Programa de Aprendizagem auxilia na inserção de jovens no mundo do trabalho

A taxa de desemprego no Brasil atingiu 12,6% no terceiro trimestre de 2021, de acordo com dados divulgados pelo IBGE. Entre os mais jovens, com idade entre 18 e 24 anos, o índice de desocupação registrado foi o dobro, em relação à taxa média total de 25,7%.

Com a proposta de contribuir para o desenvolvimento profissional de jovens, o Programa de Aprendizagem oferecido pelo Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná, o CIEE/PR, abre portas para a inserção dos jovens no mundo do trabalho, sobretudo para a primeira experiência profissional.

A ex-aprendiz e agora colaboradora efetivada no CIEE/PR, Isabella Cristina Ferreira, de 19 anos, resolveu participar das turmas de aprendizagem devido à dificuldade para ingressar no mercado de trabalho. “Por meio dessa experiência como jovem aprendiz, fui inserida no mercado de trabalho e pude obter uma qualificação – inclusive, após o meu término, obtive oportunidades de emprego que anteriormente eram inexistentes pela falta de qualificação”, pondera.

Desenvolvido de acordo com a Lei 10.097/2000, o programa incentiva a inclusão de jovens e adolescentes no mundo do trabalho por meio de um contrato especial de vínculo empregatício temporário na mesma medida em que regula e garante os direitos e os deveres de todas as partes envolvidas. “A Lei da Aprendizagem está vinculada à Constituição Federal, que proíbe qualquer forma de trabalho infantil e de jovens com menos de 18 anos, exceto na condição de aprendiz ou estagiário e que tenha condições de respeitar direitos e deveres bem específicos, responsáveis e comprometidos com todos os direitos básicos”, explica o  instrutor da turma de aprendizagem do CIEE/PR, Andrey Gonçalves.

Para Cicero Vitor Silva, de 17 anos, que atuou como aprendiz durante 1 ano e seis meses, realizando a qualificação on-line devido à pandemia, a aprendizagem beneficiou o campo profissional e pessoal. “Aprendi a separar tanto as emoções no meio familiar quanto na área de trabalho – entre algumas coisas sobre economia”, declara o jovem, que foi orador de sua turma na cerimônia de formatura, realizada pelo CIEE/PR, em Curitiba, no fim de novembro. O evento celebrou a formação de 60 alunos, entre adolescentes e jovens

Desenvolvimento pessoal e profissional

O Programa de Aprendizagem, que nos últimos 15 anos beneficiou mais de 25 mil jovens no Paraná, conta com uma equipe multidisciplinar que visa acompanhar, amparar e preparar o jovem para os desafios da vida pessoal e profissional. “Buscamos sempre estar em contato com esse jovem. Observando, conversando com ele, instruindo, fazendo com que ele se forme enquanto cidadão dentro da sociedade: sabendo de seus direitos, seus deveres,  da importância de uma boa comunicação, e do respeito às pessoas – independentemente de etnia, gênero, religião”, declara o instrutor.

Espaço de Capacitação em Curitiba

Visando oportunizar cada vez mais jovens, a instituição inaugurou em novembro o Espaço de Capacitação e Cidadania – Sede F. Fernando Fontana. O prédio irá atender o Programa de Aprendizagem e outras iniciativas de educação e sociais como o Família em Ação e o Jovem em Ação, em 2022.

 

Sobre o CIEE/PR

Há mais de 54 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR tem uma média mensal de 25 mil estagiários e 5 mil aprendizes, e já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública. Está registrado nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente em mais de 112 municípios e tem como um de seus propósitos trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social.

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >