Segurança no espaço aéreo brasileiro é “criticamente deficiente”, segundo federação internacional

[flgallery id=76 /]

Segurança aeronáutica foi o tema central do Seminário de Aviação do Centro Tecnológico Positivo

Há 80 dias para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, o espaço aéreo brasileiro teve seu nível de segurança rebaixado pela Federação Internacional das Associações dos Pilotos (IFALPA). A decisão da organização, que é vinculada à ICAO, agência especializada em aviação da Organização das Nações Unidas, classificou o espaço como criticamente deficiente pelo risco iminente de acidente entre aeronaves e balões.
Para o coordenador da Academia de Ciências Aeronáuticas Positivo (Acap) do Centro Tecnológico Positivo, Fábio Augusto Jacob, na aviação, a segurança é a base de tudo. “Não conseguimos planejar e manter uma operação aérea se não dermos atenção pra segurança”, explica. O tema de segurança aeronáutica foi debatido durante o I Seminário de Aviação, promovido pela Acap, na última sexta-feira (13) e sábado (14), no Centro Tecnológico Positivo.
Implementação de um sistema de gerenciamento de segurança operacional foi o tema central da palestra da coordenadora do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) do Aeroporto Afonso Pena, Tassia Caroline Rosário Fraguas. Para a especialista, segurança aeronáutica não é algo tangível porque depende de um processo de identificação de riscos. “É um estado, por isso é imprescindível a atualização do conhecimento e o constante treinamento para gerenciar a segurança”, explica.
De acordo com a coordenadora, acidentes e incidentes, sejam aéreos ou os que envolvem o processo aeroportuário, sempre irão acontecer. “São procedimentos que envolvem pessoas e, por isso, o primeiro conceito para implementação de um SGSO é entender que nem sempre iremos conseguir evitar todos os acidentes”, esclarece.
Para a prevenção dos acidentes, é preciso implementar a cultura da segurança operacional entre os colaboradores, com a fusão da cultura da informação, adaptação, relato, aprendizagem e da justiça. “Precisamos unir as culturas para buscar sempre a melhoria contínua da segurança. O colaborador precisa informar qualquer pequena ação, já que pode evitar um acidente”, finaliza.
Segundo o coordenador da Acap, é essencial que o conhecimento sobre segurança aeronáutica seja levado para os alunos ainda na formação. “Não podemos achar que os estudantes vão aprender depois, por isso é muito importante que os alunos tenham desde o início todo o conhecimento técnico sobre o assunto”, afirma.
 
Sobre o Centro Tecnológico Positivo – O Centro Tecnológico (CT) Positivo materializa, na Educação Superior, a excelência que o Grupo Positivo alcançou na oferta de educação. Para assegurar uma sólida formação profissional, com base nos valores do saber, da ética, do trabalho e do progresso, e adequada às exigências do mercado de trabalho, mantém parcerias com diversas entidades nacionais e internacionais. Fundado em 2009, o CT Positivo oferece Cursos Superiores de Tecnologia (Tecnólogos) objetivos, práticos e rápidos, com duração de dois a três anos, em cinco unidades: Batel, CIC, Ecoville, Hauer e Praça Osório. Entre os diferenciais do Centro Tecnológico Positivo estão a infraestrutura de ponta, com salas e laboratórios modernos e especializados; o corpo docente com experiência prática;  a oferta de disciplinas em formato modular; e os programas dos cursos construídos em parceria com empresas.

Share:

Latest posts

Créditos: Freepik
Universidade Positivo recebe feira de adoção de cães nesta quarta-feira (12)
Crédito: Marcos Vinícius
Às vésperas do Dia dos Namorados, shopping promove encontro para solteiros
Foto: divulgação
Caminhada melhora saúde, fortalece vínculos sociais e promove solidariedade

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Créditos: Freepik
Universidade Positivo recebe feira de adoção de cães nesta quarta-feira (12)
Evento tem animais do Complexo Penitenciário de Piraquara disponíveis para adoção A Universidade Positivo...
Saiba mais >
Crédito: Marcos Vinícius
Às vésperas do Dia dos Namorados, shopping promove encontro para solteiros
Com música, cardápio especial de bebidas e comidas, cinema e decoração romântica, a 9.ª edição da Sessão...
Saiba mais >
Foto: divulgação
Caminhada melhora saúde, fortalece vínculos sociais e promove solidariedade
Exercício é capaz de combater doenças, melhorar a saúde mental e até contribuir com a economia A caminhada...
Saiba mais >
mice
Revista MICE Curitiba chega à terceira edição
Publicação bilíngue destaca conquistas da cidade mais inteligente do mundo e o crescimento do turismo...
Saiba mais >