Setor de transporte aposta na melhora da economia em 2017

Levantamento aponta que 53% dos empresários acreditam no aumento da confiança na gestão econômica atual

Em 2016, a economia brasileira sofreu retração na maioria dos segmentos do País, principalmente o da indústria e o de serviços. Um levantamento feito pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) aponta que o cenário também não foi dos melhores para o setor de transportes.

A Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador 2016 foi estabelecida pela CNT em cima da percepção de 795 empresas brasileiras transportadoras de cargas e passageiros e mostrou que mais da metade (60%) delas sofreram diminuição da receita em 2016 e 58,8% precisaram reduzir o número de viagens.
“A restrição do acesso ao crédito para a compra de novos veículos e o aumento do custo operacional foram as principais dificuldades encontradas pelas empresas em 2016, além, é claro da crise econômica e política que afetou não só o setor de transportes, mas o Brasil todo”, relata Roberto Teixeira, diretor executivo da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, a Fepasc.
De acordo com a pesquisa, o aumento do custo operacional afetou 74,6% dos entrevistados. Além disso, 63,7% das empresas não adquiriram veículos novos em 2016 e 44,6% não pretendem adquiri-los em 2017. A crise política também apareceu no levantamento, já que para 90,7% dos empresários esse foi um fator negativo nos resultados econômicos do setor.
“Acreditamos que 2017 ainda será um ano complicado, mas temos a perspectiva de que pode ser economicamente melhor que 2016. O quadro de funcionários previsto para 2017 foi reduzido por grande parte das empresas, e o número de novas contratações não seguirá o aumento desejado, mas acreditamos que em 2018 o crescimento retorne aos padrões normais”, explica o diretor executivo da Fepasc.
A pesquisa da CNT ressalta que a recuperação do emprego é mais lenta que a da receita em todos os setores da economia após uma crise como a atual. Só o setor de transportes demitiu 52.444 trabalhadores de dezembro de 2015 a setembro de 2016. O quadro de funcionários previsto para 2017 foi reduzido por 58,1% das empresas e apenas 30% deve contratar novos funcionários.
Apesar de 53% dos empresários manifestarem aumento da confiança na gestão econômica atual, praticamente metade (49,3%) deles acredita que a retomada do crescimento da economia só será percebida em 2018.
 
Sobre a Fepasc
A união de dez sindicatos patronais forma a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina, a Fepasc. Representando aproximadamente cem empresas de transporte, a entidade abrange vários segmentos: rodoviário urbano, metropolitano, intermunicipal, interestadual e de fretamento e turismo. Por representar um número expressivo de empresas, a Fepasc possui uma cadeira no Conselho de Representantes da Confederação Nacional do Transporte, com isso as demandas do Paraná e de Santa Catarina são expostas e representadas em âmbito nacional.

Share:

Latest posts

Divulgação/Neodent
Expedição Novos Sorrisos escolhe Curitiba, onde a iniciativa nasceu, para sua última ação do ano
Divulgação Neodent
Dia do Empreendedorismo Feminino: Brasil ultrapassa a marca de 10 milhões de mulheres empreendedoras
Envato Imagens
Novembro Vermelho: câncer de boca está entre os mais incidentes no Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação/Neodent
Expedição Novos Sorrisos escolhe Curitiba, onde a iniciativa nasceu, para sua última ação do ano
De 25 de novembro a 12 de dezembro, o programa social da Neodent beneficiará a população da capital paranaense A...
Saiba mais >
Divulgação Neodent
Dia do Empreendedorismo Feminino: Brasil ultrapassa a marca de 10 milhões de mulheres empreendedoras
Projeto social da Neodent constrói histórias de superação por meio da costura e do aprendizado contínuo,...
Saiba mais >
Envato Imagens
Novembro Vermelho: câncer de boca está entre os mais incidentes no Brasil
Campanha nacional reforça importância do autoexame e de cuidados diários com a saúde Neste mês, acontece...
Saiba mais >
Divulgação
Academia Brasileira de Odontologia empossa Geninho Thomé, fundador da Neodent, como Acadêmico Honorário
Na última segunda-feira (10), o fundador e presidente científico e do conselho da Neodent, Geninho Thomé,...
Saiba mais >