Projeto mostra que é possível fazer uma escola diferente e desenvolver o aluno de forma cidadã

[flgallery id=889 /]

Mais de 700 profissionais de educação se reúnem em Salvador para debater tendências

Foi-se o tempo em que a qualidade do ensino era medida pela rigidez do professor e pelas carteiras alinhadas. Em Salvador, quem dá provas disso é o Colégio Acadêmico que, por meio de um projeto inovador, tem reunido diversão, conhecimento e a participação maciça dos alunos no dia a dia escolar. Nele, os estudantes participam de uma olímpiada do conhecimento e desenvolvem temas que vão desde educação financeira a preservação do meio ambiente, no qual é realizado um desfile de moda com materiais reciclados, tendo os professores como modelos.
Além de fomentar o trabalho em equipe, a integração das disciplinas e o trabalho do professor como um mediador, as duas unidades do Colégio Acadêmico (localizadas em Lauro de Freitas/ Vilas e Pituba) estão conseguindo mostrar que é possível fazer uma escola diferente, onde o aluno é o protagonista da sua caminhada e se desenvolve de forma cidadã. “O Olinca é um projeto multifacetado, que tem o intuito de sociabilizar os alunos, desinibir, congraçar, informar e divertir. Objetiva, principalmente, a formação do ser integral, a divulgação cultural e a assistência social de forma interdisciplinar”, explica a diretora Maria Arlene Nunes que atua na sede Vilas.
“Temos como proposta oferecer ao educando espaços para construção de novos conhecimentos com autonomia, identidade, ética e respeito às diversidades, fazendo com que a interdisciplinaridade seja real e mostre que as disciplinas podem e devem interagir, inclusive com o apoio do universo digital”, complementa a diretora. A culminância do projeto que leva como base o interacionismo ocorre no dia 10 de junho e já é grande a expectativa da comunidade escolar em torno da sua realização. “Ano passado o projeto foi tão bacana que recebeu o apoio até de celebridades que se engajaram na torcida pelas equipes”, relata.
O Colégio Acadêmico é um dos 100 centros de ensino que participam amanhã, dia 16 de maio, do “Um Dia Positivo!”, realizado em Salvador. O evento reunirá representantes das instituições conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino com o intuito de promover a formação e a troca de experiências, integrar ações e apresentar as inovações desenvolvidas para o universo escolar, a fim de que gestores e professores estejam em sintonia com as novas demandas do ensino, da sociedade e com a era digital.
 
Programação
O evento “Um Dia Positivo!” reunirá mais de 700 participantes (entre gestores e docentes). No quadro de palestrantes estão nomes expressivos como o headhunter Bernt Entschev, consultor que trabalha com recrutamento de executivos há mais de 25 anos e já foi eleito o 4º Melhor Headhunter do Brasil pelo Canal RH, e que falará sobre sucessão na gestão.
A programação contempla, ainda, temas que vão desde o uso de novas tecnologias e ferramentas digitais em sala de aula, como a segurança cibernética e o papel da escola na era digital. Quem falará sobre o assunto será a advogada e especialista em Direito Digital Patrícia Peck, que é idealizadora do Movimento “Família mais Segura na Internet”.
Também estão previstos debates sobre reputação e gerenciamento de crises, com o gerente de marketing Fabrício Almada e a coordenadora de marketing da Editora, Priscila Padilha; a importância do bilinguismo na escola, com Luiz Fernando Schibelbain, e a formação de preços e custos nas escolas, com o gerente contábil e tributário Marco Aurélio Pitta.    
Enquanto os gestores escolares participam de programação no São Salvador Hotéis e Convenções, localizado no bairro Stiep, os docentes participam de formação específica no Fiesta Bahia Hotel, em Pituba.
Além de Salvador estão previstas outras 20 edições do “Um Dia Positivo”. Elas serão realizadas em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, São Paulo, Belém, Campinas, Ribeirão Preto, Fortaleza, Recife e Manaus.
 
Serviço:
Evento: Um Dia Positivo
Data: 16/05, das 8h30 às 18h
Onde: Salvador
– Programação para gestores: São Salvador Hotéis e Convenções, localizado no bairro Stiep
– Programação para docentes: Fiesta Bahia Hotel, em Pituba.
 
 
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.
Sobre a Editora Positivo
Fundada há 37 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Para a rede pública a editora disponibiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Já as escolas particulares contam com o Sistema Positivo de Ensino e com o Conquista. Cerca de 2 milhões de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

Share:

Latest posts

Kelly-Finger
Centenário do Athletico vira projeto com entrevistas disponíveis para reprodução
kid-playing-dirty-house (1)
YouTube e TikTok podem causar problemas cognitivos e sociais em crianças: como combater?
52810365744-a57fcac0dd-k
Com duas apresentações, MishMash 2024 é uma das estrelas do Festival de Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Kelly-Finger
Centenário do Athletico vira projeto com entrevistas disponíveis para reprodução
“CAP 100: Do Bairro à América” traz a história do time, dividida em dez décadas, em áudio...
Saiba mais >
kid-playing-dirty-house (1)
YouTube e TikTok podem causar problemas cognitivos e sociais em crianças: como combater?
Com o crescimento exponencial do uso das tecnologias, a cada dia que passa é mais comum ver as crianças,...
Saiba mais >
52810365744-a57fcac0dd-k
Com duas apresentações, MishMash 2024 é uma das estrelas do Festival de Curitiba
Diferentes formas de arte se misturam no mesmo palco e encantam o público. Esse é o MishMash, espetáculo...
Saiba mais >
LUP-8425
Representatividade feminina, equidade salarial e diversidade nas lideranças marcam encontro no mês da mulher
Evento organizado por lideranças femininas destaca o panorama das mulheres no mercado de trabalho e aposta...
Saiba mais >