Inovação do sistema de vendas no segmento pet e diferenciais de produtos fazem sucesso e conquistam o mercado brasileiro
Não é de hoje que a paixão do brasileiro por animais vem impulsionando o mercado de produtos para pets e os números apontam um crescimento ainda maior, tanto pela quantidade de animais, como pelo fato de serem considerados membros da família. O Brasil possui mais de 132 milhões de animais de estimação, de acordo com dados do IBGE de 2013. Calcula-se que os lares brasileiros possuam mais de 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos. Já são mais cachorros em casa do que crianças. Além disso, uma pesquisa divulgada em setembro deste ano e realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), revela que os custos mensais com os animais de estimação giram em torno de R$ 189 mensais e, entre os consumidores pertencentes às classes A e B, esse custo sobe para R$ 224. A pesquisa mostra ainda que 33% dos donos de pets admite que na hora das compras sempre optam por itens que vão além do básico e 21% nunca deixam de comprar algo para seus animais de estimação por falta de dinheiro.
De olho nesse mercado promissor foi lançada, em fevereiro deste ano, a docg., primeira empresa de vendas diretas de produtos para pets no Brasil. O projeto é criação de três empresários com larga experiência no segmento animal. Sandra Schuster e Flávio Pigatto são fundadores da DrogaVET, maior rede de farmácias de manipulação veterinária no Brasil, e Juliano Cortes é franqueado da marca há mais de 10 anos. Tendo como base o sistema de vendas diretas realizadas por consultores autônomos, a empresa aposta na comodidade e facilidade de atendimento oferecida aos clientes e na busca por produtos de qualidade para proporcionar bem-estar e longevidade aos animais de estimação, como o grande segredo do sucesso da docg. Outro fator importante é a oportunidade de renda para quem busca empreender com baixo investimento, um diferencial nesse momento econômico do país.
“Os pilares do nosso negócio são a inovação, sustentabilidade e responsabilidade social. Acreditamos que produtos com alta qualidade proporcionam melhor bem-estar aos animais e o novo modelo de negócio é uma oportunidade para muitas pessoas aumentarem suas rendas”, revela Flávio Pigatto, sócio da docg. E a marca está de fato atraindo os pequenos empreendedores, principalmente os pet lovers. Cláudia Rodrigues Gonçalves é groomer e professora em sua escola de estética animal, a Cefeep Amicão, sediada em São Paulo. Ela experimentou os produtos da marca e gostou muito da qualidade e rendimento. “Utilizei os shampoos, condicionadores e sprays na escola e os alunos puderam conferir, na prática, a diferença e alguns já entraram para o negócio também”, conta Claudia. Com esses novos consultores indicados, a groomer se tornou consultora líder e está agregando uma renda extra com apenas dois meses de docg.
A atividade autônoma não é exclusividade de quem atua no ramo. “As pessoas têm a possibilidade de conciliar o trabalho de vendas diretas com seu emprego fixo ou outras atividades, pois não há necessidade de cumprir uma jornada de trabalho. E hoje em dia, com as redes sociais, fica muito mais fácil divulgar e vender. O importante é gostar de animais e ter vontade de crescer”, comenta Juliano Cortes, sócio da docg. É o caso da Juliana Castelhano de Andrade, consultora no Rio de Janeiro, que tem emprego fixo e realiza as vendas nas horas vagas. Além disso, ela conta com uma assistente especial – sua cachorrinha da raça maltês chamada Pipoca. A linda maltês possui um perfil no Instagram com mais de 10 mil seguidores e costuma divulgar “sua” opinião sobre os produtos da marca docg. e as promoções que sua tutora realiza. “A Pipoca me ajuda a ´abrir portas´ e fazer novos contatos”, revela Juliana. “E os clientes estão gostando muito dos produtos, principalmente dos perfumes e hidratante de patinhas. Acredito que a marca vai crescer bastante”, complementa.
A boa receptividade do mercado permitiu o crescimento mais acelerado do que o previsto em planejamento. “Em apenas 8 meses de atuação já abrimos 6 franquias da marca e isso tudo foi alavancado pelo alto número de consultores cadastrados”, comenta Juliano. Para conhecer mais sobre o trabalho de consultor autônomo, a empresa disponibiliza uma equipe de supervisores para atender aos interessados. Basta efetuar o cadastro no site ou participar dos eventos de apresentação da marca promovidos periodicamente pela empresa. Na próxima semana acontecem apresentações nas praças de São Paulo e Curitiba, ambas no dia 24, e em Belo Horizonte na quinta-feira (26).
Produtos diferenciados
“A experiência com saúde animal nos mostrou uma lacuna no mercado – a de produtos com ativos naturais, com melhores benefícios e mais adequados à pele e necessidades do dia a dia dos animais”, explica a farmacêutica Sandra Schuster. “As fórmulas dos shampoos são livres de parabenos, vaselina ou óleos minerais. Além disso são formulados com PH balanceado e contém deoplex, um ativo neutralizador de odores”, revela.
Segundo a empresária, as fragrâncias dos shampoos e condicionadores são exclusivas e os demais componentes das fórmulas selecionados conforme cada tipo de pelo: longos, curtos, oleosos, com frizz, claros e escuros. Há também a linha para filhotes e o banho seco. Para finalizar o banho, os pets contam ainda com óleo e sprays que proporcionam hidratação, brilho e valorizam a cor da pelagem, e perfumes produzidos com fragrâncias da empresa suíça Firmenich.
Outro destaque na linha de produtos é o creme hidratante para cotovelos e patas formulados com D-pantenol, manteiga de Karité e óleo de oliva. Cães que costumam caminhar bastante ou de grande porte, que sofrem com o atrito dos cotovelos no chão, são o público prioritário deste produto. “Nosso catálogo é muito semelhante ao de marcas de cosméticos tradicionais, porém com produtos para uso e beleza dos animais. Eles também precisam de cuidados com hidratação, reparação de cor e textura dos pelos, controle de oleosidade e frizz, por exemplo”, finaliza Sandra.
Para compor um catálogo variado de produtos, além da parceria com grandes marcas brasileiras, a empresa também busca trazer para o Brasil produtos inovadores. Exemplo disso é a linha da escandinava Eqdog, projetada para os cães que acompanham os tutores em esportes radicais. São coleiras, guias e peitorais que proporcionam maior conforto para as aventuras, tigelas portáteis, peitorais com mochilas para pets, roupa de microfibra que absorve a umidade e seca rapidamente, colete salva-vidas para proteger o cão na água e colete de resfriamento para ajudar a refrescar o animal nos dias mais quentes.
Serviço
Apresentação da marca docg. São Paulo
Quando: terça-feira, 24 de outubro, às 18h
Rua Loefgreen, 1057 – Metrô Santa Cruz – São Paulo/SP
Entrada: gratuita
Inscrições: pelo e-mail docgsp@docg.com.br, informando nome completo e telefone.
Apresentação da marca docg. Curitiba
Quando: terça-feira, 24 de outubro, às 18h
Avenida Iguaçu, 2820 – Espaço Gourmet da Torre Comercial – Curitiba/PR
Entrada: gratuita
Inscrições: pelo e-mail consultores@docg.com.br , informando nome completo e telefone.
Apresentação da marca docg. Belo Horizonte
Quando: quinta-feira, 26 de outubro, às 19h
Hotel Hilton Garden Inn – Av. Prudente de Morais, 520 – Cidade Jardim – Belo Horizonte/MG
Entrada: gratuita
Inscrições pelo e-mail iona@docg.com.br, informando nome completo e telefone.
Telefone: (41) 3209-8989
Site: www.docg.com.br
De olho nesse mercado promissor foi lançada, em fevereiro deste ano, a docg., primeira empresa de vendas diretas de produtos para pets no Brasil. O projeto é criação de três empresários com larga experiência no segmento animal. Sandra Schuster e Flávio Pigatto são fundadores da DrogaVET, maior rede de farmácias de manipulação veterinária no Brasil, e Juliano Cortes é franqueado da marca há mais de 10 anos. Tendo como base o sistema de vendas diretas realizadas por consultores autônomos, a empresa aposta na comodidade e facilidade de atendimento oferecida aos clientes e na busca por produtos de qualidade para proporcionar bem-estar e longevidade aos animais de estimação, como o grande segredo do sucesso da docg. Outro fator importante é a oportunidade de renda para quem busca empreender com baixo investimento, um diferencial nesse momento econômico do país.
“Os pilares do nosso negócio são a inovação, sustentabilidade e responsabilidade social. Acreditamos que produtos com alta qualidade proporcionam melhor bem-estar aos animais e o novo modelo de negócio é uma oportunidade para muitas pessoas aumentarem suas rendas”, revela Flávio Pigatto, sócio da docg. E a marca está de fato atraindo os pequenos empreendedores, principalmente os pet lovers. Cláudia Rodrigues Gonçalves é groomer e professora em sua escola de estética animal, a Cefeep Amicão, sediada em São Paulo. Ela experimentou os produtos da marca e gostou muito da qualidade e rendimento. “Utilizei os shampoos, condicionadores e sprays na escola e os alunos puderam conferir, na prática, a diferença e alguns já entraram para o negócio também”, conta Claudia. Com esses novos consultores indicados, a groomer se tornou consultora líder e está agregando uma renda extra com apenas dois meses de docg.
A atividade autônoma não é exclusividade de quem atua no ramo. “As pessoas têm a possibilidade de conciliar o trabalho de vendas diretas com seu emprego fixo ou outras atividades, pois não há necessidade de cumprir uma jornada de trabalho. E hoje em dia, com as redes sociais, fica muito mais fácil divulgar e vender. O importante é gostar de animais e ter vontade de crescer”, comenta Juliano Cortes, sócio da docg. É o caso da Juliana Castelhano de Andrade, consultora no Rio de Janeiro, que tem emprego fixo e realiza as vendas nas horas vagas. Além disso, ela conta com uma assistente especial – sua cachorrinha da raça maltês chamada Pipoca. A linda maltês possui um perfil no Instagram com mais de 10 mil seguidores e costuma divulgar “sua” opinião sobre os produtos da marca docg. e as promoções que sua tutora realiza. “A Pipoca me ajuda a ´abrir portas´ e fazer novos contatos”, revela Juliana. “E os clientes estão gostando muito dos produtos, principalmente dos perfumes e hidratante de patinhas. Acredito que a marca vai crescer bastante”, complementa.
A boa receptividade do mercado permitiu o crescimento mais acelerado do que o previsto em planejamento. “Em apenas 8 meses de atuação já abrimos 6 franquias da marca e isso tudo foi alavancado pelo alto número de consultores cadastrados”, comenta Juliano. Para conhecer mais sobre o trabalho de consultor autônomo, a empresa disponibiliza uma equipe de supervisores para atender aos interessados. Basta efetuar o cadastro no site ou participar dos eventos de apresentação da marca promovidos periodicamente pela empresa. Na próxima semana acontecem apresentações nas praças de São Paulo e Curitiba, ambas no dia 24, e em Belo Horizonte na quinta-feira (26).
Produtos diferenciados
“A experiência com saúde animal nos mostrou uma lacuna no mercado – a de produtos com ativos naturais, com melhores benefícios e mais adequados à pele e necessidades do dia a dia dos animais”, explica a farmacêutica Sandra Schuster. “As fórmulas dos shampoos são livres de parabenos, vaselina ou óleos minerais. Além disso são formulados com PH balanceado e contém deoplex, um ativo neutralizador de odores”, revela.
Segundo a empresária, as fragrâncias dos shampoos e condicionadores são exclusivas e os demais componentes das fórmulas selecionados conforme cada tipo de pelo: longos, curtos, oleosos, com frizz, claros e escuros. Há também a linha para filhotes e o banho seco. Para finalizar o banho, os pets contam ainda com óleo e sprays que proporcionam hidratação, brilho e valorizam a cor da pelagem, e perfumes produzidos com fragrâncias da empresa suíça Firmenich.
Outro destaque na linha de produtos é o creme hidratante para cotovelos e patas formulados com D-pantenol, manteiga de Karité e óleo de oliva. Cães que costumam caminhar bastante ou de grande porte, que sofrem com o atrito dos cotovelos no chão, são o público prioritário deste produto. “Nosso catálogo é muito semelhante ao de marcas de cosméticos tradicionais, porém com produtos para uso e beleza dos animais. Eles também precisam de cuidados com hidratação, reparação de cor e textura dos pelos, controle de oleosidade e frizz, por exemplo”, finaliza Sandra.
Para compor um catálogo variado de produtos, além da parceria com grandes marcas brasileiras, a empresa também busca trazer para o Brasil produtos inovadores. Exemplo disso é a linha da escandinava Eqdog, projetada para os cães que acompanham os tutores em esportes radicais. São coleiras, guias e peitorais que proporcionam maior conforto para as aventuras, tigelas portáteis, peitorais com mochilas para pets, roupa de microfibra que absorve a umidade e seca rapidamente, colete salva-vidas para proteger o cão na água e colete de resfriamento para ajudar a refrescar o animal nos dias mais quentes.
Serviço
Apresentação da marca docg. São Paulo
Quando: terça-feira, 24 de outubro, às 18h
Rua Loefgreen, 1057 – Metrô Santa Cruz – São Paulo/SP
Entrada: gratuita
Inscrições: pelo e-mail docgsp@docg.com.br, informando nome completo e telefone.
Apresentação da marca docg. Curitiba
Quando: terça-feira, 24 de outubro, às 18h
Avenida Iguaçu, 2820 – Espaço Gourmet da Torre Comercial – Curitiba/PR
Entrada: gratuita
Inscrições: pelo e-mail consultores@docg.com.br
Apresentação da marca docg. Belo Horizonte
Quando: quinta-feira, 26 de outubro, às 19h
Hotel Hilton Garden Inn – Av. Prudente de Morais, 520 – Cidade Jardim – Belo Horizonte/MG
Entrada: gratuita
Inscrições pelo e-mail iona@docg.com.br, informando nome completo e telefone.
Telefone: (41) 3209-8989
Site: www.docg.com.br