Estimativa é que contratação de softwares por mensalidade e alocados em nuvem dobre nos próximos três anos, conforme pesquisa da Synergy Research Group
Ampliar a oferta de soluções SaaS (software as a service, ou software como serviço, em português) tem sido a aposta das empresas fornecedoras de tecnologia nos últimos anos. Um dos princípios desse tipo de contratação é o fornecimento por assinatura, o que apresenta vantagens, como o fatiamento do investimento para a aquisição de uma aplicação. Dessa maneira, profissionais liberais e pequenos e médios empresários se beneficiam, já que podem começar suas atividades utilizando soluções tecnológicas de ponta sem comprometer o orçamento.
Grande parte dos SaaS de mercado são oferecidos em nuvem, o que gera mais interesse de quem contrata por reduzir custos com infraestrutura e gestão de TI. Por rodarem na web, esses aplicativos são mais leves, além de também já oferecerem backup automático dos dados, que é gerenciado por servidores mais robustos e seguros. Mas a modalidade traz um ganho que nem sempre o usuário percebe: constante atualização.
Como o usuário contrata por mensalidade, ele pode buscar, a qualquer momento, outra ferramenta que o atenda de maneira mais completa. Assim, as empresas de tecnologia são incentivadas a melhorarem o serviço e buscarem novas soluções, uma vez que o usuário não fica mais “amarrado” ao investimento realizado para adquirir o software. Além disso, as desenvolvedoras podem promover melhorias constantemente, não sendo mais necessário esperar um novo pacote para incentivar a compra de uma versão mais recente do software, uma vez que era comum os usuários fazerem algum upgrade apenas quando a atualização trazia muitas benfeitorias.
A TOTVS Curitiba, especializada em softwares de gestão, é uma das empresas que aposta no SaaS e em sua rentabilidade. Nos últimos anos, a companhia viu as contratações nesse modelo subir de maneira exponencial. Hoje, a cada seis novos contratos fechados, cinco são em SaaS. Segundo Marcio Viana, diretor executivo da TOTVS Curitiba, uma das vantagens do modelo é a opção de reduzir custos iniciais de implantação. “O investimento para a aquisição de um software pode ser muito grande. Hoje, as empresas não buscam mais ter o ativo, e a contratação por mensalidade é atrativa porque diminui o custo de aquisição e investimento”, completa.
Atualmente, a empresa oferece a opção de SaaS para todas as suas soluções. Para aproveitar ao máximo o conceito, Viana destaca que é importante que as companhias revejam seus processos, evitando customizações. Isso porque, quando é necessário que o software seja adequado às necessidades individuais, além de ter um custo adicional, o cliente poderá ter que fazer novas alterações após as mudanças de versão das plataformas utilizadas. Ela ainda adiciona: “As soluções que oferecemos são baseadas em benchmarking. Ou seja, dispõem as melhores práticas dos processos realizados pelo mercado e facilitam a implantação nos negócios. Por serem padrão, as atualizações são mais práticas e o cliente tem a melhor experiência de uso já comprovada em outros clientes”.
Dentre as soluções da TOTVS Curitiba em formato SaaS que mais possuem usuários, destacam-se a GoodData, ferramenta que faz gerenciamento de dados para business inteligence, e o fluig, plataforma que integra sistemas. E a expectativa é que o modelo de fornecimento só cresça. “Essa é a tendência do mercado. Como prestador de serviços, fica o desafio de sempre oferecer o melhor, o que beneficia ainda mais o cliente”, finaliza Viana.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.
Grande parte dos SaaS de mercado são oferecidos em nuvem, o que gera mais interesse de quem contrata por reduzir custos com infraestrutura e gestão de TI. Por rodarem na web, esses aplicativos são mais leves, além de também já oferecerem backup automático dos dados, que é gerenciado por servidores mais robustos e seguros. Mas a modalidade traz um ganho que nem sempre o usuário percebe: constante atualização.
Como o usuário contrata por mensalidade, ele pode buscar, a qualquer momento, outra ferramenta que o atenda de maneira mais completa. Assim, as empresas de tecnologia são incentivadas a melhorarem o serviço e buscarem novas soluções, uma vez que o usuário não fica mais “amarrado” ao investimento realizado para adquirir o software. Além disso, as desenvolvedoras podem promover melhorias constantemente, não sendo mais necessário esperar um novo pacote para incentivar a compra de uma versão mais recente do software, uma vez que era comum os usuários fazerem algum upgrade apenas quando a atualização trazia muitas benfeitorias.
A TOTVS Curitiba, especializada em softwares de gestão, é uma das empresas que aposta no SaaS e em sua rentabilidade. Nos últimos anos, a companhia viu as contratações nesse modelo subir de maneira exponencial. Hoje, a cada seis novos contratos fechados, cinco são em SaaS. Segundo Marcio Viana, diretor executivo da TOTVS Curitiba, uma das vantagens do modelo é a opção de reduzir custos iniciais de implantação. “O investimento para a aquisição de um software pode ser muito grande. Hoje, as empresas não buscam mais ter o ativo, e a contratação por mensalidade é atrativa porque diminui o custo de aquisição e investimento”, completa.
Atualmente, a empresa oferece a opção de SaaS para todas as suas soluções. Para aproveitar ao máximo o conceito, Viana destaca que é importante que as companhias revejam seus processos, evitando customizações. Isso porque, quando é necessário que o software seja adequado às necessidades individuais, além de ter um custo adicional, o cliente poderá ter que fazer novas alterações após as mudanças de versão das plataformas utilizadas. Ela ainda adiciona: “As soluções que oferecemos são baseadas em benchmarking. Ou seja, dispõem as melhores práticas dos processos realizados pelo mercado e facilitam a implantação nos negócios. Por serem padrão, as atualizações são mais práticas e o cliente tem a melhor experiência de uso já comprovada em outros clientes”.
Dentre as soluções da TOTVS Curitiba em formato SaaS que mais possuem usuários, destacam-se a GoodData, ferramenta que faz gerenciamento de dados para business inteligence, e o fluig, plataforma que integra sistemas. E a expectativa é que o modelo de fornecimento só cresça. “Essa é a tendência do mercado. Como prestador de serviços, fica o desafio de sempre oferecer o melhor, o que beneficia ainda mais o cliente”, finaliza Viana.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.