+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Quatro dicas para professores terminarem bem o ano letivo

Postado no dia: 26 de dezembro de 2019
Quatro dicas para professores terminarem bem o ano letivo

Com o fim de dezembro, encerra-se mais um ano letivo, e esse é um momento importante para os mais de 2,5 milhões de professores brasileiros. Antes de aproveitar o descanso merecido, é importante que o profissional faça uma análise pessoal, reflita sobre práticas pedagógicas utilizadas, o que funcionou ou não, organize os materiais e deixe tudo pronto para o próximo ciclo. 

Para auxiliar nesse momento, supervisora pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Sirley Terezinha Golemba Costa, dá dicas que não podem ser esquecidas durante esse processo de encerramento:

  • Organize os materiais de trabalho 

Organize todos os seus materiais de trabalho e o registro de atividades. “Limpe seu armário e avalie o que pode ser usado no próximo ano e o que deve ser descartado. Aproveite também para verificar se você está em dia com as documentações, como diários de classe e outros relatórios, que precisam ser entregues à direção”, explica Sirley. Destine tempo para elaborar um relatório individual dos alunos retidos, apontando suas dificuldades, avanços e possibilidades, isso facilitará muito o trabalho do professor que os receberá no próximo ano. “Caso você siga com a turma, finalize os portfólios e guarde as atividades mais significativas para análise da evolução dos alunos no próximo ano”, orienta.

  • Avalie o ciclo que se encerra

O fim do ano é um bom momento para fazer uma avaliação em todas as esferas da vida. No âmbito profissional, é uma boa hora para analisar o que foi ou não feito, o que deu ou não certo. Revisite seu planejamento anual, a fim de verificar se todas as propostas foram trabalhadas, quais foram os pontos fortes e os que precisam ser retomados. A dica da especialista é fazer uma autoavaliação individual e pedir feedbacks, para entender o que precisa ser melhorado e o que deve continuar no ano seguinte. 

  • Trace objetivos para o próximo ano

Depois de fazer essa avaliação, trace metas para o ano seguinte. “Como foi o aproveitamento dos alunos? Qual área você acha que merece ser mais trabalhada? Acredita que deve investir em uma atualização ou formação? Coloque tudo isso no papel e monte uma lista”, explica. Se já souber para quais turmas irá lecionar, melhor ainda. Dá para anotar ideias e dicas de atividades que vão ajudar na hora de montar o planejamento no ano que vem. Invista em metodologias inovadoras, pesquisa, atividades em equipe e diversidade nas propostas em relação a recepção dos alunos no próximo ano.

  • Faça uma análise pessoal das experiências vividas

Além de preparar essas questões objetivas e refletir sobre elas, é importante parar para fazer uma análise pessoal das experiências vividas. “O quanto você aprendeu e amadureceu? Quais eram os seus planos no começo do ano e quais são agora? O que você queria que acontecesse aconteceu? Tente responder a essas perguntas sem culpa ou cobranças. Não há mais como resolver aquilo que já passou e, por isso, concentre-se no que ainda está por vir, no que deseja conquistar e busque se sentir bem com o que você viveu para aproveitar o seu tempo de descanso da melhor forma, você merece!”, conclui a especialista. 

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil disponibiliza às redes municipais de Educação, uma série de recursos, dentre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para o melhor aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente, o Aprende Brasil atende 243.000 alunos em 199 municípios brasileiros. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Todas as notícias