Quarta revolução da humanidade: é hora de colocar saúde mental e checagem de informações no currículo escolar?

Quando estudamos a história do mundo e da sociedade, entendemos que a evolução humana é dividida em ciclos. E, ao encerrar cada um desses ciclos, a humanidade avança para um novo nível, com novos aprendizados e, consequentemente, novos desafios. Durante nossa história, fomos divididos em três grandes revoluções, ou seja, momentos que marcaram cada mudança de ciclo. São elas: a cognitiva, a agrícola e a científica. Em teoria, a humanidade ainda vive na era científica. Mas será que já não estamos passando por uma quarta revolução? 

Quando o homem passou a desenvolver a ciência e buscar novos conhecimentos, ele aprendeu a acumular alimentos e pôde utilizar o tempo, antes gasto com a sobrevivência, com o desenvolvimento de novas tecnologias, habilidades e estudos. Foi nesse momento que a sociedade viveu os maiores avanços de todos os tempos. Foram estudados desde os menores insetos até as maiores galáxias. Descobriu-se tudo e mais um pouco. A cada nova lição, o mundo parava novamente e via como era possível crescer e melhorar a partir do conhecimento. E, a cada nova descoberta, o ser humano percebia sua capacidade de controlar o mundo, a natureza, o tempo… 

Na Idade Média, a peste negra se mostrou um grave problema pois, naquele tempo, não existiam remédios. A gripe espanhola também teve um impacto enorme pela falta de conhecimento e de tecnologias que pudessem combater a doença. Mas e agora? Com remédios, estudos, evolução e muito conhecimento, quem pode parar a covid-19 e controlar os males causados pelos transtornos mentais?

Nessa nova revolução da humanidade estamos aprendendo a lidar com toda essa informação. Ter mais acesso ao conteúdo foi um avanço, mas o excesso dele começa a trazer problemas como ansiedade, depressão, briga de egos e outros males. E não apenas para os adultos, experientes neste jogo chamado “viver em sociedade”, mas também para as crianças, que já nasceram inseridas em uma realidade na qual a informação está ao alcance de um clique.

O excesso de dados e regras pode impactar profundamente a saúde mental dos pequenos, que são ainda mais frágeis e suscetíveis a erros. Então, como prepará-los para filtrar o que “pipoca” freneticamente nas telas de computadores, smartphones e televisões, que já fazem parte da rotina da grande maioria das crianças?

O tema é debatido há vários anos pelo autor e professor israelense Yuval Harari. “Em um mundo inundado de informações, clareza é poder”, afirma o educador, que deixa clara a necessidade de aprendermos a controlar todo o conteúdo que é produzido nos tempos atuais. De nada adianta sabermos muito se raciocinamos pouco. E, claro, ao tomar a decisão de filtrar conhecimentos e apresentar uma abordagem mais concisa e direta, poderemos focar nossas atenções em novas descobertas, como nossos antepassados fizeram, sem deixar as pessoas perdidas em um “mar de inutilidade”. 

Para navegar nesse universo infindável, Harari nos mostra que a pandemia foi um divisor de águas para que a sociedade separasse o “joio do trigo” no âmbito das informações. Para ele, a pandemia é mais do que um teste para o conhecimento científico. É uma prova de cidadania global. As decisões tomadas no combate à covid-19 estão moldando o mundo das próximas décadas. Caso as pessoas não acreditem nas informações que recebem e não confiem naquilo que é passado, poderão seguir vivendo nas chamadas “bolhas”, ou, até mesmo, serem obrigadas a viver em um regime de monitoramento. Assim, chegamos à quarta revolução da humanidade, quando aprendemos a controlar os monstros que criamos. 

Mas tudo isso pode (e deve) ser evitado. E a escola tem papel fundamental nesse processo. A tal reforma nas salas de aula brasileiras, tão debatida por pais e professores, pode dar uma prévia de como vencer a batalha pela informação verdadeira e confiável. Quem sabe, difundir novas disciplinas e conhecimentos que abordem temas como checagem de dados, visão analítica e saúde mental, por exemplo?

A guerra da informação e os problemas sociais estão aí nos rondando, mas a educação é o único caminho para construirmos uma sociedade cada vez mais harmoniosa e alinhada às demandas do mundo moderno – sem deixar de lado a nossa essência, de amor e compaixão. Esses sim grandes diferenciais frente às inteligências artificiais das máquinas que insistem em nos controlar.

*Antonio Rios é Superintendente do Grupo Marista

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