Seis dicas para arrumar uma vitrine e exposição interna para atrair clientes

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O visual da vitrine e a exposição interna da loja são fatores que podem despertar interesse do consumidor e os principais responsáveis pela primeira impressão que o cliente tem dos produtos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), 80% das decisões de compra acontecem por conta de uma vitrine bem executada.
De acordo com a especialista de Visual Merchandising, Raquel de Araujo, “É fundamental conhecer o consumidor da loja para aplicar estratégias de vitrinismo e visual merchandising. A iluminação, distribuição dos produtos e até a música dentro do estabelecimento podem influenciar na decisão de compra”, conta.
Em treinamento para lojistas do Ventura Shopping, em Curitiba, a profissional compartilhou algumas dicas que podem ser aplicadas nas vitrines comerciais:
1- Tenha um planejamento: pensar em temas e datas comemorativas ao longo do ano são boas oportunidades para a loja se comunicar com vários públicos. As vitrines que contam histórias e possuem um tema definido com os produtos expostos chamam mais atenção do consumidor;
2- Conheça o seu espaço: mesmo em uma loja pequena ou grande demais, é possível ter soluções criativas. Conhecer o espaço e lembrar-se de que “menos é mais” é muito importante. Não deixe a vitrine 100% preenchida – espaços para respiro é a solução;
3- Atenção para a iluminação: a luz pode ser a melhor amiga da loja, se bem utilizada. Dar destaque a um produto em promoção é uma ótima alternativa para chamar a atenção de quem está passando em frente à loja e para quem caminha pela loja;
4- Mude constantemente: a rotatividade dos produtos é muito importante, pois garante que eles continuarão despertando o interesse de quem passa. Lembre-se que os consumidores gostam de novidades;
5- Padronize as cores: usar tons de cores que combinam umas com as outras é uma dica para chamar mais atenção do público. Cores neutras como bege, branco e marinho são as mais indicadas para vitrines masculinas, assim como o vermelho é indicado para liquidações e cores vibrantes para o verão;
6- Cinco sentidos: utilize técnicas de sinestesia. Atrair os cinco sentidos do corpo humano – tato, olfato, audição, visão e paladar é uma alternativa eficaz para fidelizar os clientes. Oferecer uma água, um espaço confortável, colocar a música certa e ainda ter um aroma personalizado da loja são diferenciais que fazem ser sempre lembrado.
Raquel de Araujo participou do “Arena Businnes” no Ventura Shopping, projeto do Grupo Tacla focado em motivação, incentivo de vendas e crescimento profissional, que tem o objetivo de oferecer maior capacitação e aperfeiçoamento às equipes das lojas.
Ventura Shopping
Considerado o maior shopping de descontos de Curitiba, o Ventura Shopping possui mais de 200 lojas, incluindo as âncoras Americanas, Havan, Casa China e Faculdade Fatec. Localizado no bairro Portão, o Ventura é administrado pelos Grupos Tacla Shopping – que possui outros nove empreendimentos no sul e sudeste – e JCR Empreendimentos. Mais informações em: http://venturashopping.com.br
Grupo Tacla Shopping
Com mais de 70 anos de tradição e experiência, o Grupo Tacla Shopping, de Curitiba, possui 10 empreendimentos no sul e sudeste do país: Palladium e Ventura Shopping, em Curitiba (PR); Palladium Ponta Grossa (PR); Palladium Umuarama (PR); Catuaí Palladium Foz do Iguaçu (PR); Itajaí Shopping (SC); Shopping Cidade, em Sorocaba (SP); Porto Belo Outlet Premium (SC); e Jockey Plaza, em Curitiba (PR), e CityCenter Shopping & Outlet em Campo Largo (PR), em desenvolvimento. Atua na concepção, planejamento, desenvolvimento, construção e administração de shopping centers. Mais informações em: http://www.taclashopping.com.br/

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