Retrocesso: Brasil recebe Prêmio “Fossil of the Day” na COP 23

[flgallery id=1260 /]

Iniciativa seleciona países que estão indo contra a implementação do Acordo de Paris

No décimo dia da COP 23 – 23a Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Mudança do Clima – que acontece em Bonn, na Alemanha, o Brasil foi o país selecionado com o Fossil of The Day Award pelos subsídios oferecidos pelo Governo às empresas que vão explorar petróleo em alto mar. O motivador do reconhecimento foi a Medida Provisória 795, que, se aprovada, dará cerca de 300 bilhões de dólares (aproximadamente 1 trilhão de Reais) em subsídios à indústria petroleira, durante 25 anos.
O gerente de Estratégia de Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, André Ferretti, que participa do evento, explica que, apesar de o Fóssil do Dia ser entregue geralmente para países que atrapalham o progresso do Acordo de Paris, no caso do Brasil, foi recebido por domesticamente estar dando sinais contrários e indo na contramão da história. “É um prêmio recebido justamente no dia em que o País lança sua candidatura para a COP 25, em 2019, o que reforça a contradição do ato. Em vez de o Brasil anunciar incentivos para bioenergia, energia solar e eólica, recuperação florestal, conservação dos biomas, agricultura de baixo carbono, transporte coletivo, entre outras iniciativas, prefere anunciar incentivos gigantescos para a indústria petroleira”, analisa Ferretti, que também é coordenador geral do Observatório do Clima.
Para o secretário executivo do Observatório do Clima e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Carlos Rittl, o prêmio é merecido pela grande contradição que representa a medida provisória que incentiva a exploração do pré-sal. “Essa MP é um incentivo trilionário para convencer as petroleiras de todo o mundo a virem operar aqui no Brasil. E tanto do ponto de vista da arrecadação como do ponto de vista climático essa medida é uma aberração”, afirma Rittl, que acompanha a COP 23. “Enquanto a tendência mundial é se afastar dos combustíveis fósseis, o Brasil mostra que está disposto a tirar até a última gota do petróleo do subsolo”, pondera.
A premiação Fóssil do Dia foi iniciada em 1999, em Bonn, pela organização German NGO Forum Environment and Development (ONG Alemã Fórum do Meio Ambiente e Desenvolvimento, em tradução livre). Durante as negociações que acontecem nas Conferências das Partes da Convenção da ONU sobre Mudança do Clima, membros do Climate Action Network (CAN) indicam países que se destacam negativamente ou atuam na contramão da implementação do Acordo de Paris.
Áudio: confira a declaração de André Ferretti sobre a premiação e a candidatura do Brasil para sediar a COP 25.
Sobre a Rede de Especialistas de Conservação da Natureza
Rede de Especialistas de Conservação da Natureza é uma reunião de profissionais, de referência nacional e internacional, que atuam em áreas relacionadas à proteção da biodiversidade e assuntos correlatos, com o objetivo de estimular a divulgação de posicionamentos em defesa da conservação da natureza brasileira. A Rede foi constituída em 2014, por iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
Sobre a Fundação Grupo Boticário
A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.528 projetos de 501 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.  Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.brwww.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.

Share:

Latest posts

IMG-3707
Projeto do Sicredi de combate às mudanças climáticas é reconhecido no maior evento de cooperativismo de crédito do mundo em 2026
andreoito-177-1
Operário Ferroviário promove "Fantasma Day" no Shopping Plaza Campos Gerais
WhatsApp-Image-2026-08-03-at-11.45
Primeiro vestibular da UFPR em fase única terá simulado gratuito e aberto ao público

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

IMG-3707
Projeto do Sicredi de combate às mudanças climáticas é reconhecido no maior evento de cooperativismo de crédito do mundo em 2026
Durante a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, a Fundação WOCCU firmou acordo para apoiar...
Saiba mais >
andreoito-177-1
Operário Ferroviário promove "Fantasma Day" no Shopping Plaza Campos Gerais
Ação busca ampliar o número de associados e apresenta detalhes inéditos do projeto de modernização do...
Saiba mais >
WhatsApp-Image-2026-08-03-at-11.45
Primeiro vestibular da UFPR em fase única terá simulado gratuito e aberto ao público
Aberta ao público geral, a iniciativa do Curso Positivo prepara estudantes para o novo vestibular da...
Saiba mais >
foto-19-BRW
BRW conquista quatro troféus na principal feira de papelaria da América Latina
Estreante no mercado de beleza, a BRW foi reconhecida por unir cosméticos e papelaria para o público...
Saiba mais >