Profissionais se emocionam com alta de paciente grave internada por covid-19

Pouco mais de dois anos após a primeira internação por covid-19 na UTI do Hospital Marcelino Champagnat, profissionais finalmente podem comemorar a alta da paciente internada com quadro grave na unidade. Rosane Weber, 45 anos, recebeu alta após ficar 55 dias na unidade de terapia intensiva e 14 dias em leito clínico. Nesta terça-feira (19), finalmente ela foi para casa, cheia de planos e saudades da família.

Dez anos após realizar um transplante de rim, a projetista já tinha tomado três doses da vacina quando acabou se infectando com a covid-19. Após alguns dias de cuidado em casa, ela foi ao hospital pensando que seria liberada no dia seguinte. Quando recebeu a notícia de que estava com 90% do pulmão comprometido e o rim parado, o choque foi muito grande.

“Essa gravidade tão grande ainda não tínhamos experimentado, nem quando a minha mãe passou pelo transplante. Receber a notícia da internação na UTI e intubação foi bem difícil. Quando foi extubada, fizemos uma visita e ela não conseguia manter o olhar fixo”, relembra a filha Júlia Quadros. “Mas, com o passar dos dias, ela ficou em pé na prancha, foi para o jardim do hospital, colocou o pé na grama…foi só emoção”, comemora.

Cuidados

O médico intensivista do Hospital Marcelino Champagnat, Marcos Streit, atuou na UTI covid-19 desde o início da pandemia, e conta que poder testemunhar a alta da Rosane é um momento que ficará marcado para sempre. “Acompanhar essa alta é muito emocionante, um marco muito importante porque é a luz no fim do túnel que muitas vezes pareceu estar tão distante”, conta. “Foram dois anos muito intensos, muitas perdas e histórias de superação. Muito trabalho para que os pacientes pudessem voltar para casa, para suas famílias. Ver a UTI assim, quase vazia, é indescritível”, ressalta Streit.

A psicóloga Viviane Longhi também esteve diretamente envolvida no cuidado à projetista e no contato com a família. “O vínculo que a gente cria nesses casos é muito forte; acompanhamos a luta da paciente pela vida e a angústia da família durante todo o processo. Acompanhar essa vitória da Rosane e todo processo de ressignificação que ela teve é muito gratificante”.

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >