Sete temas de Geografia que o candidato deve dominar para o Enem

A prova de Geografia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costuma ser bastante versátil, uma vez que é possível relacionar as temáticas abordadas dentro deste componente curricular com conteúdos de História, Sociologia e Atualidades. “É preciso dominar os principais tópicos e se manter bem informado para conseguir fazer a relação entre os temas“, explica o professor de Geografia do Colégio Semeador, de Foz do Iguaçu (PR), Fernando Shpak.

Com base nas questões das edições anteriores do exame, Shpak selecionou uma lista de temas que devem ser estudados pelos candidatos que vão realizar o Enem 2023.

  1. Demografia

Segundo o professor, o estudo e compreensão da dinâmica demográfica mundial são de essencial importância. “É dessa forma que o aluno entenderá as demandas que envolvem as populações do globo“, ressalta. Para Shpak, dentro dessa temática, é preciso ficar atento a conceitos demográficos, pirâmides etárias, teorias demográficas, migrações, refugiados e índices de desenvolvimento.

  1. Espaço agrícola

Shpak explica que, por mais urbano que esteja o mundo atual, o espaço agrícola ainda é muito importante. “Além de atender as demandas das populações urbanas, o cenário rural possui dinamismo político e econômico próprios“, reforça. O professor lista os conteúdos importantes a serem observados pelos estudantes: os tipos de culturas espalhadas pelo mundo; sistemas agrícolas; agronegócio; reforma agrária; relação entre campo e cidade; trabalho no campo; revolução verde; biotecnologia aplicada no campo; desigualdade no campo e a agricultura no Brasil.

  1. Urbanização

Atualmente, a maioria dos habitantes do nosso planeta vive nos meios urbanos, e são justamente nesses espaços onde ocorrem as maiores formações e transformações do espaço geográfico“, explica Shpak. Segundo o professor, as características humanas se fazem presentes e são relatadas nas entrelinhas do espaço urbano mundial. Dentro dessa temática, Shpak destaca: o processo de urbanização mundial correlacionado com o processo de industrialização mundial; a hierarquia urbana; os problemas urbanos; a segregação socioespacial; as diferenças entre as cidades (países pobres x ricos) e os conceitos sobre urbanização.

  1. Geopolítica

De acordo com Shpak, esse é um tema bastante abordado nas provas de qualquer vestibular, incluindo o Enem. “Assimilar a relação existente entre países é depreender o que acontece na história recente do planeta. É preciso ficar atento ao mundo que nos rodeia, a partir dos seguintes tópicos: história recente; atualidades; modelos econômicos; relações internacionais; motivos dos conflitos; blocos econômicos, ordens mundiais; política nacional e internacional; humanidade e tecnologia, globalização“, destaca o professor.

  1. Cartografia

O professor Fernando Shpak defende que a leitura e interpretação das representações do espaço geográfico são fundamentais para o estudante compreender a espacialidade dos eventos e fatos ocorridos no planeta e conseguir se sair bem em questões que abordem essa temática. “Dentro deste tema, vale ressaltar a interpretação de mapas e tabelas; localização e orientação no espaço geográfico; coordenadas geográficas; escalas e fusos horários“, cita Shpak.

  1. As três esferas da Terra

Entender os fenômenos ocorridos em cada uma das esferas terrestres vai trazer segurança para o candidato durante a realização da prova“, aconselha Shpak. Para isso, o professor orienta que o estudante procure conhecer bem os seguintes conteúdos: 

Litosfera – camadas e composição da Terra; agentes endógenos e exógenos; tipos de rochas; tipos de relevo (principalmente do Brasil).

Hidrosfera – ciclo hidrológico; bacias hidrográficas (principalmente do Brasil); águas subterrâneas.

Atmosfera – tempo e clima; elementos e fatores do clima; tipos climáticos (principalmente do Brasil).

  1. Problemas climáticos e socioambientais

De acordo com Shpak, esse é o tema mais cobrado no Enem nos últimos anos. “Pode-se abordar todos os assuntos listados acima com uma ótica socioambiental, conectando as ações humanas e suas consequências para o meio natural“, explica. O professor ressalta que é importante entender como as áreas urbanas são afetadas pela poluição e ocupação desordenada. E ainda, procurar conhecer bem a relação entre desmatamento, aquecimento global e produção de gases de efeito estufa e como tudo isso influencia nas mudanças climáticas que temos observado nos últimos tempos.

Colégio Semeador

Com 25 anos de história, o Colégio Semeador tem uma infraestrutura robusta, moderna e funcional, inserida em um amplo espaço verde de 161 mil metros quadrados, onde os alunos estudam e convivem com plantas e animais. Localizado em Foz do Iguaçu (PR), o Colégio Semeador tem turmas de Educação Infantil (Regular e Bilíngue), Ensino Fundamental – Anos Iniciais (Regular e Bilíngue), Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Em 2019, passou a fazer parte do Grupo Positivo.

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >