Notícias Central Press

RH: construtoras ampliam investimentos em saúde e bem-estar de colaboradores

Postado no dia: 3 de maio de 2021
RH: construtoras ampliam investimentos em saúde e bem-estar de colaboradores
  1. Grupo A.Yoshii cria novas ações para valorizar o capital humano.Crédito: Ronaldo Ronan Rufino

Setor da construção civil precisou se adaptar rapidamente às mudanças impostas pela pandemia

A consultoria Gartner entrevistou 800 líderes de Recursos Humanos em 68 países para saber as prioridades do setor para 2021. O resultado? A grande maioria apontou como principais necessidades a adaptação ao trabalho remoto e à dinâmica mais ágil em razão dos avanços da tecnologia. Ou seja, a pandemia acelerou processos que estavam “incubados” há décadas. Por esse motivo, as empresas precisaram colocar o pé no acelerador e, ao mesmo tempo, cuidar ainda mais dos colaboradores. 

A notícia boa é que 65% das empresas estão aumentando os investimentos em saúde mental e bem-estar dos funcionários, segundo pesquisa do Global Wellness Institute. Algumas construtoras têm ido além. Caso da A.Yoshii e da Yticon, que, além de intensificar as ações de gestão já realizadas na empresa, criou novas ações para valorizar o capital humano. As iniciativas já renderam diversos prêmios ao longo do ano passado, como o Great Place To Work (GPTW) nível nacional. Em abril de 2021, o Grupo A.Yoshii recebeu mais dois reconhecimentos: Troféu Sesi 2020 e Prêmio Gestão RH, em parceria com a  Fundação Getulio Vargas (FGV).

Para o diretor-executivo de Recursos Humanos do Grupo A.Yoshii, Aparecido Siqueira, os prêmios validam todas as ações e investimentos realizados, sobretudo nos últimos 12 meses. “Além do comprometimento da gestão do Grupo, estes prêmios confirmam o engajamento das pessoas nos propósitos da empresa e, ao mesmo tempo, promove a retenção de talentos e consolida a imagem e credibilidade da marca. Também podemos destacar que os prêmios confirmam as boas práticas aplicadas e nos motiva a continuar investindo em nossos colaboradores, pois sabemos que nossos parceiros de negócios, clientes, fornecedores e comunidade reconhecem a importância de respeitar o ambiente humanizado”, afirma.

Reconhecimento paranaense

Criado em 2019, o Troféu Sesi, realizado em parceria com o Great Place to Work, incentiva, promove e avalia a gestão preventiva da segurança, saúde e bem-estar e certifica o clima organizacional das indústrias paranaenses. Mais de 40 empresas receberam a certificação, e o Grupo A.Yoshii conquistou o segundo lugar na categoria de grande porte pelo segundo ano consecutivo. 

A última edição do Troféu Sesi teve quase 60% a mais de participação de empresas, quando comparado à edição anterior, impactando positivamente mais de 18 mil trabalhadores da indústria do Paraná.

Reconhecimento nacional

O Grupo A.Yoshii também foi destaque na categoria “Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO)” com foco em investimento em capital humano do Prêmio Excelência em Gestão de Pessoas, conferido pelo Grupo Gestão RH em 2020. A classificação é definida após pesquisa detalhada com os colaboradores, com auditoria e relatórios da FGV.

Entre os itens avaliados estão: saúde psicológica dos funcionários; cidadania corporativa; desenvolvimento humano e organizacional; e práticas em gestão de pessoas. 

Além de mapear condutas e avaliar o investimento em capital humano, o estudo identifica estratégias e tendências relacionadas às melhores práticas de gestão de pessoas e grau de engajamento dos colaboradores para identificar companhias com melhor gestão de RH, de acordo com diferentes critérios.

“Esse prêmio evidencia nosso diferencial em gestão de pessoas, especialmente em relação à performance e preparo de nossas lideranças, o que nos garantiu destaque no quesito Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO). Vale lembrar que os investimentos constantes em treinamento têm contribuído para o nosso crescimento sustentável”, revela Siqueira.

Papel do RH durante a pandemia

Durante o ano de 2020, o Grupo A.Yoshii formalizou o “Protocolo Interno Covid-19” para garantir que os funcionários pudessem desenvolver suas atividades de forma segura e orientada, respeitando as exigências legais, como os decretos federais, estaduais e municipais. 

“Na área administrativa, nos adaptamos de forma ágil ao novo cenário, com investimentos importantes na área de tecnologia e direcionamento de trabalhos no sistema de home office. Obtivemos adesão e resultados dos trabalhos em alto nível, tanto em produtividade como em qualidade”, explica Siqueira, ressaltando a ampliação da equipe de serviço de saúde e medicina do trabalho, que monitora diversas ações dentro das construtoras.

No canteiro de obras, o diretor lembra que um dos pilares do Grupo A.Yoshii é “respeito à vida com foco na segurança dos colaboradores”. Para colocar em prática a segurança, o Serviço de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) está totalmente alinhado entre gerente de engenharia de segurança, médico do trabalho, engenheiros de segurança, enfermeiros e técnicos de segurança. 

“Nosso principal objetivo é entregar todas as obras dentro da política “acidente zero”. Não medimos esforços para promover debates entre os setores das obras e o RH, por meio de reuniões e palestras periódicas e preventivas. Com este formato, conseguimos unir todas as pontas, considerando a contribuição de todas as lideranças na preocupação constante com os riscos inerentes à construção civil”, finaliza.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Todas as notícias