Projeto de estudantes busca independência financeira a vítimas de violência doméstica

Colégio Positivo Joinville promove workshop com ajuda de estudantes e comunidade local. Evento acontece neste sábado, 24. Saiba como ajudar

[flgallery id=2465 /]

A dependência financeira é uma das principais justificativas para algumas mulheres permanecerem em um relacionamento abusivo. Pensando nisso, o Colégio Positivo Joinville implantou um projeto social que visa gerar oportunidades de renda para as vítimas de violência doméstica, compartilhando conhecimento de especialistas e envolvendo a comunidade para minimizar o sofrimento e contribuir para a autonomia dessas mulheres.

O projeto Todos por Elas, idealizado pela estudante Maria Alice Machado, de 16 anos, foi encampado por toda a escola, envolvendo alunos, professores e diretoria. Inicialmente, a proposta era a oferta de cursos de artesanato para mulheres que sofrem ou sofreram de violência doméstica, mas a proposta cresceu e, hoje, oferece capacitação em diferentes áreas de atuação. “Verificou-se a necessidade de envolver a sociedade de uma maneira mais ampla, e o projeto mudou para um canal de Youtube com pequenos vídeos de aperfeiçoamento pessoal nas diferentes áreas de interesse”, explica o professor tutor do programa, Cincler Tibes.

Uma nova e marcante etapa da iniciativa acontece no próximo sábado, dia 24 de agosto, quando estudantes e professores organizam workshops com atividades específicas como oficina de culinária, estética pessoal, bem-estar pessoal, RH, entre outros. “Após a realização deste evento, os alunos iniciam a busca de parceiros da comunidade para realizar a emancipação das vítimas de violência doméstica, propiciando um treinamento e, após essa ação, alcançar nossa principal meta: a realocação dessas mulheres no mercado de trabalho”, conta o professor.

Os alunos do Ensino Médio participam do projeto desde a escolha da linha de atuação, geração de ideias, planejamento, busca de solução para os desafios e execução das ações. “Com isso, também queremos desenvolver o senso crítico dos alunos, que precisam estar em sintonia não só com a própria realidade, mas também com a realidade da comunidade na qual eles estão inseridos, além de contribuir para uma prática de inclusão social, de formação da cidadania e emancipação dos sujeitos sociais”, diz o professor. “A comunidade tem um papel fundamental para este projeto. Somente com o envolvimento da sociedade, ele terá um impacto positivo nas pessoas. A sociedade vai propiciar uma nova oportunidade para estas mulheres, que saíram de uma situação de risco, humilhadas, sem perspectiva financeira e social. Com os parceiros que já conquistamos, todos voluntários, doando seu tempo, conhecimento e material, vamos transformar pelo menos um pouco a vida das mulheres que um dia tiveram a sua vida reduzidas ao desespero”, conclui.

Quem quiser contribuir com o projeto, pode ajudar de diversas formas: oferecendo oficinas, doando materiais, comprando produtos produzidos pelas mulheres atendidas pelo projeto ou empregando uma delas.

SERVIÇO

Projeto Todos por Elas

Data: 24 de agosto de 2019

Horário: das 9h às 12h

Local: Colégio Positivo Joinville (Rua Aquidaban, 200)

Mais informações: (47) 2101-4000

Sobre o Colégio Positivo Joinville

O Colégio Positivo Joinville foi incorporado à rede de colégios do Grupo Positivo em 2016 e, desde então, combina tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Localizado em Joinville (SC), o Colégio Positivo Joinville tem turmas de Educação Infantil (Bilíngue), Ensino Fundamental I (Bilíngue), Ensino Fundamental II, Ensino Médio Regular e Ensino Médio Integral. Além disso, os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, incentivo ao empreendedorismo e aulas de Língua Inglesa diferenciadas.

Share:

Latest posts

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >
FOTO-HARROCK-JE-2 (1)
Hard Rock Cafe Curitiba anuncia novidades no cardápio de almoço
Lunch menu tem novos preços e opções para quem busca pratos executivos com um toque de Rock’n Roll Conhecido...
Saiba mais >