Projeto de incentivo à cultura e educação amplia acesso aos livros para mais de 1.300 profissionais da construção civil

Desde julho de 2021, Instituto A.Yoshii construiu dez “Canteiros da Leitura”, disponibilizou mais de 1.500 obras literárias e beneficiou 1.357 colaboradores em diversas construções no Paraná

No dinâmico cenário de um canteiro de obras, uma pausa para despertar a imaginação e se deixar levar pelos encantos das histórias dos livros. A imagem, um tanto inusitada, ganha vida e forma com o projeto “Canteiro da Leitura”, do Instituto A.Yoshii, entidade sem fins lucrativos que, há 16 anos, promove e compartilha os cuidados de responsabilidade social do Grupo A.Yoshii.

Implementado em julho de 2021, o projeto registra excelente aceitação e repercussão entre os colaboradores e, em pouco mais de um ano, atingiu a marca de dez Canteiros da Leitura implementados no Paraná, nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Porto Amazonas.

Ao todo, o projeto já beneficiou 1.357 trabalhadores da construção civil que, com livre acesso às obras literárias, encontram no ambiente de trabalho um novo incentivo à leitura. Nestas bibliotecas construídas dentro dos canteiros de obra, a construtora disponibiliza mais de 150 exemplares entre livros, revistas e histórias em quadrinhos, que podem ser lidos nos intervalos de trabalho ou em casa, engajando a leitura em família.

“Temos acompanhado o fluxo de empréstimos dos livros e estamos muito satisfeitos com o resultado do projeto. Muitos funcionários levam exemplares para casa e essa é a essência do projeto: impactar positivamente os colaboradores e a comunidade. Quanto mais pessoas desfrutarem dessa iniciativa, melhor”, celebra o presidente do Instituto A.Yoshii, Aparecido Siqueira.

Os títulos disponibilizados integram o acervo do Instituto e são voltados para as realidades profissional e pessoal dos colaboradores, como biografias, literatura brasileira, infantil e internacional, autoajuda, gestão, entre outros.

Biblioterapia: benefícios para o cérebro e desenvolvimento social

Uma pesquisa da Universidade de Sussex, da Inglaterra, revelou que seis minutos diários de leitura aliviam o estresse e as tensões, além de melhorar o funcionamento do cérebro, desenvolver o senso crítico, estimular a imaginação, ampliar o conhecimento e enriquecer o vocabulário e a escrita.

Emily Regina Alves dos Santos trabalha em uma obra de Maringá e relata que, logo nos primeiros dias de implantação do projeto, 25 livros já haviam sido emprestados. Ela, que atua na limpeza geral, diz que os livros infantis garantem bons momentos de lazer e relaxamento. “Ajuda a distrair e a esquecer um pouco das tarefas do dia a dia porque a gente passa a focar só no livro. As histórias infantis são as minhas preferidas”, conta.

Já Bryan Lucas Ribeiro Gaya, que trabalha no almoxarifado, prefere os livros de ficção e as biografias. “Quem olha uma obra do lado de fora não imagina que tem um espaço como esse, que nos permite mergulhar em tantas histórias e adquirir novos conhecimentos”, diz.

Atualmente, o Canteiro da Leitura está presente em quatro obras em Londrina e duas em Maringá. De acordo com Siqueira, para a implantação do projeto a obra precisa estar em uma fase mais avançada. “Ao ser concluída, desmontamos o espaço e o levamos para uma nova obra. A intenção é estender o projeto para as outras praças de atuação do Grupo A.Yoshii”, diz.

Bibliotecas feitas a partir de resíduos da construção civil

Além do compromisso com Cultura e Educação, principais pilares do Instituto A.Yoshii, Siqueira destaca o viés sustentável do projeto. “É uma iniciativa pautada tanto no incentivo à leitura e acesso ao conhecimento como no compromisso com o meio ambiente. Grande parte do mobiliário disponível nesses espaços de leitura é desenvolvido pelas equipes de obra, a partir de resíduos da construção civil que seriam descartados”, afirma.

Neste mês de novembro, o Instituto A.Yoshii foi certificado com o Selo Sesi ODS 2022, na categoria Inovação com o projeto Canteiro da Leitura. A cada ano, o Sesi-PR destaca  os trabalhos realizados no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

 

Sobre o Instituto A.Yoshii

Fundada em 2006, a entidade sem fins lucrativos promove ações solidárias ligadas à educação, meio ambiente e cultura, em busca de resultados com impacto social positivo. Ao longo dos 15 anos de atuação, o Instituto A.Yoshii promoveu diversas iniciativas voltadas a mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade econômica-social, minimização de impactos no meio ambiente e democratização do acesso à cultura e educação. Em 2020, o Instituto foi reconhecido pelo quinto ano consecutivo com o Selo Sesi ODS, como uma das principais organizações que trabalham em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Mais informações: https://www.institutoayoshii.org.br

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Central Press

MAIS INFORMAÇÕES / AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS
Curitiba: + 55 41 3026-2610 | + 55 41 99273-8999
São Paulo: + 55 11 94199-9379
Londres: + 44 7379-138858
centralpress@centralpress.com.br
www.centralpress.com.br

Share:

Latest posts

Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul
Confira programação completa do final do mês no restaurante Durante a segunda quinzena de fevereiro,...
Saiba mais >