Projeto de educação do Sicredi chega ao Haiti

Principal iniciativa de responsabilidade social da instituição, o Programa A União Faz a Vida rompe barreiras beneficiando mais de 270 crianças em Porto Príncipe

[flgallery id=2652 /]

Demonstrar uma forma diferente de ensinar e aprender, baseada nos conceitos de cooperação e cidadania. Essa é a motivação do Sicredi que, durante o mês de setembro, esteve no Haiti em uma missão especial para promover a educação integral no País. Os colaboradores embarcaram rumo à capital Porto Príncipe levando na bagagem a metodologia do Programa A União Faz a Vida (PUFV), principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. O programa, que no ano passado, impactou mais de 284 mil crianças e adolescentes em todo o território brasileiro realizou sua primeira incursão fora do país pela iniciativa da Sicredi Centro Oeste Paulista, com apoio da Central Sicredi PR/SP/RJ e da Fundação Sicredi. 

Na missão no Haiti os colaboradores apresentaram a metodologia do Programa para os religiosos, professores e funcionários da escola Institution Sacré Coeur de Jésus, em Porto Príncipe. A instituição, ligada à Sagrado Rede de Educação, oferece ensino de excelência e refeições diárias para mais de 270 crianças que vivem em condições de vulnerabilidade social na capital do Haiti. “Mostramos como funciona o programa de formação de professores dentro da metodologia que desenvolvemos. Entendemos que por meio da educação podemos transformar a vida das pessoas e esperamos que essa iniciativa traga bons frutos”, comenta a assessora pedagógica do Programa A União Faz a Vida, Sabrina Conde.

A iniciativa possui um longo histórico de atuação e bons resultados no Brasil. O Programa A União faz a Vida iniciou suas atividades em 1995, no município de Santo Cristo, interior do Rio Grande do Sul, e atualmente é realizado em mais 1,9 mil escolas em mais de 360 municípios de todo o Brasil. Com uma metodologia própria, o programa propõe uma aprendizagem participativa tendo o diálogo como premissa básica. O sucesso do projeto está aliado ao engajamento de vários atores da rede de compromisso. Além do Sicredi, gestor do programa, são protagonistas nesta iniciativa: educadores, assessoria pedagógica, parceiros, apoiadores, gestores das escolas, todos juntos buscando fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes por meio da educação.

A vivência da metodologia com os alunos inicia com as expedições investigativas, que são o ponto de partida para a definição dos temas dos projetos cooperativos. Os educadores formulam questões que orientam a visita ao território da investigação e os estudantes vão para a comunidade para observar, experimentar e descobrir o ambiente a sua volta. Após a expedição, os alunos definem democraticamente o projeto a ser realizado, escolhendo o tema sobre o qual querem conhecer mais. 

Intercâmbio com o Haiti 

Consolidado no Brasil, o PUFV extrapolou fronteiras e chegou ao Haiti por meio do trabalho desenvolvido por uma das cooperativas filiada à Central Sicredi PR/SP/RJ, que compõem o Sicredi. Atuando no interior de São Paulo, a Sicredi Centro Oeste Paulista já desenvolve ações do Programa A União Faz a Vida nos municípios de Dracena e Pompeia, com o envolvimento de escolas participantes. Em Bauru,Marília e Adamantina, também no interior paulista, o programa deverá ser implementado em 2020, mas a atuação da cooperativa no ambiente escolar, com oficinas de educação financeira e peças teatrais chamaram a atenção das religiosas  e gestoras executivas que mantêm a Sagrado Rede de Educação – instituição educacional que desenvolve o projeto no Haiti. 

Com a proximidade de intenções pela educação de qualidade, surgiu a parceria e a possibilidade de levar para a instituição de Porto Príncipe um novo olhar sobre educação. “Soubemos que no Haiti a percepção de educação era muito diferente do que estávamos acostumados, mas sabemos que o ensino de qualidade é a chave para o desenvolvimento das comunidades. Acreditamos nisso e estamos muito felizes por levarmos nossa experiência a um País ainda mais carente que o Brasil”, explica o presidente da Sicredi Centro Oeste Paulista, Dr. João Alberto Salvi.

O projeto, que tem a colaboração como inspiração, contou com doações que possibilitaram o envio de 270 uniformes esportivos para as crianças da instituição. Os integrantes da missão brasileira foram como voluntários e levaram  todo material de apoio ao projeto, como livros traduzidos para o francês, língua falada no país caribenho. “Exercer o voluntariado é uma forma de se tornar próximo aos outros e representa muito o espírito de equipe do Sicredi. Levar uma metodologia educacional a um país em reconstrução foi uma maneira de reafirmarmos nosso compromisso com a comunidade, mesmo que se tenha que extrapolar fronteiras, já que o Programa “A União Faz a Vida” possui números e histórico suficiente para exportar conhecimento”, finaliza o assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Centro Oeste Paulista, Marcello Zanluchi. 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram

Share:

Latest posts

Divulgação Senior Sistemas
Dados sem direção: o novo desperdício do RH moderno
Envato Imagens
Senior Sistemas apresenta nova plataforma de produtividade empresarial com IA
Bia Nauiack
31ª CASACOR Paraná: Espaço inspirado no tema Nem sempre a espera precisa ser vazia pode ser visitado gratuitamente fora da mostra oficial

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação Senior Sistemas
Dados sem direção: o novo desperdício do RH moderno
Por Diego Winagraski Vivemos em uma era na qual os dados são a nova moeda da economia digital. Mas...
Saiba mais >
Envato Imagens
Senior Sistemas apresenta nova plataforma de produtividade empresarial com IA
Com o objetivo de impulsionar os resultados dos negócios por meio da transformação digital e do uso de...
Saiba mais >
Bia Nauiack
31ª CASACOR Paraná: Espaço inspirado no tema Nem sempre a espera precisa ser vazia pode ser visitado gratuitamente fora da mostra oficial
Criado pela arquiteta Roberta Lanza, ambiente está no NH Curitiba The Five, hotel oficial do evento Um lounge que...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Lazer sob medida vira fator decisivo para compra de imóveis de luxo
Pesquisa da Abrainc revela que 62% dos compradores consideram espaços temáticos e experiências personalizadas...
Saiba mais >