Rotary desenvolve ações de combate à Covid-19

[fl[flgallery id=3002 /]

Proteção aos profissionais da saúde, suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade e apoio aos rotarianos são áreas definidas para atuação da organização no Distrito 4730, que compreende Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais

No Brasil e no mundo, o Rotary começou a promover ações com foco em conter o avanço da Covid-19. No Paraná, o Distrito 4730, que compreende Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais, criou um Comitê de Emergência para mobilizar os rotarianos em diferentes áreas, auxiliando profissionais e instituições de saúde, pessoas vulneráveis de comunidades locais e inclusive associados da organização que estejam passando por estresse emocional durante este período. “Enfrentar a luta contra o coronavírus é um grande desafio. É o momento de unir nossas forças e nos conectar com quem precisa do Rotary”, incentiva Jorge Franco, Governador do Distrito na gestão 2019-20.

“Precisamos fazer a nossa parte para a achatar a curva do surto”, afirmou o Presidente de Rotary International 2019-20, Mark Maloney, que convidou rotarianos do mundo inteiro a juntar forças no combate a Covid-19. Para conter o avanço da doença, o Rotary International lançou orientações para que líderes rotários adaptem suas rotinas de acordo com as recomendações da OMS e está incentivando ações para auxiliar comunidades locais em cumprir o isolamento social — principal medida para conter a doença e evitar sobrecarga dos sistemas de saúde.

No Paraná, o Rotary está divindo as iniciativas de combate em três áreas principais: saúde — campanhas para doação de sangue e compra de equipamentos de proteção individual (EPI) para profissionais; ação humanitária — arrecadação de alimentos para pessoas vulneráveis; e apoio aos rotarianos e familiares do Distrito 4730.

Saúde

O Rotary, Rotaract e Interact do Distrito 4730 uniram forças para criar uma campanha para conscientizar e orientar o procedimento para doação de sangue. O objetivo é ajudar a aumentar o estoque dos bancos de sangue no Paraná. Devido a pandemia, o estoque estadual diminuiu a capacidade de duração para 2 a 3 dias, abaixo do nível considerado “ideal”. A campanha explica os requisitos, restrições, procedimentos e cuidados a serem tomados após a doação, além de possibilitar que o doador registre a doação online. 

O Distrito também fez uma parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e com o Governo do Paraná para comprar insumos para produção em impressoras 3D de protetores faciais destinados a profissionais da saúde. A iniciativa está arrecadando recursos e levantando a quantidade de equipamentos necessários nas comunidades dos Rotary Clubs participantes. Para participar, os clubes ou colaboradores devem fazer um pedido mínimo de 50 máscaras (R$ 500,00) e escolher a instituição de saúde de destino. 

Ação humanitária 

Também em parceria com o Rotaract Distrito 4730, o Rotary lançou uma ação para ajudar pessoas vulneráveis afetadas pelas medidas de isolamento social para conter a pandemia. A campanha visa a arrecadar produtos de limpeza, higiene pessoal e alimentos não-perecíveis para famílias que ficarão sem renda durante esse período. A iniciativa vai posicionar caixas nas portarias de condomínios e em mercados parceiros da ação. Levando em conta que muitas pessoas precisam manter isolamento total, também é possível fazer a doação de um valor mínimo de 20 reais na conta do Sicredi (748) / Agência: 0730 / Conta: 14215-7, em nome de Distrito 4730 de Rotary International (CNPJ: 08.252.079/0001-50). Todos os valores serão revertidos para a compra dos itens de cesta básica, limpeza e higiene pessoal. Em Curitiba, os produtos serão entregues à Fundação de Ação Social (FAS) da cidade.

Apoio emocional

Conhecido por criar laços de amizade e companheirismo entre seus associados, o Rotary tem incentivado seus associados a encontrar formas de, mesmo a distância, se reunirem e apoiarem uns aos outros. No Distrito 4730, essa ideia foi executada por meio de grupos de apoio para rotarianos e familiares. Segundo Jorge Franco, Governador do Distrito, a criação dos “Grupos de Solidariedade e Apoio Mútuo” tem como objetivo que os associados compartilhem diariamente como estão se sentindo e se têm uma necessidade específica que o grupo possa ajudar a resolver. “Todos os rotarianos estão inseridos em uma grande rede de contatos humanos e isso pode ser essencial para vencermos juntos este desafio pela vida”, reforça.

O funcionamento dos grupos é organizado por cada Rotary Club, compostos por quatro membros cada. Tendo em vista possíveis problemas de conexão via internet, a prioridade é que os contatos diários aconteçam por telefone. Os grupos permanecem ativos enquanto o período de isolamento pessoal persistir, podendo ser reorganizado pelos clubes para diversificar o compartilhamento de experiências.

A comunidade está convidada a contribuir. Mais informações com a Secretária Distrital e presidente do Comitê Sandra Lara, pelo telefone (41) 9 9994-1501. 

Share:

Latest posts

Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte
Espaços para prática da fé em hospitais são demonstração de respeito às necessidades de pacientes e familiares Créditos: Divulgação
Espaços para prática da fé e espiritualidade são aliados no tratamento e internações médicas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Hospitais registram crescimento superior a 40% em procedimentos para pacientes acima de 70 anos; avanços...
Saiba mais >
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte
Estudos indicam que chance é até oito vezes maior entre as jogadoras e o futebol é campeão nesse tipo...
Saiba mais >
Espaços para prática da fé em hospitais são demonstração de respeito às necessidades de pacientes e familiares Créditos: Divulgação
Espaços para prática da fé e espiritualidade são aliados no tratamento e internações médicas
Acolhimento se estende a pacientes, familiares e profissionais da saúde, com iniciativas perto de centros...
Saiba mais >
Grupo Marista
Presidente do Grupo Marista é nomeado chefe provincial da Província Marista do Brasil Centro-Sul
Nesta segunda-feira (25/03), o Irmão Vanderlei Siqueira dos Santos foi nomeado Superior Provincial da...
Saiba mais >