Saúde mental de quem salva vidas: espaços de descanso ganham atenção dentro de hospitais como apoio na rotina de profissionais

Sala de descompressão é pensada para que médicos, enfermeiros e equipes de assistência tenham ponto de escape durante plantões e estejam bem para cuidar de pacientes

Todos os dias, Adir Demetrio sai de casa com o objetivo de salvar vidas e garantir conforto e bem-estar no cuidado de pacientes internados. Ele é enfermeiro no Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba (PR), e dedica-se com paixão e comprometimento à sua profissão. Em meio aos desafios diários, as pausas durante os plantões se fazem necessárias para relaxar a mente e retomar o fôlego. Pensada para ser esse ponto de escape, a sala de descompressão, como é denominada, tem permitido que os profissionais da saúde do hospital quebrem a rotina, mesmo que por alguns minutos, e voltem às atividades cotidianas ainda mais dispostos. “São muitos os dias que trabalho longas horas e poder descansar um pouco antes de começar mais um plantão faz toda a diferença”, declara Adir.

Com a criação do espaço, sofás, poltronas aconchegantes e mesas coloridas passaram a fazer parte do dia a dia dos profissionais de saúde do Hospital Universitário Cajuru, que tem atendimento totalmente voltado ao Sistema Único de Saúde. A área foi pensada para garantir o bem-estar, mas também para promover uma melhor integração das equipes. “A proposta foi trazer um espaço ensolarado e com plantas para os colaboradores fazerem uma meditação, atividade de relaxamento ou até tirar um cochilo. E os resultados já são imediatos, com profissionais mais motivados para retornar ao plantão”, explica Jaqueline Alves Pereira, gerente de recursos humanos do hospital que faz parte da frente de saúde do Grupo Marista.

O espaço tem melhorado a rotina de quem atua na linha de frente do hospital que é referência no atendimento de traumas em Curitiba e região metropolitana. “Dentro dos nossos valores maristas, o espírito de família e o amor ao trabalho nos incentivam a cuidarmos uns dos outros. Por isso, melhorar a qualidade de vida de quem trabalha nos corredores e quartos do hospital faz parte do nosso objetivo como instituição filantrópica e 100% SUS”, reforça o diretor-geral do hospital, Juliano Gasparetto.

Descansar para manter o foco

A ciência já constatou o papel essencial do descanso para o metabolismo. Um trabalho recente sobre o assunto, publicado na revista científica americana General Psychiatry, mostrou que tirar uma soneca melhora a capacidade cognitiva. Já um estudo conduzido pela agência espacial americana, a Nasa, demonstrou que homens e mulheres de diversas faixas etárias, que repousam por aproximadamente vinte minutos depois do almoço, têm a capacidade de raciocínio e memória aumentada em 34%, além da habilidade para tomar decisões estendida em 54%.

Encontrar maneiras de ajudar profissionais a manter o foco se mostra ainda mais crucial em um campo de precisão onde erros podem custar vidas. Em uma pesquisa realizada pela Universidade de Sherbrooke, no Canadá, cirurgiões foram testados para avaliar o impacto de pequenos intervalos. Os resultados mostraram que os médicos foram sete vezes mais precisos após cirurgias com pausas, além de terem menos cansaço físico e dor nas costas, pescoço, ombros e pulsos.

Em um ambiente hospitalar, onde a pressão e o estresse podem ser intensos, a importância de estar bem para cuidar de outras pessoas é ainda mais evidente. “A rotina de um hospital SUS é bastante agitada, e torna-se essencial ter um espaço para que os profissionais façam uma pausa, saiam da assistência e possam realmente descansar”, conta a gerente de recursos humanos do hospital. Para o enfermeiro Adir, é nessa sala que eles podem cuidar de si mesmos, recuperar o ânimo e processar as emoções que surgem durante a jornada de trabalho. “É preciso recarregar as energias em meio à correria do dia a dia, e isso se mostra uma peça-chave para continuarmos a oferecer um cuidado excepcional aos pacientes”, comenta.

Share:

Latest posts

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul
Confira programação completa do final do mês no restaurante Durante a segunda quinzena de fevereiro,...
Saiba mais >
Biopark
Biopark ultrapassa R$ 3 milhões em negócios durante Show Rural
Comercialização de terrenos, apresentação de queijos finos e batalha de robôs foram alguns dos atrativos...
Saiba mais >