Quitutes de Festa Junina alegram pacientes de hospital curitibano

[flgallery id=3224 /]

Marcelino Champagnat inova em cardápio para humanizar ambiente hospitalar

Canjica, bolo, doce de abóbora, gelatina em formato de bandeirinha. O cardápio, típico de festa junina, transformou o dia dos pacientes internados no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba (PR), no último dia de junho. A iniciativa faz parte de uma série de ações do hospital, que têm o objetivo de melhorar o bem-estar dos pacientes e aumentar a humanização do ambiente.

“A refeição é um momento de distração para o paciente, um momento no qual ele lembra de casa e da rotina. Então, sempre que possível, buscamos surpreendê-los para que tenham uma experiência agradável e acolhedora”, destaca a nutricionista e gestora do departamento de nutrição do Hospital, Patrícia Conter Lara Prehs.

Em datas comemorativas como Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais ou no aniversário do paciente, a equipe de nutrição elabora um menu diferenciado, sempre de acordo com a prescrição médica e particularidade de cada um. A gelatina, por exemplo, foi servida na opção diet para quem não pode consumir doces.

Há pouco mais de um ano, o Hospital planejou, com a orientação de uma chef de cozinha, cardápios que contemplam refeições adequadas às necessidades dos pacientes, preparadas com criatividade e com apresentação diferenciada. “Queremos mudar a percepção de que comida de hospital é sem graça. Um prato belo e preparado com carinho traz efeitos positivos para o paciente. Alguns chegam até a pedir a receita de comidas e bolos que preparamos aqui”, revela a nutricionista.

Além disso, desde que a pandemia da COVID-19 iniciou, os pacientes internados recebem, junto com as refeições, um bilhete com uma mensagem motivacional. A ação vem encantando a todos e muitos pacientes devolvem as mensagens com agradecimentos e novas recados para a equipe. “A gestão centrada na pessoa permeia todos os setores do Hospital e repercute de forma muito positiva, tanto para os pacientes como para os colaboradores”, comenta o diretor geral do Hospital Marcelino Champagnat, José Octávio Leme Neto.

Sobre o Hospital Marcelino Champagnat

O Hospital Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de Check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >