Ranger Raptor: picape mais rápida do mercado brasileiro chega a Curitiba em 2024

Superpicape off-road possui o motor mais potente já lançado no segmento e é inspirada em veículos de corrida no deserto

A Ford lançou oficialmente no Brasil a Ranger Raptor, versão de alta performance de sua caminhonete líder em vendas. Esta é a primeira vez que o modelo é importado oficialmente pela montadora para o mercado brasileiro, e destaca-se como a picape mais rápida à venda no país. A previsão é que o carro chegue na Ford Slaviero, concessionária Ford mais tradicional de Curitiba, em fevereiro de 2024. Desenvolvida pela Ford Performance, a divisão de veículos de alto desempenho da montadora, a Ranger Raptor é inspirada em veículos de corrida no deserto.

Em comparação com a Ranger Limited, a Raptor apresenta algumas dimensões diferentes, incluindo 10mm a mais de comprimento, 90mm a mais na bitola dianteira e 40mm a mais de altura. Visualmente, a picape transmite robustez e esportividade, destacando-se pelas  rodas aro 17 com pneus de 33 polegadas. “Na atual geração, a Ford Ranger Raptor é um projeto independente da Ranger convencional, com mudanças estruturais e no powertrain voltadas para uma performance extrema tanto na cidade quanto no off-road”, explica o gerente comercial da Ford Slaviero, Rogério Lechinski. 

Motor

O grande diferencial mecânico da Ranger Raptor é seu  motor e  transmissão. Cada marcha tem seu próprio perfil de impulsão até o pico na 3.ª marcha, proporcionando ao condutor a sensação de esportividade ao ser “empurrado” para trás do banco até o término dessa marcha. Também possui um sistema Antilag que mantém as turbinas cheias por até 3 segundos após o alívio do acelerador, assegurando respostas imediatas nas retomadas. Desenvolvido pela Ford Performance, o motor oferece acelerações brutais em qualquer situação, sendo o mais potente já lançado no segmento no Brasil.

Além do câmbio automático, a picape possui trocas de marcha pelo Paddle Shifter, proporcionando maior precisão e rapidez em terrenos acidentados. 

Design

Nesse aspecto, a picape apresenta uma caçamba inteligente para melhor aproveitamento das cargas, com vários pontos de apoio. A tampa traseira possui fixação para grampos e um assistente de fechamento que reduz o peso, além de fixações que permitem prender a carga com segurança.

As lanternas possuem LED com DLR, e os faróis Matrix LED oferecem uma tecnologia de iluminação sem ofuscamento. 

O interior do veículo é equipado com bancos elétricos exclusivos, revestidos em couro e suede, proporcionando conforto e suporte excepcionais. O veículo também oferece ar-condicionado com saída de ar para a segunda fileira, garantindo conforto a todos os ocupantes. A tecnologia e-shifter com transmissão de 10 velocidades proporciona aceleração, resposta e desempenho.

Capacidade off-road

Amortecedores: o amortecedor Fox Live Valve melhora excepcionalmente a capacidade off-road em altas velocidades, realizando impressionantes 500 leituras por segundo. Isso acontece principalmente pelos amortecedores FOX 2.5″ Racing com tecnologia Live Valve, que adaptam sua dureza em tempo real conforme a inclinação, aceleração, velocidade, ângulo de direção e saltos. Esses amortecedores oferecem três modos de ajuste:, normal, sport e off-road, além de dois modos de calibração automática, saldo e pedal baixo. O sistema também proporciona ajuste individual de cada pistão, fornecendo o equilíbrio adequado em todas as situações.

Escapamento: os modos de escapamento da Ranger Raptor transformam a condução em uma experiência sonora única. São quatro modos de som que podem ser selecionados a qualquer momento. Cada um deles apresenta seu próprio perfil sonoro. São eles: normal, com ruído em um nível esperado; esporte, com ruído mais intenso em altas rotações; silencioso, que mantém um ruído baixo, sendo amigável aos vizinhos; baja, com ruído alto, intenso e agressivo o tempo todo. 

Condução: ao todo, são sete modos de condução – normal, esportivo, escorregadio, lama/terra, areia, baja e rock crawl – que adaptam os parâmetros de motor, transmissão, tração e suspensão para superar qualquer terreno com confiança e versatilidade. 

Direção: os modos de direção da Ranger Raptor oferecem versatilidade para diversas situações de condução. São quatro modos de direção que podem ser selecionados a qualquer momento. Cada modo tem seu próprio modo de direção. São eles: normal, conforto, sport off-road.

Piloto automático: semelhante ao piloto automático, o Trail Control foi desenvolvido para a travessia de terrenos fora de estrada em baixa velocidade. Essa função está disponível no Navegador Off-Road, e controla a aceleração e a frenagem da Ranger Raptor tanto em aclives como em declives.

Tecnologia e conectividade

O sistema multimídia SYNC 4, com 12”, permite dividir a tela para que o motorista possa continuar acompanhando a rota no aplicativo, enquanto tem fácil acesso às funções do ar-condicionado, música, telefone e navegador GPS integrado. O painel Full Digital de 12.4″, o mesmo utilizado na F150, é totalmente imersivo e intuitivo, adaptando-se a cada modo de condução e fornecendo as informações mais úteis em cada situação.

O modelo também está equipado com carregador de celular por indução, sistema de áudio com oito alto-falantes e seis interruptores auxiliares. Além disso, conta com o aplicativo FordPass, que permite ao cliente interagir com a picape de onde estiver, proporcionando uma experiência de conectividade avançada que eleva o desempenho e a conveniência.

Sobre a Ford Slaviero

Há quase 80 anos no mercado automotivo, a Ford Slaviero é uma das concessionárias de veículos mais tradicionais e sólidas do mercado, sendo revenda Ford com maior tempo de mercado em Curitiba. Os clientes podem contar com as facilidades oferecidas no comércio de veículos 0km, seminovos multimarcas, peças e serviços especializados. Mais informações: fordslaviero.com.br.

Share:

Latest posts

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
“Tudo pode ser transformado em arte”, afirma a artista plástica Magali Tieppo Robaina, responsável pela...
Saiba mais >
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Ambientes destacam-se em projetos arquitetônicos, refletindo o luxo e a sofisticação dos edifícios Não...
Saiba mais >
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue
Com um aumento de mais de 445% nos casos da doença em comparação ao mesmo período do ano passado, a adoção...
Saiba mais >
_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
Até 1.º de março, Instituto A.Yoshii destaca mais de 40 obras únicas criados nos projetos Obra&Arte...
Saiba mais >