Saúde bucal em dia pode prevenir câncer de mama em mulheres

[flgallery id=3478 /]

Pesquisa aponta que a periodontite também pode estar relacionada a distúrbios de infertilidade, complicações na gravidez e partos prematuros

A periodontite, doença bucal caracterizada por uma infecção grave na gengiva e ossos que sustentam os dentes, pode ser um potencial fator de risco para o desenvolvimento de câncer de mama. É o que indica uma meta-análise realizada por um grupo de especialistas com base em 11 estudos epidemiológicos e publicada na revista Frontiers in Oncology. Como diversos tumores podem ser formados a partir de processos inflamatórios, a pesquisa revela que a periodontite pode ser um fator de risco para o surgimento de câncer de mama em mulheres. 

De acordo com o estudo, há uma prevalência de casos de doenças periodontais entre as mulheres em diversas etapas da vida, como puberdade, período menstrual, gravidez e menopausa. Isso acontece porque a constante variação de hormônios nas mulheres propicia o surgimento de inflamações. O estudo aponta uma relação entre a doença periodontal e o desenvolvimento de várias doenças, como distúrbios de infertilidade, complicações na gravidez, partos prematuros e, em alta incidência, o câncer de mama. 

Nesse cenário, o tratamento efetivo da doença periodontal pode ser considerado uma medida efetiva de prevenção dos casos de câncer de mama no Brasil e no mundo. O dentista e gerente de novos produtos e práticas clínicas da Neodent, Sérgio Bernardes, explica que a doença periodontal tem sintomas pontuais e que devem ser tratados o quanto antes. “Mau hálito, inflamação na gengiva, sangramento durante a escovação dos dentes, dor e gengiva com a cor mais escura são alguns dos sinais e devem ser tratados com urgência”, afirma. 

O estudo ainda aponta que as mulheres devem ter a saúde bucal e uma boa higienização como uma prioridade, já que uma eventual inflamação pode desencadear outras doenças graves. “Escovar bem os dentes, usar fio dental e ir ao dentista com periodicidade são as melhores atitudes para manter a saúde da boca e também do corpo”, diz Bernardes. 

Sobre a Neodent

Fundada há mais de 25 anos, a Neodent é a empresa líder em implantes no Brasil, onde vende mais de um milhão de implantes anualmente. A Neodent está entre os três principais fornecedores de implantes do mundo e está disponível em mais de 60 países. O sucesso da marca se deve a suas soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis, que trazem novos sorrisos para milhões de pessoas. Sediada em Curitiba, Brasil, a Neodent® é uma empresa do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em substituição de dentes e soluções odontológicas que restauram sorrisos e confiança.

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >