Projeto que aborda a violência contra mulher vence prêmio de educação e incentivo à leitura

[flgallery id=1313 /]

O tema, atual e polêmico, no centro de um projeto de incentivo à leitura, causou impacto entre os alunos e chamou a atenção também dos jurados. O projeto “Mulheres oprimidas, protagonistas das nossas histórias”, desenvolvido pela professora Gisele Rodrigues e que aborda a violência contra as mulheres, foi o vencedor do Prêmio RBS de Educação, na categoria Escola Privada. A 5ª edição do prêmio, que tem como objetivo disseminar e reconhecer boas práticas de incentivo à leitura, premiou escolas públicas e privadas do Ensino Básico. Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio São Mateus, em Cachoeirinha (RS), Gisele conta que a ideia do projeto começou com a leitura de um trecho da biografia de Malala, presente no material didático adotado pela escola, conveniada ao Sistema Positivo de Ensino. A ativista paquistanesa, vencedora do Nobel da Paz, foi baleada na cabeça aos 15 anos por defender os direitos das mulheres à educação. “O material despertou o interesse e a discussão e percebi que podia fazer os alunos refletirem a respeito do tema por meio de trabalhos de leitura e escrita”, explica Gisele.

Além de explorar os aspectos pedagógicos de leitura, literatura e produção de texto, a professora afirma que a experiência serviu para esclarecer os alunos sobre violência doméstica e a condição da mulher na sociedade. “Conseguimos chamar a atenção para uma questão muito importante, que foi trazida à tona por meio do material didático. O trabalho estimulou a reflexão, conseguiu sensibilizar e gerar conscientização”, destaca Gisele.

 

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

Share:

Latest posts

Athletico Paranaense
Galáticos Game abre venda de ingressos para partida solidária com Ronaldinho Gaúcho e ídolos do futebol paranaense
FOTO-03
Muito além do presente: menu farto para compartilhar e celebrar o Dia dos Pais
FOTO-02-Divulgacao
Outback aposta na tendência de compartilhar e lança campanha de tábuas com seus pratos mais pedidos em combinações inéditas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Athletico Paranaense
Galáticos Game abre venda de ingressos para partida solidária com Ronaldinho Gaúcho e ídolos do futebol paranaense
Partida entre Amigos de Ronaldinho Gaúcho e Estrelas Paranaenses acontece no dia 3 de outubro, na Arena...
Saiba mais >
FOTO-03
Muito além do presente: menu farto para compartilhar e celebrar o Dia dos Pais
Outback aposta em combinações para compartilhar com sua nova campanha de Tábuas, unindo a clássica Junior...
Saiba mais >
FOTO-02-Divulgacao
Outback aposta na tendência de compartilhar e lança campanha de tábuas com seus pratos mais pedidos em combinações inéditas
Iniciativa amplia a estratégia da marca de transformar a mesa em um espaço de confraternização, incentivando...
Saiba mais >
HSMC
Dia dos Pais: 6 opções de presentes e experiências diferentes para celebrar a data em Curitiba
De brunchs e jantares especiais a produtos licenciados e check-up preventivo, estabelecimentos da capital...
Saiba mais >