Segurança no espaço aéreo brasileiro é “criticamente deficiente”, segundo federação internacional

[flgallery id=76 /]

Segurança aeronáutica foi o tema central do Seminário de Aviação do Centro Tecnológico Positivo

Há 80 dias para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, o espaço aéreo brasileiro teve seu nível de segurança rebaixado pela Federação Internacional das Associações dos Pilotos (IFALPA). A decisão da organização, que é vinculada à ICAO, agência especializada em aviação da Organização das Nações Unidas, classificou o espaço como criticamente deficiente pelo risco iminente de acidente entre aeronaves e balões.
Para o coordenador da Academia de Ciências Aeronáuticas Positivo (Acap) do Centro Tecnológico Positivo, Fábio Augusto Jacob, na aviação, a segurança é a base de tudo. “Não conseguimos planejar e manter uma operação aérea se não dermos atenção pra segurança”, explica. O tema de segurança aeronáutica foi debatido durante o I Seminário de Aviação, promovido pela Acap, na última sexta-feira (13) e sábado (14), no Centro Tecnológico Positivo.
Implementação de um sistema de gerenciamento de segurança operacional foi o tema central da palestra da coordenadora do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) do Aeroporto Afonso Pena, Tassia Caroline Rosário Fraguas. Para a especialista, segurança aeronáutica não é algo tangível porque depende de um processo de identificação de riscos. “É um estado, por isso é imprescindível a atualização do conhecimento e o constante treinamento para gerenciar a segurança”, explica.
De acordo com a coordenadora, acidentes e incidentes, sejam aéreos ou os que envolvem o processo aeroportuário, sempre irão acontecer. “São procedimentos que envolvem pessoas e, por isso, o primeiro conceito para implementação de um SGSO é entender que nem sempre iremos conseguir evitar todos os acidentes”, esclarece.
Para a prevenção dos acidentes, é preciso implementar a cultura da segurança operacional entre os colaboradores, com a fusão da cultura da informação, adaptação, relato, aprendizagem e da justiça. “Precisamos unir as culturas para buscar sempre a melhoria contínua da segurança. O colaborador precisa informar qualquer pequena ação, já que pode evitar um acidente”, finaliza.
Segundo o coordenador da Acap, é essencial que o conhecimento sobre segurança aeronáutica seja levado para os alunos ainda na formação. “Não podemos achar que os estudantes vão aprender depois, por isso é muito importante que os alunos tenham desde o início todo o conhecimento técnico sobre o assunto”, afirma.
 
Sobre o Centro Tecnológico Positivo – O Centro Tecnológico (CT) Positivo materializa, na Educação Superior, a excelência que o Grupo Positivo alcançou na oferta de educação. Para assegurar uma sólida formação profissional, com base nos valores do saber, da ética, do trabalho e do progresso, e adequada às exigências do mercado de trabalho, mantém parcerias com diversas entidades nacionais e internacionais. Fundado em 2009, o CT Positivo oferece Cursos Superiores de Tecnologia (Tecnólogos) objetivos, práticos e rápidos, com duração de dois a três anos, em cinco unidades: Batel, CIC, Ecoville, Hauer e Praça Osório. Entre os diferenciais do Centro Tecnológico Positivo estão a infraestrutura de ponta, com salas e laboratórios modernos e especializados; o corpo docente com experiência prática;  a oferta de disciplinas em formato modular; e os programas dos cursos construídos em parceria com empresas.

Share:

Latest posts

Envato
Como aproveitar ao máximo os benefícios do Saeb
3161c-20191107-00094 (1)
Inovações fortalecem segurança nos canteiros de obras
3704C-20220203-0089 (1) (1)
Construtora Yticon celebra 15 anos e anuncia novidades

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Envato
Como aproveitar ao máximo os benefícios do Saeb
Avaliação bienal é fundamental para definir políticas públicas e melhorar qualidade do ensino no Brasil;...
Saiba mais >
3161c-20191107-00094 (1)
Inovações fortalecem segurança nos canteiros de obras
Construtora integra treinamentos, tecnologia e programa de inovação; pesquisa aponta que construção civil...
Saiba mais >
3704C-20220203-0089 (1) (1)
Construtora Yticon celebra 15 anos e anuncia novidades
Desde 2009, foram mais de 700 mil m² construídos e mais de 40 lançamentos entre os estados de SP e PR Fundada...
Saiba mais >
IMG-20211220-WA0039 - 2-
Gerando Falcões: Multinacional renova parceria com projeto que ampara mais de 490 famílias
Valmet intensifica apoio a projeto inclusivo com mais de 50 atividades de lazer, esporte, cultura, qualificação...
Saiba mais >