Serra Verde Express resgata memória dos engenheiros Rebouças no Dia da Consciência Negra

[flgallery id=3582 /]

Primeiros engenheiros negros do Brasil, os irmãos Rebouças deixaram um legado no Paraná. Homenageados com nome de rua, avenida, túnel e até um bairro inteiro,  Antônio e André Rebouças figuraram entre os mais importantes engenheiros do país no século XIX. Uma de suas principais obras foi a estrada de ferro Curitiba – Paranaguá, projetada em 1870 e considerada uma impressionante obra de engenharia até os dias de hoje.

Naquela época, a ferrovia foi uma das mais ousadas obras de engenharia mundial. “Os nove mil trabalhadores que participaram da construção enfrentaram condições de trabalho desafiadoras – a área era pantanosa e sujeita a alagamentos, e não havia estrada para facilitar o transporte. Além disso, foram construídos 110 quilômetros de trilho, com 14 túneis, além de dez estações intermediárias e trinta pontes e viadutos – cada um desses viadutos com cerca de 500 toneladas de ferro, construídos sem o uso de máquinas e sob chuvas constantes”, conta Adonai Arruda Filho, diretor geral da Serra Verde Express, empresa que opera o trem turístico na ferrovia. 

No Dia da Consciência Negra, a Serra Verde Express resgata a história dos irmãos Rebouças e da importante estrada projetada por eles. “Apesar da escravidão ainda ser vigente na época, a construção foi feita inteiramente sem o uso de mão de obra escrava”, destaca o empresário. Além disso, um dos irmãos, o André, participou ativamente de campanhas e manifestações  abolicionistas no Brasil. “Nada mais justo que preservarmos a história dos engenheiros que são exemplo para toda a humanidade e motivo de orgulho para a raça negra”, completa Arruda Filho.

Sobre a Serra Verde Express

Em operação desde 1997, a Serra Verde Express é uma empresa referência em operações turísticas ferroviárias no Brasil. Com sede em Curitiba (PR), tem a concessão dos trens turísticos na ferrovia Paranaguá – Curitiba. Em 2008 lançou o primeiro trem de luxo nacional. De acordo com o jornal britânico The Guardian e o americano The Wall Street Journal, tem um dos 10 passeios de trem mais espetaculares do mundo. Operadora oficial da Grande Reserva da Mata Atlântica, proporciona ao público uma experiência imersiva cultural e voltada ao meio ambiente. Integrante do Núcleo de Turismo da Holding Higi Serv, transporta anualmente mais de 200 mil pessoas no trecho Curitiba – Morretes, além de ser a maior operadora de serviços de receptivo em Curitiba e no litoral paranaense. Em 2020, inaugura o Trem Republicano, que opera no trecho Salto – Itu, no estado de São Paulo.

Share:

Latest posts

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >
Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Cafe Curitiba: programação pós-carnaval conta com atrações de blues, pop rock e soul
Confira programação completa do final do mês no restaurante Durante a segunda quinzena de fevereiro,...
Saiba mais >
Biopark
Biopark ultrapassa R$ 3 milhões em negócios durante Show Rural
Comercialização de terrenos, apresentação de queijos finos e batalha de robôs foram alguns dos atrativos...
Saiba mais >