Segmento em crescimento alavanca oportunidade de renda para empreendedores autônomos

Inovação do sistema de vendas no segmento pet e diferenciais de produtos fazem sucesso e conquistam o mercado brasileiro

Não é de hoje que a paixão do brasileiro por animais vem impulsionando o mercado de produtos para pets e os números apontam um crescimento ainda maior, tanto pela quantidade de animais, como pelo fato de serem considerados membros da família. O Brasil possui mais de 132 milhões de animais de estimação, de acordo com dados do IBGE de 2013. Calcula-se que os lares brasileiros possuam mais de 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos. Já são mais cachorros em casa do que crianças. Além disso, uma pesquisa divulgada em setembro deste ano e realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), revela que os custos mensais com os animais de estimação giram em torno de R$ 189 mensais e, entre os consumidores pertencentes às classes A e B, esse custo sobe para R$ 224. A pesquisa mostra ainda que 33% dos donos de pets admite que na hora das compras sempre optam por itens que vão além do básico e 21% nunca deixam de comprar algo para seus animais de estimação por falta de dinheiro.
De olho nesse mercado promissor foi lançada, em fevereiro deste ano, a docg., primeira empresa de vendas diretas de produtos para pets no Brasil. O projeto é criação de três empresários com larga experiência no segmento animal. Sandra Schuster e Flávio Pigatto são fundadores da DrogaVET, maior rede de farmácias de manipulação veterinária no Brasil, e Juliano Cortes é franqueado da marca há mais de 10 anos.  Tendo como base o sistema de vendas diretas realizadas por consultores autônomos, a empresa aposta na comodidade e facilidade de atendimento oferecida aos clientes e na busca por produtos de qualidade para proporcionar bem-estar e longevidade aos animais de estimação, como o grande segredo do sucesso da docg. Outro fator importante é a oportunidade de renda para quem busca empreender com baixo investimento, um diferencial nesse momento econômico do país.
“Os pilares do nosso negócio são a inovação, sustentabilidade e responsabilidade social. Acreditamos que produtos com alta qualidade proporcionam melhor bem-estar aos animais e o novo modelo de negócio é uma oportunidade para muitas pessoas aumentarem suas rendas”, revela Flávio Pigatto, sócio da docg. E a marca está de fato atraindo os pequenos empreendedores, principalmente os pet lovers. Cláudia Rodrigues Gonçalves é groomer e professora em sua escola de estética animal, a Cefeep Amicão, sediada em São Paulo. Ela experimentou os produtos da marca e gostou muito da qualidade e rendimento. “Utilizei os shampoos, condicionadores e sprays na escola e os alunos puderam conferir, na prática, a diferença e alguns já entraram para o negócio também”, conta Claudia. Com esses novos consultores indicados, a groomer se tornou consultora líder e está agregando uma renda extra com apenas dois meses de docg.
A atividade autônoma não é exclusividade de quem atua no ramo. “As pessoas têm a possibilidade de conciliar o trabalho de vendas diretas com seu emprego fixo ou outras atividades, pois não há necessidade de cumprir uma jornada de trabalho. E hoje em dia, com as redes sociais, fica muito mais fácil divulgar e vender. O importante é gostar de animais e ter vontade de crescer”, comenta Juliano Cortes, sócio da docg. É o caso da Juliana Castelhano de Andrade, consultora no Rio de Janeiro, que tem emprego fixo e realiza as vendas nas horas vagas. Além disso, ela conta com uma assistente especial – sua cachorrinha da raça maltês chamada Pipoca. A linda maltês possui um perfil no Instagram com mais de 10 mil seguidores e costuma divulgar “sua” opinião sobre os produtos da marca docg. e as promoções que sua tutora realiza. “A Pipoca me ajuda a ´abrir portas´ e fazer novos contatos”, revela Juliana. “E os clientes estão gostando muito dos produtos, principalmente dos perfumes e hidratante de patinhas. Acredito que a marca vai crescer bastante”, complementa.
A boa receptividade do mercado permitiu o crescimento mais acelerado do que o previsto em planejamento. “Em apenas 8 meses de atuação já abrimos 6 franquias da marca e isso tudo foi alavancado pelo alto número de consultores cadastrados”, comenta Juliano. Para conhecer mais sobre o trabalho de consultor autônomo, a empresa disponibiliza uma equipe de supervisores para atender aos interessados. Basta efetuar o cadastro no site ou participar dos eventos de apresentação da marca promovidos periodicamente pela empresa. Na próxima semana acontecem apresentações nas praças de São Paulo e Curitiba, ambas no dia 24, e em Belo Horizonte na quinta-feira (26).
Produtos diferenciados
“A experiência com saúde animal nos mostrou uma lacuna no mercado – a de produtos com ativos naturais, com melhores benefícios e mais adequados à pele e necessidades do dia a dia dos animais”, explica a farmacêutica Sandra Schuster. “As fórmulas dos shampoos são livres de parabenos, vaselina ou óleos minerais. Além disso são formulados com PH balanceado e contém deoplex, um ativo neutralizador de odores”, revela.
Segundo a empresária, as fragrâncias dos shampoos e condicionadores são exclusivas e os demais componentes das fórmulas selecionados conforme cada tipo de pelo: longos, curtos, oleosos, com frizz, claros e escuros. Há também a linha para filhotes e o banho seco. Para finalizar o banho, os pets contam ainda com óleo e sprays que proporcionam hidratação, brilho e valorizam a cor da pelagem, e perfumes produzidos com fragrâncias da empresa suíça Firmenich.
Outro destaque na linha de produtos é o creme hidratante para cotovelos e patas formulados com D-pantenol, manteiga de Karité e óleo de oliva. Cães que costumam caminhar bastante ou de grande porte, que sofrem com o atrito dos cotovelos no chão, são o público prioritário deste produto. “Nosso catálogo é muito semelhante ao de marcas de cosméticos tradicionais, porém com produtos para uso e beleza dos animais. Eles também precisam de cuidados com hidratação, reparação de cor e textura dos pelos, controle de oleosidade e frizz, por exemplo”, finaliza Sandra.
Para compor um catálogo variado de produtos, além da parceria com grandes marcas brasileiras, a empresa também busca trazer para o Brasil produtos inovadores. Exemplo disso é a linha da escandinava Eqdog, projetada para os cães que acompanham os tutores em esportes radicais. São coleiras, guias e peitorais que proporcionam maior conforto para as aventuras, tigelas portáteis, peitorais com mochilas para pets, roupa de microfibra que absorve a umidade e seca rapidamente, colete salva-vidas para proteger o cão na água e colete de resfriamento para ajudar a refrescar o animal nos dias mais quentes.
 
Serviço
Apresentação da marca docg. São Paulo
Quando: terça-feira, 24 de outubro, às 18h
Rua Loefgreen, 1057 – Metrô Santa Cruz – São Paulo/SP
Entrada: gratuita
Inscrições: pelo e-mail docgsp@docg.com.br, informando nome completo e telefone.
 
Apresentação da marca docg. Curitiba
Quando: terça-feira, 24 de outubro, às 18h
Avenida Iguaçu, 2820 – Espaço Gourmet da Torre Comercial – Curitiba/PR
Entrada: gratuita
Inscrições: pelo e-mail consultores@docg.com.br, informando nome completo e telefone.
 
Apresentação da marca docg. Belo Horizonte
Quando: quinta-feira, 26 de outubro, às 19h
Hotel Hilton Garden Inn – Av. Prudente de Morais, 520 – Cidade Jardim – Belo Horizonte/MG
Entrada: gratuita
Inscrições pelo e-mail iona@docg.com.br, informando nome completo e telefone.
Telefone: (41) 3209-8989
Site: www.docg.com.br

Share:

Latest posts

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
A exposição gratuita “Diversas leituras, múltiplas vozes” chega à Biblioteca Central da Universidade...
Saiba mais >
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
Intervenção não medicamentosa pode ser saída para mulheres grávidas lidarem melhor com episódios de dor “Grávida...
Saiba mais >
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental
A prática da corrida vai muito além do simples exercício físico. Considerando os inúmeros benefícios...
Saiba mais >
1708725294-4501-IMG-FOTOMONTAGEM-R01 (1)
Com estrutura de lazer sofisticada, Maringá ganha novo empreendimento de alto padrão na Avenida Guedner
Seen, novo lançamento da A.Yoshii, apresenta arquitetura contemporânea em localização privilegiada Com...
Saiba mais >