Quando a matemática não é só números

[flgallery id=156 /]

Interpretação de textos é responsável por grande parte dos erros nos problemas matemáticos

Um hábito resulta no outro: ler com atenção e calma, sem aquela ansiedade de fazer tudo rápido, amplia a chance de se compreender melhor o texto. A regra se estende não só a prática de redação e desenvolvimento do vocabulário, mas a exercícios na área de ciências exatas, como na Matemática. Entender o que o texto pede, envolvendo números e operações, é uma das regras de ouro para o aluno conseguir resolver o problema formulado na prova ou tarefa de casa.
A facilidade para acessar qualquer coisa que se quer descobrir na internet é um adversário poderoso para o hábito da concentração, pois tudo leva a uma sensação geral de rapidez e facilidade extremas. “Com o avanço da informática, os alunos estão muito imediatistas e, assim, acabam partindo direto para o cálculo, antes mesmo de saber o que está sendo pedido no enunciado. O aluno que não tem a capacidade de concentração, lê superficialmente”, afirma a professora de matemática Marilda Fagundes, do Colégio Positivo Júnior, de Curitiba.
Uma pesquisa nacional do Instituto Paulo Montenegro e da ONG Ação Educativa, realizada  em 2012, ajuda a jogar luz nessa discussão. O resultado principal é de que apenas um em cada quatro brasileiros domina plenamente as habilidades de leitura, escrita e matemática. Isso significa que apenas 25% da população reúne condições para dominar essas habilidades. Diante de um novo perfil de estudante, Marilda afirma ser preciso desenvolver novas técnicas de aprendizado. Elas devem ajudar o aluno a separar a cultura da rapidez do cumprimento dos exercícios em sala de aula.
Algumas dicas simples, mas preciosas, como ler a questão mais de uma vez e destacar as palavras chave fazem a diferença na hora de resolver os exercícios. Nesse hábito de grifar palavras, Marilda adotou inclusive um lema para chamar a atenção dos alunos: “Prova colorida, prova inteligente”. O hábito diário da leitura também vai colocar o estudante na rota para compreender a fundo o que se pede em um texto.
Segundo a educadora, a quinta e a sexta séries do ensino básico representam o maior desafio, já que é nessa fase que os estudantes concluem um relacionamento quase exclusivo com as quatro operações para iniciar um contato mais complexo com a Matemática. Firmar uma cultura de atenção na leitura nessa fase do aprendizado é essencial para as séries futuras. “Se eles aprendem hábitos para ler com mais profundidade nessa faixa etária, seguem fazendo o mesmo nas próximas séries, com o desenvolvimento mais forte da percepção”, destaca Marilda.
 
Sobre o Colégio Positivo
O Colégio Positivo compreende quatro unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental e o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, assim como aulas de Língua Inglesa diferenciadas. Em 2013, foi lançado o Colégio Positivo Internacional, que atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com uma proposta de aprendizado internacional.

Share:

Latest posts

Crédito: Bruna Zembuski
Balloon Experience chega ao Palladium Curitiba
Divulgação
Valmet participa da 5.ª edição da Lignum Latin America com novidades para a cadeia produtiva da madeira
foto site cp (11)
Parque tecnológico no interior do Paraná ganha colégio inspirado em modelo da Finlândia

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Crédito: Bruna Zembuski
Balloon Experience chega ao Palladium Curitiba
Febre na Europa, ambiente colorido e iluminado com mais de 130 mil bolhas promete uma experiência única...
Saiba mais >
Divulgação
Valmet participa da 5.ª edição da Lignum Latin America com novidades para a cadeia produtiva da madeira
Soluções inovadoras em processamento de madeira para indústrias de celulose, papel, painéis e energia...
Saiba mais >
foto site cp (11)
Parque tecnológico no interior do Paraná ganha colégio inspirado em modelo da Finlândia
Espaço onde colégio será instalado já conta com campi de universidades federais, indústrias e áreas de...
Saiba mais >
WhatsApp-Image-2024-09-12-at-12.01
Remédio da alma: musicoterapia passa a fazer parte de "prescrição" médica em hospitais e piano ganha espaço nos corredores
Pacientes que experimentam sinergia entre música e saúde relatam 48% menos dores, aponta estudo da UFPR;...
Saiba mais >