Sicredi apresenta iniciativa de responsabilidade social em congresso internacional na Itália

[flgallery id=1656 /]

Evento promovido pela Scholas Occurrentes busca conectar instituições e apresentar bons exemplos

 

No final de junho, o Sicredi – primeira instituição financeira cooperativa do Brasil – foi convidado pela Scholas Occurrentes, instituição educacional criada pelo Papa Francisco quando era arcebispo em Buenos Aires, para apresentar sua principal iniciativa de responsabilidade, o Programa A União Faz a Vida (PUFV), para mais de 30 países.
Marcello Zanlucci, Assessor de Programas Sociais da Sicredi Centro Oeste Paulista, falou sobre o PUFV durante a quarta edição do congresso internacional, que aconteceu no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, a “Casa de Verão dos Papas”, na Itália. O evento, que teve como tema “Universidade e Escola – Relançar a universidade em saída”, buscou conectar as instituições participantes de diversas partes do mundo, com a apresentação de estudos e trabalhos dos centros de pesquisas voltados para a busca por melhorias dos atuais problemas sociais e educacionais da humanidade.
“Discutimos, sobretudo, a realidade brasileira para juntos alcançarmos um futuro melhor, justo e fraterno, pelas vias da educação. Além disso, pudemos falar sobre os projetos de sucesso que são realizados em nosso País, como o Programa A União Faz a Vida”, ressaltou Marcello.
O PUFV tem como objetivo desenvolver valores de cooperação e cidadania com crianças e adolescentes, a partir da metodologia de projetos desenvolvida pelo Sicredi. Toda ação nasce de uma pergunta, formulada pelos alunos, em conjunto com os educadores, a partir da curiosidade deles em relação a um determinado tema. Com a formulação da pergunta, é promovida uma expedição investigativa, ocasião na qual os alunos ultrapassam os muros escolares e vão a campo a fim de encontrar a resposta para o projeto. As ações têm como protagonistas os alunos, educadores, a família e toda a comunidade envolvida nas atividades. Atualmente, em âmbito nacional, o Programa é desenvolvido em 292 municípios brasileiros, 1.485escolas, com a participação de aproximadamente 21 mil educadores, atingindo 229 mil crianças e adolescentes.
 
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis emwww.sicredi.com.br.  
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Share:

Latest posts

Divulgação
Valmet investe em nova unidade de soluções de Engraving para ampliar atuação no mercado de tissue
Feira-consominios (1)
Maior evento de condomínios do Rio de Janeiro reúne setor para discutir desafios e oportunidades de gestão
Foto: Carolina Ferraz
Curitiba recebe Campeonato Brasileiro de Kart na maior pista indoor do Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação
Valmet investe em nova unidade de soluções de Engraving para ampliar atuação no mercado de tissue
A experiência global e a presença local estão no centro da evolução das Soluções de Engraving. A abordagem...
Saiba mais >
Feira-consominios (1)
Maior evento de condomínios do Rio de Janeiro reúne setor para discutir desafios e oportunidades de gestão
Patrocinado pelo Sicredi, Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos conecta síndicos, administradoras...
Saiba mais >
Foto: Carolina Ferraz
Curitiba recebe Campeonato Brasileiro de Kart na maior pista indoor do Brasil
Ventura Shopping será sede da primeira etapa da competição, que reúne pilotos de diferentes estados e...
Saiba mais >
Celso Tacla
ARTIGO - A IA ficou mais rápida. A decisão humana precisa ficar melhor
*por Celso Tacla, Vice Presidente Executivo da Valmet América Latina A inteligência artificial já mudou...
Saiba mais >