal que acontece no dia a dia da escola, mas são capazes de unir recursos para apoiar quem faz essa realidade acontecer: os professores. “Entendendo que o compromisso com a educação deve ser de todos, mas compreendendo que o papel do professor é insubstituível. Criamos o Educação Inspiração para apoiar duas frentes importantes diagnosticadas a partir das respostas dos professores: formação e reconhecimento; e melhores condições de trabalho, ofertando soluções que ajudem no processo de ensino-aprendizado”, complementa.

Aprovado pela Fundação Rotária, o projeto-piloto recebeu aporte de US$ 30 mil e vai atuar em duas escolas municipais de Curitiba: o CEI Expedicionário, no Novo Mundo, e o Colégio Joana Raksa, no Caximba. As escolhas foram feitas a partir do desempenho das instituições no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e da condição socioeconômica da região. “Nossa proposta é aplicar o programa nas duas escolas, avaliar em conjunto com os educadores, melhorar e ampliar à medida que conseguirmos para outras escolas do município”, descreve Raphaella.

Educação: inspiração na prática

Durante cinco meses, os professores dessas escolas participam de workshops práticos sobre os temas mais solicitados: neurociências, relações comportamentais e empatia; educação 5.0: educação baseada em projetos; metodologias ativas e gamificação; e empreendedorismo, criatividade e inovação.

Os módulos serão aplicados voluntariamente por profissionais reconhecidos nessas áreas. Ao término de cada workshop, os participantes serão desafiados a aplicarem o aprendizado em sala de aula e, em um mês, apresentar como foi o desenvolvimento. Ao final de todas as etapas, os docentes vão escrever um artigo sobre a experiência, e os melhores projetos serão premiados em uma cerimônia que vai reconhecer o “Professor Inspiração”.

As capacitações acontecem a partir de fevereiro nos espaços UP Experience da Universidade Positivo, parceira nessa etapa do projeto. A coordenadora do curso de Pedagogia, Valéria Brasil, é também jurada presidente da banca de avaliação. “É gratificante poder participar de um projeto como esse e acompanhar a transformação da educação por meio da capacitação de professores”, aponta Valéria.

Em paralelo, as escolas vão receber reforço tecnológico para apoiar a alfabetização e o letramento das crianças. Serão doados notebooks e mesas educacionais em parceria com o Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação. “As mesas educacionais são recursos excelentes porque unem tecnologia e material concreto. Elas ainda permitem tornar essa etapa da educação muito mais lúdica e divertida, além de ser totalmente adaptada para a educação inclusiva”, acrescenta Raphaella.

Cerca de mil crianças devem se beneficiar da ação neste primeiro ano de implementação. “Temos apoiado as escolas também em outras frentes, e com outros projetos complementares para permitir que os educadores possam ter suas cargas aliviadas e focar no que realmente importa: ensinar”, destaca a rotariana.

Boa Visão

Outro projeto do Rotary é o Boa Visão, aplicado nas duas instituições de ensino em 2020. Em muitos casos, o baixo rendimento escolar das crianças está ligado à dificuldade de enxergar, por isso, os rotarianos fizeram um mutirão nas escolas para identificar alunos com problemas de visão. Os estudantes que tiveram dificuldades detectadas foram encaminhados para o Hospital dos Olhos, que realizou exames oftalmológicos gratuitamente; o transporte ficou por conta da Polícia Militar e o lanche com a equipe do Sofá pra Rua. Já os óculos foram fornecidos gratuitamente pelo Instituto dos Óculos.

“Isso nos mostra duas coisas. A primeira é que a união de toda comunidade faz a diferença, e que a educação das crianças é responsabilidade de todos. Além disso, são vários os fatores que podem afetar o aprendizado, por isso precisamos olhar para todos os aspectos quando falamos em oportunizar uma educação de qualidade”, finaliza Raphaella. O desenvolvimento do projeto pode ser acompanhado nas redes sociais do Rotary @rotarycwbinspiracao e no site www.rotarycwbinspiracao.org.br .

CONTATO PARA IMPRENSA:

Raphaella Caçapava – rotariana, co-idealizadora do projeto e responsável pelas capacitações.

(41) 9 9574-1941

raphaellacacapava@gmail.com 

Crédito: divulgação

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >