Programa democratiza acesso a serviços jurídicos

[flgallery id=1940 /]

Justiça no Bairro prestou mais de 506 mil atendimentos em 2017

Disponibilizar o acesso rápido e fácil às principais demandas relacionadas ao Direito de Família para a população de baixa renda foi o que levou à criação do Justiça no Bairro, que completou 15 anos de atuação em 2018. Realizado pelo Poder Judiciário e envolvendo diversos parceiros, como Sistema Fecomércio, Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) e universidades, o programa prestou mais de 506 mil atendimentos em mais de 52 cidades pelo Estado do Paraná em 2017.
Um dos marcos foi a celebração de aproximadamente 1.700 processos de união civil, realizados em março deste ano numa cerimônia que contou com a presença de mais de 20 mil pessoas na Arena da Baixada, em Curitiba. “O casamento é um serviço muito procurado, uma vez que muitos casais já vivem em uma união estável há anos e possuem o sonho de regularizar a situação. Entretanto, nem sempre o orçamento permite”, comenta a desembargadora Joeci Machado Camargo, idealizadora e coordenadora do programa.
A desembargadora ainda comenta que as celebrações coletivas contam com o apoio de empresas públicas e privadas. Além do casamento, também há outros atendimentos que são bastante procurados, como divórcio, curatela, emissão de RG e reconhecimento de paternidade e maternidade.
Para participar do programa, é necessário morar na região atendida na ação, levando documentação original, como certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e comprovante de renda (que não pode ultrapassar três salários mínimos mensais para atendimento jurídico e dois salários mínimos para casamento. A emissão de documentos não exige comprovante de rendimentos). Normalmente, outros serviços também são oferecidos durante as ações, como nas áreas de saúde, beleza e recreação.
Atendimento remoto graças à tecnologia
O ICI, parceiro na realização do Justiça no Bairro, colabora com a manutenção e hospedagem do sistema de informações. A desembargadora Joeci comenta que o Instituto também concede apoio técnico nos eventos para a transmissão de dados e integração entre as unidades móveis do programa, que ainda vai percorrer algumas cidades do Paraná durante 2018. De 19 a 24 de novembro, os atendimentos acontecem em Umuarama e Cruzeiro do Oeste; e de 30 de novembro a 1.º de dezembro, em Almirante Tamandaré.
Sobre o ICI
O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

Share:

Latest posts

Close up of pills lying on the table near cup of tea
Bipolaridade atinge mais de 140 milhões de pessoas no mundo
Young woman making blood donation in hospital
Junho Vermelho: 8 mitos e verdades sobre doação de sangue
Marchesini
Bariátrica x canetas emagrecedoras: estamos diante de uma batalha?

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Close up of pills lying on the table near cup of tea
Bipolaridade atinge mais de 140 milhões de pessoas no mundo
Transtorno costuma surgir antes dos 30 anos e tratamento inclui medicamentos e terapias Alterações...
Saiba mais >
Young woman making blood donation in hospital
Junho Vermelho: 8 mitos e verdades sobre doação de sangue
Especialista esclarece dúvidas mais comuns no Dia Mundial do Doador de Sangue A doação de sangue é...
Saiba mais >
Marchesini
Bariátrica x canetas emagrecedoras: estamos diante de uma batalha?
Caetano Marchesini* O laboratório dinamarquês Novo Nordisk apresentou ao mundo, em 2010, a liraglutida,...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Tricampeão brasileiro, atleta paranaense busca apoio para representar o Brasil
Com uma trajetória marcada por superação, o paratleta Raphael dos Santos, de 38 anos, acaba de conquistar...
Saiba mais >