SaaS amplia acesso de empresas a soluções licenciadas

Estimativa é que contratação de softwares por mensalidade e alocados em nuvem dobre nos próximos três anos, conforme pesquisa da Synergy Research Group

 

Ampliar a oferta de soluções SaaS (software as a service, ou software como serviço, em português) tem sido a aposta das empresas fornecedoras de tecnologia nos últimos anos. Um dos princípios desse tipo de contratação é o fornecimento por assinatura, o que apresenta vantagens, como o fatiamento do investimento para a aquisição de uma aplicação. Dessa maneira, profissionais liberais e pequenos e médios empresários se beneficiam, já que podem começar suas atividades utilizando soluções tecnológicas de ponta sem comprometer o orçamento.
Grande parte dos SaaS de mercado são oferecidos em nuvem, o que gera mais interesse de quem contrata por reduzir custos com infraestrutura e gestão de TI. Por rodarem na web, esses aplicativos são mais leves, além de também já oferecerem backup automático dos dados, que é gerenciado por servidores mais robustos e seguros. Mas a modalidade traz um ganho que nem sempre o usuário percebe: constante atualização.
Como o usuário contrata por mensalidade, ele pode buscar, a qualquer momento, outra ferramenta que o atenda de maneira mais completa. Assim, as empresas de tecnologia são incentivadas a melhorarem o serviço e buscarem novas soluções, uma vez que o usuário não fica mais “amarrado” ao investimento realizado para adquirir o software. Além disso, as desenvolvedoras podem promover melhorias constantemente, não sendo mais necessário esperar um novo pacote para incentivar a compra de uma versão mais recente do software, uma vez que era comum os usuários fazerem algum upgrade apenas quando a atualização trazia muitas benfeitorias.
A TOTVS Curitiba, especializada em softwares de gestão, é uma das empresas que aposta no SaaS e em sua rentabilidade. Nos últimos anos, a companhia viu as contratações nesse modelo subir de maneira exponencial. Hoje, a cada seis novos contratos fechados, cinco são em SaaS. Segundo Marcio Viana, diretor executivo da TOTVS Curitiba, uma das vantagens do modelo é a opção de reduzir custos iniciais de implantação. “O investimento para a aquisição de um software pode ser muito grande. Hoje, as empresas não buscam mais ter o ativo, e a contratação por mensalidade é atrativa porque diminui o custo de aquisição e investimento”, completa.
Atualmente, a empresa oferece a opção de SaaS para todas as suas soluções. Para aproveitar ao máximo o conceito, Viana destaca que é importante que as companhias revejam seus processos, evitando customizações. Isso porque, quando é necessário que o software seja adequado às necessidades individuais, além de ter um custo adicional, o cliente poderá ter que fazer novas alterações após as mudanças de versão das plataformas utilizadas. Ela ainda adiciona: “As soluções que oferecemos são baseadas em benchmarking. Ou seja, dispõem as melhores práticas dos processos realizados pelo mercado e facilitam a implantação nos negócios. Por serem padrão, as atualizações são mais práticas e o cliente tem a melhor experiência de uso já comprovada em outros clientes”.
Dentre as soluções da TOTVS Curitiba em formato SaaS que mais possuem usuários, destacam-se a GoodData, ferramenta que faz gerenciamento de dados para business inteligence, e o fluig, plataforma que integra sistemas. E a expectativa é que o modelo de fornecimento só cresça. “Essa é a tendência do mercado. Como prestador de serviços, fica o desafio de sempre oferecer o melhor, o que beneficia ainda mais o cliente”, finaliza Viana.
 
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Share:

Latest posts

Shopping Palladium
Palladium Curitiba celebra Dia das Crianças com brinde que incentiva preservação da natureza
Crianças surdas interpretam personagens na versão em Libras da campanha Defenda-se, que promove autodefesa contra violência sexual Créditos: Divulgação
Iniciativas de instituição de defesa da infância e hospitais contribuem com a inclusão de pessoas surdas
Créditos: Envato
Investimento em imóveis impulsiona mercado

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Shopping Palladium
Palladium Curitiba celebra Dia das Crianças com brinde que incentiva preservação da natureza
Shopping presenteia clientes com toalhas exclusivas inspiradas em animais ameaçados de extinção Em...
Saiba mais >
Crianças surdas interpretam personagens na versão em Libras da campanha Defenda-se, que promove autodefesa contra violência sexual Créditos: Divulgação
Iniciativas de instituição de defesa da infância e hospitais contribuem com a inclusão de pessoas surdas
Vídeos educativos tiveram tradução em Libras feita por crianças para crianças; treinamento de colaboradores...
Saiba mais >
Créditos: Envato
Investimento em imóveis impulsiona mercado
Modalidade se mostra mais vantajosa em comparação com outras aplicações financeiras no Brasil Nos últimos...
Saiba mais >
Envato Imagens
Especialistas debatem soluções práticas para gestão de riscos corporativos e estratégias de segurança no GRC Brasil 2024
Evento ocorre no dia 8 de outubro no Secovi-SP e reunirá líderes empresariais e especialistas em gestão...
Saiba mais >