Projeto ambiental Periquito Cara-Suja é finalista do Prêmio Nacional da Biodiversidade

[flgallery id=896 /]

O Projeto Periquito Cara-Suja, desenvolvido pela Aquasis e apoiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, é finalista no Prêmio Nacional da Biodiversidade, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente.

Iniciado em 2007, o projeto tem como principal objetivo a conservação do periquito cara-suja (Pyrrhura griseipectus), espécie ameaçada de extinção, que costumava habitar as florestas serranas do Nordeste. “Com apenas 250 indivíduos na natureza em 2003, o nível de ameaça à espécie era gravíssimo. Após dez anos de iniciativas que visam a conservar a espécie, chegou-se a quase mil indivíduos vivendo na natureza, número significativo, mas ainda considerado baixo e preocupante”, cometa Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário. Atualmente, devido às frequentes ameaças, a espécie se restringe a três áreas de ocorrência: Serra de Baturité, Quixadá e Ibaretama.

O trabalho realizado no Ceará tem como foco evitar a perda de biodiversidade por meio de processos de conservação de longo prazo, envolvendo ações diretas, pesquisas de campo, sensibilização da sociedade, políticas públicas e auxílio à criação e manejo de Unidades de Conservação. Todas essas ações conjuntas beneficiam também muitas outras espécies, garantindo a manutenção dos habitats e dos serviços ambientais por eles prestados.

O Prêmio Nacional da Biodiversidade tem por finalidade reconhecer o mérito de iniciativas, atividades e projetos que se destacam por buscarem a melhoria do estado de conservação das espécies da biodiversidade brasileira, contribuindo para o alcance das Metas Nacionais de Biodiversidade. O júri popular é realizado até o dia 22 de maio, data em que ocorre a cerimônia de premiação.  Para votar basta clicar no site abaixo, selecionar a iniciativa e confirmar o voto no fim da página. http://pnb.mma.gov.br/juri_popular/

Sobre a Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.510 projetos de 496 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.br, www.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.

Share:

Latest posts

Academia-XPLAY-3
Academia XPlay acelera ritmo do Shopping Plaza Campos Gerais
Envato Imagens
Dia Nacional de Combate ao Fumo: 6 sinais na saúde bucal que fumantes não devem ignorar
Divulgação
Ventura Shopping celebra 25 anos de Harry Potter com sessão especial de "A Pedra Filosofal"

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Academia-XPLAY-3
Academia XPlay acelera ritmo do Shopping Plaza Campos Gerais
Nova operação de 1.200 m² está instalada no piso G1, com estacionamento gratuito para alunos, área kids...
Saiba mais >
Envato Imagens
Dia Nacional de Combate ao Fumo: 6 sinais na saúde bucal que fumantes não devem ignorar
Tabagismo está entre os principais fatores de risco para doenças da boca; cirurgiã-dentista orienta sobre...
Saiba mais >
Divulgação
Ventura Shopping celebra 25 anos de Harry Potter com sessão especial de "A Pedra Filosofal"
Cinesystem reexibe o primeiro filme da saga em 30 de agosto, com experiência temática no Ventura Shopping Os...
Saiba mais >
Sarah Laurindo
Ventura Shopping promove segunda edição do Encontro de AUmigos em celebração ao Dia do Cachorro
Evento gratuito reúne pets, tutores e parceiros em uma tarde de atividades, entretenimento e incentivo...
Saiba mais >