Professor publica manual sobre como lidar com emoções durante a pandemia

O coronavírus ainda não atingiu tanta gente quanto os distúrbios emocionais causados pelo medo, isolamento social e ansiedade diante da situação de pandemia. Pensando nisso,  o professor de Psicologia da Universidade Positivo, Gilberto Gaertner, criou um vídeo-manual de orientação sobre como lidar com as emoções nesta época. “Em um momento de mudanças drásticas de rotina, falta de controle e insegurança, é importante instrumentalizar as pessoas para que possam minimizar os efeitos da ansiedade e do estresse situacional”, explica. A ideia do conteúdo surgiu de uma preocupação da coordenação do curso de Psicologia com a saúde mental de seus professores e alunos. 

De acordo com o psicólogo, situações de grande estresse ocasionam um desequilíbrio no sistema nervoso neurovegetativo e afetam o campo emocional. “Vivemos um período de conturbação existencial em todos os sentidos, com quebra de rotina, isolamento social, insegurança, falta de controle, o que ocasionam estresse, ansiedade e até restrições na respiração”, ressalta. 

Segundo ele, a ansiedade desencadeada pela pandemia e reforçada pelo isolamento social pode provocar preocupação elevada, tensão muscular, taquicardia, entre outros sintomas. “Esse estado afeta a atenção e a concentração, a clareza de pensamentos e pode gerar irritabilidade”, aponta. Os vídeos, com técnicas de respiração e distensionamento, têm o objetivo de minimizar os impactos causados pela pandemia. Segundo Gaertner, quando uma pessoa está tensa e irritada, a comunicação tende a ser intempestiva. “Por isso, nesse momento é preciso ter atenção em todas as nossas ações para que possamos conviver de forma minimamente saudável até que tudo volte à normalidade”, alerta. 

O material está disponível no canal ITKF EVENTS do Youtube. Na próxima semana, o professor vai falar sobre home office e uso de telas. 

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em ensino superior entre as IES do estado do Paraná e uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta, mais de 400 mil m² de área verde no câmpus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A instituição conta com quatro unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de Graduação, centenas de programas de especialização e MBA, sete programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam mais de 3.500m². Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Mais informações em www.up.edu.br   

Share:

Latest posts

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >
DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >