+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Secretários de Educação comemoram resultados de trabalho conjunto

Postado no dia: 6 de dezembro de 2018
Secretários de Educação comemoram resultados de trabalho conjunto

Os Secretários Municipais de Educação que fazem parte da Associação de Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis) e suas equipes técnicas se reuniram, na sede da entidade, para celebrar o encerramento do ano e os bons resultados dos programas do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE). O ADE Granfpolis foi o primeiro Arranjo criado na região Sul, e vem desenvolvendo ações desde 2015, porém neste ano em especial o tema do Regime de Colaboração ganhou espaço no cenário nacional e o ADE Granfpolis marcou presença numa série de eventos, visitas e entrevistas, oportunidades em que puderam compartilhar a experiência do trabalho desenvolvido na região.

Este ano, o grande destaque foi o Programa Gestores Escolares em Movimento, um espaço de interação, diálogo e formação dos diretores e coordenadores das escolas municipais. Lançado em setembro, o programa é parte de uma das metas do ADE Granfpolis com enfoque na atuação e na troca de experiência de 345 coordenadores e diretores das escolas que compõem o território. O primeiro módulo de formação, de oito planejados, trabalhou o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). “Foram vários encontros, em cinco polos diferentes, com adesão de 100% dos municípios. É preciso manter os gestores e coordenadores atualizados e o resultado do primeiro encontro revela que 86% dos participantes se sentiram motivados em trocar experiência. Para 2019, temos mais sete módulos com importantes temas presentes no dia a dia das escolas e sugeridos pelos representantes das Secretarias Municipais de Educação, incluindo os secretários Municipais”, explica Gilmara da Silva, consultora técnica do Instituto Positivo.

O número de beneficiados pelos programas de alfabetização e correção de fluxo mais que dobrou este ano, alcançando a participação de mais de 3,1 mil estudantes catarinenses. Os programas foram implantados em diferentes escolas da região, com resultados importantes para os estudantes. Para realizar o programa, o secretário Municipal de Educação de São Bonifácio, Osni Scharf, inovou. “Como a nossa rede é muito pequena, com poucos alunos, não tinha como colocar um programa em cada unidade escolar. A alternativa foi implantar em uma única escola e todos os alunos com dificuldade de aprendizagem irem para lá, para ter atendimento individualizado e diferenciado. Assim, podem vencer suas dificuldades, principalmente no processo de alfabetização”, revela.

O ano de 2018 teve ainda importante trabalho com foco na análise orçamentária e financeira dos municípios. “Para ter mais qualidade na educação, precisamos de recursos. Para isso, buscamos entender, juntamente com os secretários, como ocorre o planejamento orçamentário e como é feita a aplicação financeira dos recursos da área de educação. A partir daí, em conjunto com cada secretário e suas equipes, dialogamos sobre potenciais oportunidades de melhoria da aplicação dos recursos, em prol do avanço dos níveis de aprendizagem dos alunos e do suporte e da formação dos professores”, destaca a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo, Cristiane da Fonseca.

O ADE Granfpolis foi implantado em 2015 e reúne 21 municípios que em articulação conjunta buscam soluções para melhorar a qualidade do ensino público em prol de todo o território. Os 21 Secretários de Educação da região também se encontraram durante o ano em cinco reuniões ordinárias, a fim de discutir as melhores estratégias para alcançar as metas definidas. O bom trabalho conjunto entre as Secretarias Municipais de Educação começa a ganhar destaque nacional e as experiências vividas na região estão sendo apresentadas em diferentes lugares do Brasil. “A Granfpolis tem se tornado referência no Brasil. Este Regime de Colaboração não se dá apenas aqui na região, pois os secretários estão trocando experiências com outros secretários do Brasil, que também estão organizados em ADEs ou que ainda estão tentando implantar iniciativas de Regime de Colaboração. Este ano, participamos de importantes eventos, entre eles seminários nacionais e a XXI Marcha dos Prefeitos, em Brasília, quando apresentamos exemplos práticos de como municípios organizados via Arranjos de Desenvolvimento da Educação estão gerando resultados efetivos em prol da educação. Muitos secretários têm buscado alternativas para suas regiões e ficamos felizes de poder fazer parte de uma grande rede que integra mais de 10 arranjos no Brasil, cujos secretários já compreenderam que o Regime de Colaboração é essencial para o avanço da educação municipal no Brasil”, explica Eliziane Gorniak, diretora do Instituto Positivo.

Para Antão Antônio David, assessor de assuntos educacionais da Associação Granfpolis, este ano foi excepcional em todos os sentidos. “Tivemos a participação de 99% dos municípios. Trabalhamos fortemente todas as metas e a formação dos diretores das escolas, por meio do programa Gestores Escolares em Movimento, veio fechar com chave de ouro. Com os outros programas tivemos um salto enorme no número de crianças atendidas. Os secretários de Educação e os coordenadores estão entusiasmados, e com certeza no ano que vem iremos ampliar ainda mais o grupo de trabalho, porque os resultados estão dando certo em todos os municípios”, finaliza.

O relevante trabalho do ADE Granfpolis, em 2018, alcançou também a parceria técnica da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), por meio do Movimento Santa Catarina pela Educação.

 

Todas as notícias