Programa de intraempreendedorismo do Sicredi forma jovens lideranças e acelera projetos de cooperação

Conectar jovens para inspirar movimentos de impacto positivo nas comunidades. Com esse propósito, a Jornada Jovem Intraempreendedora, que começou a ser desenvolvida pelo Sicredi há três anos, formou, na última terça-feira (9), 25 jovens associados de cooperativas com atuação nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Os participantes integram uma rede de cooperação inicialmente formada por 106 inscritos, integrantes dos Comitês Jovem das cooperativas Sicredi e que participaram de uma jornada de aprendizagem por meio do programa Jovens Líderes Sicredi, desenvolvido com o apoio da Eureca, uma das empresas do grupo Anga, e que resultou em 16 propostas iniciais de ações. Outros 20 projetos de jovens apresentados nos Summits 2018 e 2019 e que integraram o WYCUP – World Council Young Credit Union People foram somados à iniciativa, totalizando 36 ideias agrupadas à Jornada Jovem Intraempreendedora, realizada juntamente com o Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral.

“Durante a jornada intraempreendedora, três elementos são muito importantes. O primeiro, é que a gente busca um empreendedorismo que não seja o que chamamos de egoempreendedorismo, mas transformar o ‘ego’ em ‘eco’, de ecossistema, de ecologia. O segundo ponto é que buscamos um empreendedorismo que reúne pessoas e talentos para sonhar juntos. E o terceiro elemento é aprender a cair e levantar com cada tropeço, que faz aprender, além de, pedir ajuda e entender quem é você nessa jornada”, analisa o  consultor da Fundação Dom Cabral, Pablo Handl.

Do total de projetos, quatro foram selecionados e submetidos a um processo de aceleração com ferramentas e metodologias de mercado, além de mentoria especializada. As iniciativas foram desenvolvidas a partir das necessidades do cooperativismo de crédito e das comunidades onde as cooperativas Sicredi atuam. “Reunimos jovens associados de cooperativas diferentes, moradores de várias cidades da nossa área de atuação e que se conectaram por três anos com energia e entusiasmo. Eles elevaram a décima potência conceitos como voluntariado, cooperação e intraempreendedorismo. Como resultado, temos projetos com conexão social, cooperativa, empreendedora e financeira”, comenta o gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, André Alves de Assis.

Conexão e olhar para o futuro

Durante a formatura, os jovens puderam se conectar e ouvir a experiência dos representantes do Sicredi que participaram da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), realizada em julho, em Glasgow, na Escócia. Sete jovens que integraram a  programação do WYCUP abordaram a relevância do Sicredi na promoção de lideranças jovens e a importância das novas gerações para a realização de iniciativas com potencial de causar impacto positivo global.

Essa força das novas gerações também foi abordada pelo patrono da turma e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, que destacou a importância de um olhar para o futuro com a força das redes de proteção, de cooperação e inclusão, além dos sentimentos de ousadia e entusiasmo. “As iniciativas dos nossos jovens garantem a perenidade do modelo de negócio cooperativista nessa corrida de bastão que é a vida. Tenho certeza que iremos encontrar muitos desses formandos ocupando posições nas nossas cooperativas na construção de um mundo melhor.”

Projetos na prática para uma sociedade mais próspera 

Durante a formatura, a jovem associada e oradora da turma, Solange Luza, destacou a importância do processo ao longo dos anos. “Nossos projetos não poderiam ficar na mesmice, não poderíamos criar o que já existia. Precisávamos criar um negócio inovador e  o programa nos mostrou que a cooperação está relacionada diretamente com o viver em sociedade. Estamos felizes e com sentimento de tarefa cumprida, mas, lembrando que o processo ainda não acabou. Estamos iniciando a fase de implantação, ativamente cooperando para empreender com as cooperativas do Sicredi e com toda a comunidade”, afirma.

Os projetos desenvolvidos pelos jovens associados contaram com o apoio de cooperativas-anjo do Sicredi e irão passar por um processo de implementação prática. Conheça mais cada uma das iniciativas:

Conexão Financeira: utilizando uma plataforma gamificada, o jogo digital, estilo tabuleiro, promove interação entre participantes tanto na forma digital quanto presencial e possui o jovem como mediador para trazer informações sobre educação financeira. As trilhas de aprendizado têm os conteúdos baseados na cartilha do Banco Central do Brasil, com aplicações que simulam mês a mês as receitas e despesas do cotidiano da vida no período de um ano. Inclui também questões específicas do Sicredi, como conta capital e poupança premiada. O jogo já está disponível nas lojas de aplicativos IOS e Android.

Conexão Cooperativa: jogo digital, estilo tabuleiro, que traz como diferencial imagens em 3D. Para jogar, os participantes são divididos em quatro grupos com os nomes dos fundadores do cooperativismo: Eliza Brierley, Friedrich Wilhelm Raiffeisen, Padre Theodor Amstad e Mário Kruel Guimarães. Durante o jogo, os participantes trabalham os princípios e valores do cooperativismo e situações reais de associados. O jogo utiliza uma aplicação de mercado e promove interação presencial com mediador.

Conexão Social: o Conexão de Impacto é uma plataforma de comunicação nas redes sociais (site, Facebook, Instagram e YouTube) para conectar os membros dos Comitês Jovem e dar visibilidade para os projetos e as ações que estão sendo desenvolvidos.  Por meio do projeto, os jovens podem se conectar, ter acesso a conteúdos relevantes, compartilhar ideias e exercitar a cooperação.

Conexão Empreendedora: aplicativo que visa conectar  mentores voluntários a jovens que desejam ser mentorados em determinadas áreas de atuação, “dar match”. Por meio do projeto, os jovens conseguem desenvolver autoconhecimento e recebem um direcionamento para a carreira. A conexão com mentores tem o objetivo de fornecer aos jovens um guia para que eles possam se empoderar e tomar decisões profissionais. Em período-piloto, os executivos das cooperativas-anjo serão convidados como primeiros mentores e os jovens dos Comitês mentores. O APP já está disponível nas lojas IOS e Android.

 

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.300 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. 

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br 

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Share:

Latest posts

Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul
Confira programação completa do final do mês no restaurante Durante a segunda quinzena de fevereiro,...
Saiba mais >