+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Rotary desenvolve ações de combate à Covid-19

Postado no dia: 3 de abril de 2020
Rotary desenvolve ações de combate à Covid-19

[fl

Proteção aos profissionais da saúde, suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade e apoio aos rotarianos são áreas definidas para atuação da organização no Distrito 4730, que compreende Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais

No Brasil e no mundo, o Rotary começou a promover ações com foco em conter o avanço da Covid-19. No Paraná, o Distrito 4730, que compreende Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais, criou um Comitê de Emergência para mobilizar os rotarianos em diferentes áreas, auxiliando profissionais e instituições de saúde, pessoas vulneráveis de comunidades locais e inclusive associados da organização que estejam passando por estresse emocional durante este período. “Enfrentar a luta contra o coronavírus é um grande desafio. É o momento de unir nossas forças e nos conectar com quem precisa do Rotary”, incentiva Jorge Franco, Governador do Distrito na gestão 2019-20.

“Precisamos fazer a nossa parte para a achatar a curva do surto”, afirmou o Presidente de Rotary International 2019-20, Mark Maloney, que convidou rotarianos do mundo inteiro a juntar forças no combate a Covid-19. Para conter o avanço da doença, o Rotary International lançou orientações para que líderes rotários adaptem suas rotinas de acordo com as recomendações da OMS e está incentivando ações para auxiliar comunidades locais em cumprir o isolamento social — principal medida para conter a doença e evitar sobrecarga dos sistemas de saúde.

No Paraná, o Rotary está divindo as iniciativas de combate em três áreas principais: saúde — campanhas para doação de sangue e compra de equipamentos de proteção individual (EPI) para profissionais; ação humanitária — arrecadação de alimentos para pessoas vulneráveis; e apoio aos rotarianos e familiares do Distrito 4730.

Saúde

O Rotary, Rotaract e Interact do Distrito 4730 uniram forças para criar uma campanha para conscientizar e orientar o procedimento para doação de sangue. O objetivo é ajudar a aumentar o estoque dos bancos de sangue no Paraná. Devido a pandemia, o estoque estadual diminuiu a capacidade de duração para 2 a 3 dias, abaixo do nível considerado “ideal”. A campanha explica os requisitos, restrições, procedimentos e cuidados a serem tomados após a doação, além de possibilitar que o doador registre a doação online. 

O Distrito também fez uma parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e com o Governo do Paraná para comprar insumos para produção em impressoras 3D de protetores faciais destinados a profissionais da saúde. A iniciativa está arrecadando recursos e levantando a quantidade de equipamentos necessários nas comunidades dos Rotary Clubs participantes. Para participar, os clubes ou colaboradores devem fazer um pedido mínimo de 50 máscaras (R$ 500,00) e escolher a instituição de saúde de destino. 

Ação humanitária 

Também em parceria com o Rotaract Distrito 4730, o Rotary lançou uma ação para ajudar pessoas vulneráveis afetadas pelas medidas de isolamento social para conter a pandemia. A campanha visa a arrecadar produtos de limpeza, higiene pessoal e alimentos não-perecíveis para famílias que ficarão sem renda durante esse período. A iniciativa vai posicionar caixas nas portarias de condomínios e em mercados parceiros da ação. Levando em conta que muitas pessoas precisam manter isolamento total, também é possível fazer a doação de um valor mínimo de 20 reais na conta do Sicredi (748) / Agência: 0730 / Conta: 14215-7, em nome de Distrito 4730 de Rotary International (CNPJ: 08.252.079/0001-50). Todos os valores serão revertidos para a compra dos itens de cesta básica, limpeza e higiene pessoal. Em Curitiba, os produtos serão entregues à Fundação de Ação Social (FAS) da cidade.

Apoio emocional

Conhecido por criar laços de amizade e companheirismo entre seus associados, o Rotary tem incentivado seus associados a encontrar formas de, mesmo a distância, se reunirem e apoiarem uns aos outros. No Distrito 4730, essa ideia foi executada por meio de grupos de apoio para rotarianos e familiares. Segundo Jorge Franco, Governador do Distrito, a criação dos “Grupos de Solidariedade e Apoio Mútuo” tem como objetivo que os associados compartilhem diariamente como estão se sentindo e se têm uma necessidade específica que o grupo possa ajudar a resolver. “Todos os rotarianos estão inseridos em uma grande rede de contatos humanos e isso pode ser essencial para vencermos juntos este desafio pela vida”, reforça.

O funcionamento dos grupos é organizado por cada Rotary Club, compostos por quatro membros cada. Tendo em vista possíveis problemas de conexão via internet, a prioridade é que os contatos diários aconteçam por telefone. Os grupos permanecem ativos enquanto o período de isolamento pessoal persistir, podendo ser reorganizado pelos clubes para diversificar o compartilhamento de experiências.

A comunidade está convidada a contribuir. Mais informações com a Secretária Distrital e presidente do Comitê Sandra Lara, pelo telefone (41) 9 9994-1501. 

Todas as notícias