Serviços remotos da Valmet auxiliam produção de papel e celulose durante a pandemia

Empresa finlandesa combina diferentes soluções para realizar serviços remotos em grandes clientes

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a indústria brasileira precisou buscar alternativas para continuar com a produção de suas atividades essenciais de forma segura para os colaboradores e clientes, sem deixar de lado a qualificação da mão-de-obra e do atendimento prestado ao consumidor. Esta nova realidade pede soluções assertivas e cada vez mais alinhadas aos conceitos da Indústria 4.0.

Ciente da demanda, a Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, desenvolveu um mix completo de soluções remotas, as quais têm disponibilizado ao mercado, neste crítico momento da cadeia produtiva nacional.

Dois exemplos desta aplicação de serviços à distância estão sendo aplicados nas plantas da Suzano S.A., maior produtora de celulose de eucalipto do mundo. Na fábrica no município de Limeira (SP), a empresa realizou uma inspeção no filtro à vácuo a partir da conexão remota, com uma ferramenta de realidade aumentada que permite o acompanhamento remoto de um especialista, em tempo real, para a realização do reparo.

O técnico de serviços da Valmet, Paulo Carneiro, foi o responsável pela operação. Presente na planta da Suzano, ele foi orientado pelo gerente de produção, Paulo Oliveira, que repassou as diretrizes para a realização do serviço. “A conexão remota foi fundamental para a solução do problema. A plataforma, além de amparar o profissional, possibilita também toda uma comunicação via smartphone, tablet ou computador. Sem a utilização dessa tecnologia oferecida pela Valmet, o atendimento ao cliente seria dificultado”, explica Carneiro.

Já na planta da Suzano localizada em Três Lagoas (MS), a companhia solicitou um atendimento remoto para resolver o problema em um analisador Valmet Pulp Expert DCD, que mede a sujidade (Dirty Count) das folhas de celuloses por meio de câmeras. Para esse trabalho, a Valmet utilizou diferentes softwares para diagnóstico e acesso interno do equipamento.

Sem a presença de um profissional da Valmet, o serviço de suporte remoto, detectou o motivo das falhas na programação das rotinas do analisador. A partir do acesso remoto ao analisador, o técnico da Valmet pôde corrigir o processo após oito horas de serviço, desde o diagnóstico até a correção da lógica PLC (do inglês, Programmable Logic Controller). Normalmente, um atendimento como este demoraria, em média, 3 dias, dependendo do tempo de viagem e de disponibilidade de deslocamento das equipe de manutenção.

Para o diretor de Serviços da Valmet, Felipe Floriani, ambos os casos mostram que os serviços remotos têm sido grandes aliados na continuidade do relacionamento entre a Valmet e seus clientes. “Já conseguimos realizar diversos serviços remotos na América do Sul com essa tecnologia e continuamos com a capacitação das equipes de assistência técnica, serviços e vendas; e também de nossos clientes para utilizarem de forma mais efetiva as ferramentas que temos disponíveis para os atendimentos remotos”, ressalta.

Sobre a Valmet

A Valmet é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Seus serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos, e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.

As vendas líquidas da Valmet em 2019 foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A empresa possui mais de 13.000 profissionais em todo o mundo, com sede em Espoo, Finlândia e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, possui unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. www.valmet.com.br 

Share:

Latest posts

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >
FOTO-HARROCK-JE-2 (1)
Hard Rock Cafe Curitiba anuncia novidades no cardápio de almoço
Lunch menu tem novos preços e opções para quem busca pratos executivos com um toque de Rock’n Roll Conhecido...
Saiba mais >