Projeto de “moeda escolar” aumenta frequência e ensina educação financeira no Paraná

Iniciativa do Colégio Estadual Amanda Carneiro de Mello usa sistema de recompensas com moeda fictícia para promover presença e consumo consciente entre os alunos

Em uma escola pública de Castro, no interior do Paraná, a assiduidade dos estudantes está se transformando em motivação e aprendizado prático. O Colégio Estadual Amanda Carneiro de Mello, gerido em parceria com a Tom Educação, lançou o projeto Dinheirinho do Guarazinho, uma proposta criativa que une educação financeira à valorização da presença em sala de aula.

A iniciativa já mostra resultados expressivos. Em apenas três semanas, a escola registrou aumento contínuo na frequência, especialmente entre os mais de 100 alunos que participam ativamente do programa. A meta é ousada: alcançar 92% de presença geral até o final do ano.

Como funciona

O projeto distribui semanalmente uma moeda fictícia, o Guará, conforme o percentual de presença do estudante. Quem alcança entre 90% e 95% recebe 5 guarás; já aqueles com frequência superior a 95,01% recebem 10 guarás. A moeda pode ser trocada por itens escolares e lúdicos na chamada Lojinha da Frequência, instalada na biblioteca da escola.

“O modelo busca desenvolver não apenas o compromisso com a rotina escolar, mas também noções fundamentais de economia doméstica: planejamento, poupança, tomada de decisão e recompensa pelo esforço”, afirma o coordenador administrativo da escola, Alessandro Kremer, idealizador do projeto. Os produtos disponíveis — como lápis, estojos, jogos, cadernos e quebra-cabeças — têm preços a partir de 20 guarás, o que incentiva o acúmulo e a escolha consciente.

A ideia do coordenador foi acolhida e aprimorada com apoio da equipe pedagógica e da gestão da Tom Educação. Atualmente, o programa é operado de forma colaborativa entre os setores administrativo e pedagógico da escola, que também se responsabilizam pelo controle, reposição e organização dos itens da loja.

Impacto imediato

O projeto fez tanto sucesso que ganhou um mascote, o Guarazinho, criado pelo estudante Mateus Essig do Nascimento, do 7o ano do Ensino Médio da própria escola. O personagem conversa com a comunidade escolar nas redes sociais do colégio, gerando engajamento.

Entre os principais efeitos observados até agora estão o aumento da frequência escolar; maior motivação dos alunos, que relatam entusiasmo ao “comprar” com seus guarás; e mudança no comportamento, com estudantes mais comprometidos com a escola e interessados no planejamento de suas escolhas de consumo. Além disso, professores e coordenadores relatam um ambiente escolar mais leve e cooperativo, com alunos discutindo finanças de forma lúdica e realista.

Educação financeira desde cedo

De acordo com o coordenador, o Dinheirinho do Guarazinho é mais do que um sistema de recompensas: trata-se de um laboratório de economia cotidiana. “Ao planejar seus gastos e guardar os guarás para algo que desejam muito, eles vivenciam na prática o que é poupar e fazer escolhas com consciência”, afirma Kremer.

A experiência pode servir de modelo para outras instituições de ensino que desejem integrar conteúdos de educação financeira com ações práticas de engajamento escolar — tema, aliás, previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que recomenda o desenvolvimento de competências socioemocionais e de gestão financeira ao longo da vida escolar.

Share:

Latest posts

In school, diverse group of young students hugging, laughing outside
Por que a educação financeira é importante para formar crianças responsáveis e empáticas
ABE-sistema-de-ensino-47
eu filho não vai bem nas avaliações? Talvez não seja falta de estudo
livro-para-crianca
Sete objetos do cotidiano que podem ajudar na alfabetização

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

In school, diverse group of young students hugging, laughing outside
Por que a educação financeira é importante para formar crianças responsáveis e empáticas
Ensinar o valor do dinheiro desde cedo ajuda a preparar cidadãos conscientes Nos últimos dez anos,...
Saiba mais >
ABE-sistema-de-ensino-47
eu filho não vai bem nas avaliações? Talvez não seja falta de estudo
Rotina, sono e afeto contam tanto quanto conteúdo; conheça cinco fatores que podem impactar o desempenho...
Saiba mais >
livro-para-crianca
Sete objetos do cotidiano que podem ajudar na alfabetização
Itens encontrados em casa são bons aliados para potencializar aprendizagem da leitura e da escrita A...
Saiba mais >
IMG-0185 - 1-
Chegada do Papai Noel marca início do Doce Natal Ventura
Evento gratuito terá banda, cortejo com personagens e atrações temáticas O Ventura Shopping abre oficialmente...
Saiba mais >